Escolha uma Página

Não é novidade que o cenário atual coloca os colaboradores como um dos principais ativos de qualquer empresa, uma vez que eles são responsáveis por desenvolver e implementar as estratégias do negócio. Por esse motivo, é importante investir na otimização de processos de recrutamento e seleção.

Adotar medidas que facilitam a divulgação de vagas, identificam os melhores talentos e garantem uma contratação eficiente possibilitam que a empresa forme um time de sucesso, garantindo um ambiente de trabalho produtivo e de alto desempenho.

Pensando nisso, colocamos abaixo 5 exemplos de empresas que fizeram a otimização de processos de recrutamento e seleção e como a prática melhorou seus resultados. Confira!

1. Heineken

A cervejaria Heineken usa um processo diferenciado para recrutar e selecionar os estagiários da empresa. Os candidatos precisam enfrentar adversidades em momentos de entrevista, como o alarme de incêndio tocar ou o entrevistador passar mal. A ideia é fazer uma avaliação comportamental, entendendo como eles lidam com situações inusitadas e a presença de características como atitude, liderança e proatividade.

2. Google

Considerada referência mundial entre os melhores locais para se trabalhar, o Google é outro case de sucesso da otimização de recrutamento e seleção. A organização utiliza uma ferramenta chamada qDroid que avalia métricas das respostas e testes dos candidatos para prever seu desempenho como funcionário.

O objetivo da ferramenta é identificar talentos compatíveis com a cultura do negócio e equipe de trabalho. Os recrutadores também avaliam em entrevistas e atividades a presença de características importantes para a organização, usando testes e questões inovadoras que fogem do padrão.

3. Microsoft

Outra referência do mercado de tecnologia e otimização de processos de recrutamento e seleção é a Microsoft. A empresa criou um reality show para selecionar profissionais para a equipe. Nele, os candidatos são mantidos num hotel e precisam passar por diversas atividades e provas que testam suas habilidades técnicas e competências. A avaliação é feita por membros da organização.

4. Johnson & Johnson

A Johnson & Johnson é outra empresa que fez a otimização de processos de recrutamento e seleção criando um modelo diferente para avaliar os participantes. Nesse caso, para avaliar como eles se compartam em situações reais da organização, foi criado um jogo virtual de interação, muito similar ao The Sims.

Essa plataforma é utilizada no processo de seleção de trainees da empresa, que recebe mais de 10 mil inscrições anualmente. O objetivo é garantir que esses profissionais apresentem as características fundamentais para cargos de liderança, por isso, eles precisam tomar decisões e lidar com consequências no jogo.

5. CI&T

Por fim, a CI&T também passou por um processo de otimização em suas práticas de recrutamento e seleção. Para contratar melhores talentos na área de TI, a empresa passou a realizar hackathons e maratonas de desenvolvimento de software.

O objetivo dessas ferramentas é ver os profissionais trabalhando na prática, podendo avaliar não apenas suas qualidades técnicas, como também a sua criatividade, capacidade de raciocínio, solução de problemas, liderança e interação com outros participantes.

Fica evidente que a otimização de processos de recrutamento e seleção é uma prática importante para qualquer organização que deseja se destacar no mercado e, assim, atrair os melhores talentos para seu negócio.

A prática pode ser feita de diferentes formas, entretanto, o que todas apresentam em comum é o fato de que as atividades envolvem a adoção de novas tecnologias, plataformas e ferramentas digitais, bem como a criação de processos mais dinâmicos para seus participantes.

Além disso, é fundamental investir em soluções de automação, como uma plataforma de divulgação em massa de vagas, garantindo que atração dos candidatos seja eficiente em larga escala. Assim, o time pode se dedicar às demais atividades do processo.

Agora que você conhece mais sobre a otimização de processos de recrutamento e seleção e a importância da tecnologia nessa prática, o que acha de começar a investir nisso? Entre em contato conosco da Recruta Simples e veja como nossos serviços podem ajudar nessa tarefa!

anuncie sua vaga no recruta simples