Escolha uma Página

Você já deve ter notado que as dinâmicas de grupo têm estado muito presentes no contexto empresarial, não é mesmo? Esses exercícios podem ter diferentes utilidades e ser empregados em variados contextos. Quebrar o gelo, entrosar funcionários, incentivar o trabalho em equipe, contribuir para o clima organizacional e estimular a criatividade são apenas algumas das funções que esse tipo de técnica pode desempenhar.

Existem diferentes modelos de dinâmicas de grupo, cada um com suas especificidades e seu foco. Por isso, no post de hoje vamos entrar um pouquinho nesse universo e apresentar 4 exemplos de dinâmica de grupo. Vamos lá?

1. Dinâmica da amnésia

Essa é uma dinâmica de quebra gelo, muito boa para utilizar em um grupo de pessoas que ainda não se conhecem. Para aplicá-la, basta distribuir uma etiqueta de papel e uma caneta para cada participante e pedir que eles escrevam o nome de uma pessoa famosa, sem que os outros possam ver.

Depois, divide-se o grupo em partes menores, como duplas, trios ou como for melhor, dependendo da quantidade de integrantes. Cada pessoa deve, então, tentar interpretar o famoso cujo nome escreveu no papel, como se tivesse esquecido como ele se chama. O objetivo é que sua dupla ou seu grupo tente adivinhar de quem se trata, fazendo perguntas que só podem ser respondidas com “sim” ou “não”.

Essa é uma dinâmica fácil e prática, que pode ser aplicada em diferentes tamanhos de grupo e ainda utiliza poucos materiais!

2. Dinâmica da apresentação

Como o nome já diz, o objetivo dessa dinâmica é apresentar as pessoas umas às outras, sendo um bom exercício para utilizar com novos grupos. Para aplicá-la, o único objeto necessário é uma bola. Os participantes devem ficar em círculo, facilitando que todos se vejam.

Explique que quem estiver com a bola deve fazer uma pergunta que ajude o outro a se apresentar, como  “qual é seu nome?”, “qual sua profissão?” e por aí vai. A bola, então, deve ser jogada para alguém, que responderá a pergunta e fará outra para outro participante, e assim segue o processo. Esse também é um exercício bem simples, que pode ser empregado em diferentes contextos.

3. Dinâmica da candidatura

O objetivo dessa dinâmica é ressaltar pontos positivos de cada participante. Para aplicá-la, o grupo pode ser dividido em duplas, trios ou equipes, mais uma vez de acordo com a quantidade de integrantes. Os materiais necessários são folhas de papel e canetas.

Depois, cada equipe deve pensar em como promoveria, ou faria uma propaganda positiva, de cada um de seus participantes, destacando pontos positivos sobre os mesmos. Isso pode ser anotado com o material distribuído. Os contextos de utilização desse exercício podem variar, afinal, ele é bastante abrangente.

4. Dinâmica da criatividade

O modo como essa dinâmica é organizada é muito semelhante ao do exemplo anterior: divide-se o grupo em partes, de acordo com seu tamanho. Neste caso, porém, cada equipe deverá pensar em uma solução ou uma estratégia para lidar com alguma situação fictícia.

A situação na qual cada equipe deverá pensar é determinada pelo aplicador e tem a ver com o contexto empresarial, por exemplo a hipótese de um cliente ficar insatisfeito com o serviço oferecido. A intenção, no caso, é pensar em uma forma de resolver essa questão. Dê um tempo para as equipes elaborarem suas ideias e, depois, elas as apresentarão para o restante do grupo.

Esse exercício favorece fatores variados, como a criatividade e o trabalho em conjunto. Assim, ele pode ser utilizado em muitos contextos e em grupos diferentes.

A duração das dinâmicas varia, dentre outros elementos, de acordo com o tamanho de cada grupo. Vale lembrar, também, que para alguns exercícios é necessário que o aplicador tenha conhecimentos técnicos (profissionais) ou especializados, e que em algumas dinâmicas o mediador também deve participar.

Esperamos que tenha gostado dos nossos exemplos de dinâmica de grupo! Agora, que tal continuar se aprimorando com nosso e-book sobre contratações eficientes? Não deixe de baixar!

ebook manual contratação eficiente