Escolha uma Página

As tecnologias no RH podem revolucionar as empresas? O mundo e o mercado de trabalho vêm passando por muitas transformações nos últimos tempos. São novas tendências, comportamentos e recursos que estão sendo adaptados para otimizar as empresas e seus serviços. O avanço tecnológico é um dos pontos mais marcantes desse processo, sendo valioso para as organizações.

Os setor de RH é fundamental para uma empresa, estando sempre cheio de tarefas e responsabilidades. Por esse motivo, é essencial buscar maneiras de otimizá-lo e, ao mesmo tempo, não sobrecarregar os seus gestores e colaboradores. É aí que a tecnologia deve entrar: ela facilita a realização de algumas atividades, favorecendo a produtividade e os indicadores desse setor.

São muitas as ferramentas que visam contribuir para o RH. Para você conhecê-las melhor, separamos a seguir 8 exemplos importantes. Confira!

1. Plataformas de recrutamento e seleção

As plataformas de recrutamento e seleção são softwares que visam agilizar e contribuir em diferentes pontos desse processo. Elas coletam informações, reúnem dados e fazem cadastros de candidatos, realizam filtragem de currículos, disponibilizam vagas e até auxiliam na hora da contratação, dentre outras tarefas.

Assim, essa tecnologia traz significativa otimização para o trabalho do RH, ajudando a organização de um processo seletivo. Na nossa plataforma, inclusive, investimos em aprimorar o seu alcance e facilitar a sua seleção. Você pode anunciar a vaga para mais de 100 sites diferentes, com apenas um clique, e deixá-la visível para até 1 milhão de candidatos, tudo de maneira muito simples!

2. People Analytics

O People Analytics é um sistema que visa ajudar no mapeamento de dados técnicos e comportamentais, tanto de candidatos quanto de colaboradores.

Com isso, ele permite identificar alguns padrões, permitindo que você trace estratégias mais alinhadas ao perfil da sua equipe. Fica mais fácil, por exemplo, verificar quais tipos de treinamento podem trazer melhores resultados. 

3. E-learning e plataformas de treinamento

Com o e-learning, um conteúdo de aprendizagem pode ser publicado em uma plataforma digital, que permite o acesso a qualquer momento. Dentro de uma empresa, essa tecnologia costuma ser utilizada, por exemplo, em alguns tipos de treinamento.

Essa é uma ferramenta que visa otimizar os processos dentro da organização, pois poupa um tempo que seria destinado ao aprendizado presencial. Além disso, alguns colaboradores têm preferência por esse modelo, por ser um tanto mais flexível e permitir que eles estudem no horário que lhes for mais conveniente.

Em alguns casos específicos, treinamentos presenciais ainda vai ser fundamental, mas essa ferramenta pode otimizar bastante os seus processos.

Com o treinamento virtual a empresa pode, inclusive, poupar recursos que seriam utilizados na preparação do espaço físico. Além disso, vale destacar que podem ser treinados até mesmo os próprios funcionários do RH.

4. Big Data

Essa ferramenta visa criar, armazenar e contribuir para a análise de diferentes tipos de dados. Isso inclui e-mails, áudios, transações financeiras e dados numéricos.

A partir daí, a empresa pode utilizar essas informações da melhor maneira, otimizando as suas tarefas. Outro ponto interessante é que o Big Data permite identificar problemas em quase tempo real, possibilitando que sejam tomadas atitudes o mais rápido possível. Isso contribui, também, para a sua redução de custos.

5. Redes sociais corporativas

Essas ferramentas tratam-se, basicamente, de redes sociais feitas exclusivamente para o uso da organização. Nela, gestores e colaboradores podem, por exemplo, trocar mensagens entre si de uma maneira mais dinâmica.

Além de contribuir para o fluxo de comunicação interna da empresa, esse tipo de tecnologia também colabora com a segurança nas trocas de informações sobre os seus projetos. Afinal, muitos deles são confidenciais, não é mesmo?

6. Aplicativos da empresa

Em um mundo onde, cada vez mais, vemos a ascensão de variados tipos de aplicativos, as organizações não poderiam ficar de fora. Essas ferramentas podem ser criadas com diferentes intenções, que vão desde a otimização da comunicação até as contribuições para processos de recrutamento e seleção.

Com elas, você atrai uma maior atenção do seu público de clientes, podendo interagir com eles e divulgar novidades sobre a empresa. Essa tecnologia ajuda a conquistar, especialmente, o público jovem.

7. Cloud Computing

O Cloud Computing (ou computação na nuvem) é uma tecnologia que permite o armazenamento de dados em um servidor fora da organização. Isso permite que você não precise usar o armazenamento do computador, conseguindo mais segurança.

Essa ferramenta é bastante prática, pois permite que você acesse as informações da empresa de qualquer lugar e a qualquer momento, em vez de só poder utilizá-las quando estiver dentro da corporação. Além disso, você não precisa se preocupar com a estruturação do armazenamento, o que torna esse sistema ainda mais funcional.

8. Participação nas demais redes sociais

Já falamos aqui sobre as redes sociais corporativas, mas na atualidade também é muito importante marcar sua presença nos demais canais de comunicação. São muitas as redes que podem ser utilizadas, como o Youtube, o Facebook e o Instagram. Para planejar as suas postagens, é importante pensar no seu objetivo, seu serviço ou produto e, claro, no seu público alvo.

Utilizar essas tecnologias ajuda na atração, tanto de clientes quanto de possíveis candidatos. Além disso, muitas delas permitem a comunicação direta com o público e a comercialização de serviços, através da própria plataforma.

Vale a pena criar uma página específica para a divulgação de oportunidades. Se tiver dúvidas, converse com a equipe de marketing da empresa para que o trabalho esteja alinhado com as estratégias de comunicação da organização.

É importante lembrar que, ao introduzir novas tecnologias na sua empresa, é preciso se comunicar com os seus colaboradores. Escute seus pontos de vista. Além disso, muitos podem não estar familiarizados com a tecnologia, o que não deve ser encarado como um problema. Faça tudo com calma ao aderir a novas ferramentas e ajude os seus funcionários a se adaptar. Desse modo, as tecnologias no RH têm uma melhor aceitação e potencializam ainda mais as suas atividades.

Esperamos que tenha gostado do post e, para finalizar, deixamos aqui o convite para você conhecer melhor a nossa plataforma. É só acessar o nosso site!

anuncie sua vaga no recruta simples