Escolha uma Página

Quando a organização se destaca no mercado, é comum que os profissionais que compõem o time de colaboradores sejam assediados por empresas concorrentes. Esse é um dos maiores desafios quando se chega ao topo: manter a equipe.

A retenção de talentos na empresa passa obrigatoriamente por ações estruturadas que contemplem metas em curto, médio e longo prazo. O funcionário precisa saber onde está, aonde pode chegar e o mais importante: o que fazer para chegar lá.

Neste artigo, vamos mostrar as principais práticas que as companhias podem adotar para evitar perder seus principais colaboradores, reduzir o turnover e garantir uma equipe motivada e engajada sempre. Continue a leitura!

As melhores formas para retenção de talentos na empresa

Mais do que um salário bacana no final do mês, o trabalhador contemporâneo quer se sentir valorizado e bem-vindo na empresa. Atender às necessidades vai muito além de oferecer uma comissão gorda e um plano de saúde legal.

É claro que o reconhecimento financeiro ainda é muito importante, mas é possível tomar uma série de medidas para que a sua equipe vista a camisa da empresa e não troque de organização por qualquer proposta aventureira. Confira as dicas a seguir!

1. Ouça os colaboradores

Essa dica pode parecer algo óbvio, mas nunca deixa de ser importante. Escutar a opinião dos trabalhadores é fundamental para tornar a empresa acolhedora. Mais do que qualquer gestor de RH, é o colaborador daquele departamento que sabe do dia a dia do setor, quais são as demandas e também os pontos fortes.

Tenha o hábito de se reunir com a equipe e estabeleça uma comunicação horizontal, adotando um clima de bate-papo e sem censura às diferentes opiniões.

2. Invista em comunicação

Essa prática vem ao encontro da primeira dica. A comunicação interna é um ativo muito importante de qualquer organização. Quando o fluxo de informações é eficiente, os funcionários se sentem inseridos nos processos decisórios e reconhecem na empresa uma instituição da qual verdadeiramente fazem parte. Ter um jornal mural, um “house organ”, e até uma rede social corporativa são boas pedidas.

3. Incentive as causas pessoais

Estimular projetos de funcionários que venham ao encontro das causas pessoais de cada um é uma ótima forma de garantir a retenção de talentos. Dar significado ao trabalho é o desejo de uma boa parcela dos profissionais que estão no mercado.

Quando a empresa permite que o colaborador desenvolva uma ação em prol dos animais, ou de crianças carentes, do meio ambiente, ou de idosos, enfim, de qualquer que seja a causa em que ele acredita, esse profissional sentirá que está fazendo a diferença e essa sensação é melhor do que qualquer bônus financeiro.

4. Promova treinamentos

Agir para sanar as dificuldades nas atividades em que seus empregados ainda não têm domínio é promover o desenvolvimento da carreira.

Se o seu setor administrativo tem dificuldade em manejar um software novo no mercado, reúna a equipe e contrate um especialista naquele software para ensiná-los, por exemplo. Agregar conhecimento nunca é um custo, e sim um investimento.

5. Tenha um plano de carreira

Estruturar um organograma, traçar uma linha de crescimento dentro da instituição e deixar transparente quais são os critérios que serão levados em conta para a ascensão na empresa é uma forma de motivar a equipe e garantir que os bons profissionais permaneçam.

Quando o funcionário tem claro o que precisa fazer para ser promovido, as mudanças na equipe não geram questionamentos e, em vez de lamentar que não foi a vez dele, ele saberá o que fazer para ser o próximo a conquistar a promoção.

6. Estimule o trabalho em equipe

Ao colocar pessoas com diferentes visões de mundo e experiências de vida em contato, o gestor permite que a troca de ideias seja produtiva e que os colaboradores cresçam como equipe. Trabalhar em equipe é se sentir inserido no grupo, exercitar empatia, praticar o respeito ao próximo e aprender a construir soluções coletivas.

7. Proporcione momentos de descontração

Muitas empresas têm adotado happy hours corporativos, nos quais reúnem a equipe em um bar ou até contratam uma máquina de chope no escritório, por exemplo. Esses momentos são essenciais para que as relações se fortaleçam e os funcionários criem vínculos. Os gastos com essa prática são irrisórios frente ao bem que isso pode promover na equipe.

8. Ofereça benefícios

Quando falamos de oferecer benefícios, queremos que você pense além da comissão. Seja criativo na hora de premiar seus colaboradores.

Presenteie seu melhor vendedor com um voucher para jantar num restaurante badalado da cidade, ou, então, com um plano semestral numa academia. Outra possibilidade é oferecer ingressos para um show. Essas práticas chamam a atenção e demonstram à equipe a preocupação da companhia com o bem-estar dos seus funcionários.

9. Envolva a família

Tenha atividades especiais para receber a família dos servidores na empresa. Traga uma companhia de teatro para uma apresentação e convide os filhos e os cônjuges dos colaboradores para curtirem o show, por exemplo. Realizar uma ação dessas a cada bimestre é uma forma de aproximar o que há de mais importante na vida da pessoa do ambiente de trabalho no qual ela atua.

10. Adote novas tecnologias

Se existem ferramentas novas que podem ser incorporadas à rotina dos colaboradores e que facilitarão a vida funcional da empresa, não deixe de investir. Os melhores profissionais querem trabalhar com os melhores instrumentos. Separe uma fatia do orçamento anual para modernização e adoção de inovações tecnológicas.

11. Crie um bom ambiente

Todas essas práticas têm um objetivo em comum: tornar o ambiente de trabalho o melhor possível. Quando o clima organizacional é bom, os profissionais se sentem à vontade na empresa, se engajam nas ações da companhia e se tornam os principais prospectores de novos clientes.

Aquela máxima de que o seu primeiro cliente é o funcionário é a mais pura verdade. Então, faça o seu máximo para satisfazer sua equipe!

Esse conjunto de ações garantirá a retenção de talentos na empresa. Se você deseja que a sua equipe tenha vida longa e que se torne um dos grandes ativos da instituição, comece já a cuidar muito bem dela. Profissionais identificados com a organização, que compreendem e compartilham a visão e a missão da companhia, devem ser sempre valorizados.

Uma forma de garantir que os bons profissionais estejam e fiquem na sua empresa é ter um processo de contratação eficiente. Se não quer ser surpreendido e acabar escolhendo maus candidatos nos processos seletivos, confira o que é a entrevista comportamental e como aplicar essa técnica de seleção!

kit checklist + template - anunciar vagas