Escolha uma Página

Você sabe o quanto é importante realizar o cadastro de candidatos para a organização? Manter registrados os dados das pessoas que participaram de processos seletivos da empresa pode fazer toda a diferença, e por isso decidimos abordar o assunto neste post.

Antes de mais nada, é preciso destacar que esse banco de currículos deve ser bem estruturado, dividido por categorias e ter uma padronização adequada, além de se manter atualizado. Assim, ele poderá ser consultado e oferecer uma boa contribuição em diferentes situações, como veremos a seguir.

Agora que isso já foi esclarecido, vamos às principais vantagens de fazer esse cadastro de candidatos!

1. Redução de custos com processo de captação de talentos

Muitas vezes a empresa pode encontrar no seu cadastro alguém com potencial para preencher uma nova vaga que surgiu. Afinal, um candidato que não foi aprovado em um processo seletivo anterior pode ter muito a oferecer para a organização em outro momento.

Quando isso acontece, não é preciso gastar tanto com o processo de recrutamento e a captação de novos talentos. Você economiza, por exemplo, na divulgação da vaga e na realização de triagens iniciais, caso o candidato já tenha passado por elas anteriormente.

2. Otimização do tempo dos profissionais de RH

A captação, a organização e a análise de novos currículos, assim como os processos de triagem, são etapas que demandam tempo da equipe de RH em um processo seletivo. Quando se encontra um possível candidato adequado no próprio cadastro da empresa, ao menos parte do tempo que seria investido nessas avaliações é poupado.

Além disso, se o cadastro de candidatos é categorizado adequadamente, você encontra de forma mais rápida os perfis com potencial, competências e características relevantes para determinada vaga. Afinal, essas informações já terão sido ao menos parcialmente separadas anteriormente.

3. Escolha facilitada de talentos por perfil

Seguindo a mesma linha de raciocínio — de que o cadastro de candidatos deve estar separado por categorias —, outra vantagem que esse recurso oferece é que fica mais fácil localizar os registros de quem tem alguma competência específica, desejada para o novo cargo.

Se a vaga em aberto precisa de um profissional que tenha, por exemplo, conhecimentos de nível médio em informática, você poderá procurar em alguma categoria que tenha relação com esse assunto. Para otimizar ainda mais as coisas, pode ser indicada a utilização de um software especializado, que contribui para uma filtragem avançada. Vamos conversar melhor sobre isso no final do post.

Outro ponto interessante é que os candidatos cadastrados já conhecem pelo menos um pouco da empresa — isso facilita na hora de apresentar a organização.

4. Otimização na determinação dos treinamentos

Outro benefício é que, como o cadastro de candidatos já fornece algumas informações sobre competências e habilidades dos profissionais, fica mais fácil identificar os pontos que vão necessitar de treinamento. Assim, você tem mais clareza para avaliar no que deve investir e economiza tempo e dinheiro com o processo.

Outro ponto que precisa ser destacado é que não é necessário recorrer a esse cadastro apenas para contratar novos funcionários: ele pode ajudar a estruturar realocações, pois já tem registrados os objetivos, os interesses, as habilidades e as competências dos seus próprios colaboradores — isso também facilita a realização de um recrutamento interno.

Para encerrar, é válido reforçar que apostar em uma boa ferramenta de divulgação de vagas e cadastro de candidatos pode fazer toda a diferença para processos seletivos de sucesso. É o caso da nossa plataforma, a Recruta Simples, que ajuda você a encontrar e contratar os melhores talentos.

Gostou de conhecer as vantagens de manter um cadastro de candidatos? Para outras informações sobre o assunto, entre em contato conosco!

kit checklist + template - anunciar vagas