Escolha uma Página

Quando um gestor monta a equipe ele pensa em preencher todas as lacunas para atender aos anseios da empresa e cobrir diferentes áreas. Com um time multidisciplinar e bem preparado e uma atuação estratégica, a organização começa a colher os frutos desse investimento.

Os resultados vão aparecendo e, de repente, um dos profissionais avisa que deixará a companhia. A saída do colaborador afeta não só o trabalho, mas impacta em custos com os procedimentos de desligamento e recrutamento do substituto.

Essa situação, infelizmente, tem se tornado comum nas organizações. A rotatividade de funcionários é um problema, independentemente do tamanho da empresa, e precisa ser tratada com seriedade. Neste artigo vamos trazer dicas preciosas para combater o turnover. Siga a leitura.

Rotatividade de funcionários: como diminuir

O turnover é um índice que mede a rotatividade de funcionários na empresa. Assim como é preciso ter os dados de produtividade e desempenho, analisar os aspectos que afetam negativamente a companhia é igualmente importante.

Existem diversos fatores que apontam que um funcionário está pensando em deixar a empresa: aumento de absenteísmo, atrasos constantes e queda de rendimento são os principais. Geralmente, esses fatores são reflexo de insatisfação com a empresa e precisam ser investigados.

É importante descobrir o que tem causado a rotatividade e se essa sensação de descontentamento é um caso individualizado ou é geral no escritório. Conhecer os gargalos ajuda a potencializar as ações de diminuição de rotatividade de funcionários.

Existe uma série de ações que impactam no dia a dia do trabalho e diminuem significativamente o turnover. Adotar uma política de RH com trato humanizado e que promova a saúde no trabalho é o primeiro passo, mas é possível fazer muito mais. Confira a seguir as dicas para conquistar os colaboradores!

1. Faça a pesquisa de clima

O primeiro passo para modificar o que não está indo tão bem é ter o entendimento da situação. Inclua na rotina do recursos humanos uma avaliação do ambiente organizacional de forma periódica, bimestralmente ou semestralmente, por exemplo. Dessa forma, além de compreender melhor a empresa você terá dados para analisar se as ações têm surtido efeito.

2. Tenha um plano de carreira definido

A falta de perspectiva de crescimento é uma das principais causas de desânimo no trabalho. Com um organograma de ascensão profissional implementado no plano de cargos e com os critérios para promoção bem claros para que todos da equipe tenham conhecimento do que é preciso para alcançar as vagas desejadas, o colaborador saberá como e onde pode chegar.

3. Ofereça benefícios diferenciados

Todo bônus financeiro é muito bem-vindo, mas pense em recompensar bons trabalhos de forma criativa. Reconhecer uma entrega acima da média com ingressos para uma peça que está em cartaz ou com um voucher para um jantar em restaurante legal da cidade é uma forma de chamar a atenção para o cuidado que a organização tem com os seus funcionários, além de proporcionar momentos de lazer e entretenimento que ajudam na saúde mental.

4. Pratique o feedback horizontal

Ter uma conversa franca com a equipe e apontar os erros e acertos é fundamental, assim como dar liberdade aos subordinados para indicarem em que pontos os gestores podem melhorar. Dessa forma, o ambiente de trabalho fica propício ao diálogo, a confiança aumenta, a equipe cresce junto e os problemas são descobertos antes do desejo de saída do funcionário.

O processo de enfrentamento à rotatividade de funcionários começa ainda na seleção dos profissionais. Contar com uma plataforma de recrutamento que permita o acesso aos diferentes perfis de colaboradores, filtre os currículos de acordo com os requisitos estabelecidos e entregue dados de forma organizada permite atuar assertivamente nas contratações.

O Recruta Simples faz exatamente isso pela sua empresa. Com quase 5 milhões de candidatos entregues e uma plataforma de anúncio de vagas em mais de 100 sites parceiros, o Recruta é especialista em encontrar profissionais com as qualidades de que a sua organização precisa. Entre já em contato conosco e conheça todos os recursos que a nossa plataforma oferece!

ebook gratis - manual contratação eficiente