Escolha uma Página

A valorização do funcionário nas empresas continua sendo o principal combustível para motivar a equipe e alcançar os resultados almejados. A organização que tem uma política de valorização implementada sai na frente da concorrência.

A satisfação e a felicidade no trabalho são aspectos que impactam diretamente a produtividade. Cuidar dos colaboradores e reconhecer o bom desempenho são ações que, com certeza, influenciarão de forma positiva o dia a dia da companhia.

Se você quer conhecer boas formas para demonstrar à equipe todo o valor que a companhia dá aos serviços prestados, fique conosco neste artigo. Vamos mostrar diversas dicas de valorização do funcionário nas empresas!

1. Reconheça o bom desempenho

Da mesma forma que os erros são apontados e os funcionários são cobrados quando isso acontece, os acertos precisam ser elogiados. Silêncio não é sinônimo de elogio. Por isso, não deixe de verbalizar quando o colaborador superar a expectativa.

2. Estimule as causas pessoais

Além do salário ao fim do mês, o trabalhador precisa dar significado à sua própria atuação na empresa. Permita que ele desenvolva um projeto que venha ao encontro das causas que ele defende, seja a questão ambiental, seja o cuidado com animais, por exemplo.

Essa prática vai extrapolar a rotina no escritório e dará sentido de pertencimento ao trabalho desse colaborador.

3. Preze por um bom ambiente

Construir um local de trabalho agradável, no qual as pessoas enxerguem os colegas como companheiros e tenham liberdade para trocar experiências e se relacionarem, influencia, e muito, os resultados. Com um bom ambiente, a confiança aumenta, a empatia é exercitada e a equipe compartilha as conquistas e divide os insucessos.

4. Promova encontros fora do escritório

Reunir a equipe para um happy hour ou levar os funcionários para passar a tarde em uma atividade diferente, como jogar boliche ou um passeio em uma galeria de arte, são formas de aumentar a união do time e valorizar o trabalho entregue.

5. Dê feedbacks respeitosos

Ter uma conversa franca com o colaborador e apontar em que ele pode melhorar com respeito e de forma instrutiva também é um método de valorização de funcionários nas empresas. Apenas repreender sem mostrar como o que aconteceu poderia ter sido feito de forma diferente é não aproveitar os erros para promover o desenvolvimento profissional.

6. Distribua funções

Confiar tarefas de maior responsabilidade aos empregados é atuar de forma descentralizada e desenvolver a equipe. Além de desafogar o gestor, o colaborador que receber uma função nova realizará as tarefas com mais empenho e motivação. Essa prática faz a equipe crescer e colabora para que novos líderes sejam formados dentro da instituição.

7. Inclua benefícios diferentes

Lógico que um bônus financeiro é um agrado que todos funcionários gostam de receber, mas seja criativo na hora de recompensar um bom serviço. Premie uma entrega acima da média com uma tarde em família em um clube da cidade ou, então, com ingressos para ir ao cinema ver um bom filme. São formas de valorizar o trabalhador e promover o lazer e o entretenimento não só para ele, mas para toda a família.

Viu como existem diferentes formas de valorização do funcionário nas empresas? Implementar uma política de atendimento ao colaborador não é bicho de sete cabeças. Converse com o RH para que essas práticas sejam incluídas gradativamente na rotina da companhia e faça as mudanças necessárias de forma constante e contínua.

Todas essas dicas vão mudar o ambiente de trabalho. Aplicando-as na sua organização você sentirá os reflexos no desempenho, no clima organizacional e colherá os frutos desse investimento em diversos fatores importantes, como na retenção de talentos. Confira também algumas dicas específicas para manter os bons colaboradores na companhia!

kit checklist + template - anunciar vagas