Escolha uma Página

Quem nunca ouviu a frase: “preciso desse serviço para ontem”? Vencer a escassez de tempo é um dos principais diferenciais para liderar o mercado. E acelerar o processo de recrutamento e seleção é mais uma escolha inteligente para essa conquista!

E, ainda mais inteligente do que ser ágil, é aplicar estratégias consistentes para reduzir o tempo total desse processo. É com esse foco que este artigo orienta você com as melhores práticas para o seu recrutamento decolar, mas de forma consciente e segura. Confira agora 9 dicas de aceleração!

Por que acelerar o processo de recrutamento e seleção?

Quando entrevistas sem fim não identificam o candidato ideal, pode ser que algo esteja errado. Em determinados momentos, isso pode até gerar um sentimento de frustração e impactar negativamente o andamento do processo.

Com o advento da tecnologia, cresceu o número de candidatos em processos seletivos e muitos deles com excelente currículo. Dessa forma, é muito importante trabalhar com mecanismos mais precisos e eficazes para simplificar o processo de análise de todo esse material.

Vale lembrar que o tempo perdido em processos seletivos representa um tempo ganho para concorrentes. Então a ideia central é otimizar o tempo de forma eficaz para encontrar candidatos ideais e até talentos. Confira alguns dos principais benefícios em acelerar o processo de recrutamento e seleção:

  • redução de custos;
  • otimização de tempo;
  • maior assertividade;
  • automatização do processo e outros.

Como acelerar o processo de recrutamento e seleção?

A melhor forma de acelerar o processo é usando tecnologias atuais e aplicando estratégias de aprimoramento. Dessa forma, apresentamos 9 dicas organizadas de forma cronológica para acelerar o processo de recrutamento e seleção da sua empresa. Acompanhe!

1. Identifique erros

A nossa primeira dica tem tudo a ver com planejamento. Como iniciar um processo seletivo sem identificar os principais erros cometidos? Caso seja o primeiro processo da organização, vale estudar as falhas cometidas por outras empresas. Já se não for o primeiro, analise os anteriores e identifique o que saiu errado e aprimore o andamento do processo.

Os problemas são identificáveis por etapas ou estruturação do recrutamento. Você pode, por exemplo, estar recebendo currículos inadequados e isso aponta para uma elaboração de requisitos incorreta.

Além disso, examine a compatibilidades de remuneração e o tempo de trabalho, e certifique-se de que essas informações estejam de acordo com o estabelecido no mercado. Se possível, ofereça condições ainda mais atrativas para garantir uma boa contratação.

2. Direcione as ações

Divulgue a vaga no lugar certo e para as pessoas certas. De que adianta uma boa elaboração de estrutura de recrutamento se o processo aponta para um público inadequado? É certo que atitudes como essa prejudicarão o processo seletivo.

Uma boa dica nesse caso é procurar conhecer o público-alvo e compreender as melhores formas de alcançá-lo. A partir disso, fica mais fácil direcionar cada etapa do recrutamento e personalizar de acordo com as características do candidato ideal.

3. Trace o perfil adequado

O head hunter ou gestor de recursos humanos da organização deverá compor o perfil básico do candidato e definir um perfil ideal. Para isso, serão estabelecidos requisitos e características-chave, como formação, competências e habilidades.

Essas ações colaboram para a etapa de filtragem dos candidatos e permitem mais assertividade no andamento do processo seletivo. Dessa forma, qualidades desnecessárias ou perfis inadequados serão descartados com mais facilidade.

4. Use tecnologia

Com tantas estratégias, requisitos e inteligências a serem aplicados no processo, é fundamental que o gestor abandone cada vez mais os registros manuais e digitalize todas as etapas.

Falaremos mais à frente de soluções tecnológicas aplicáveis que contribuem diretamente para a aceleração do processo. Você pode usar ferramentas como o LinkedIn, Skype (para entrevistas) e softwares de recrutamento e seleção.

5. Expanda as fontes de recrutamento

Se você quiser aumentar o alcance, é fundamental expandir as fontes de recrutamento. Hoje pode não ser eficiente postar o anúncio em apenas um portal. Dessa forma, considere aumentar a visibilidade do processo diversificando canais de divulgação.

Uma boa dica é aderir às soluções tecnológicas disponibilizadas por empresas especializadas em recrutamento e seleção. Geralmente essas empresas têm os recursos ideais para mapear os gargalos do processo, contam com redes extensas e relevantes de contato e, em alguns casos, podem até identificar um candidato sem ele mesmo saber do processo seletivo.

6. Flexibilize o processo

Uma das principais formas de atravancar o processo é estabelecer etapas rígidas. Isso acontece muitas vezes com vagas que exigem requisitos muito avançados. Pode ser então que diminuir o nível de exigência e treinar após a contratação seja a atitude mais acertada.

Estabeleça qualificações mais essenciais e diminua a limitação do anúncio. É bem provável que, no andamento do processo, apareçam candidatos com nível acima e atendam melhor as expectativas.

7. Domine as etapas

É fundamental que o gestor domine as práticas de cada etapa do processo seletivo. Assim, é importante estabelecer cenários para controlar e direcionar as ações em cada etapa. Sob o aspecto de análise, uma pré-entrevista ou uma avaliação em uma etapa podem identificar um possível déficit futuro.

Seja proativo e crie uma conduta que seja ousada nesse sentido. As questões envolvem não só a antecipação das etapas, mas até mesmo uma necessidade de recrutamento. Nesse sentido, pode-se planejar um recrutamento antes mesmo do apontamento oficial da necessidade de vagas ou qualificações deficitárias.

8. Elimine dúvidas em uma contratação

Não contrate apenas para bater a meta ou o tempo do processo. Certifique-se sempre de que o candidato atenda com certeza o essencial para a contratação, tanto em qualificações como em comportamento.

Se o seu processo atual está lento, uma boa dica é buscar soluções temporárias para evitar prejuízos. Em alguns casos essa solução pode até se apresentar como definitiva e garantir o sucesso do recrutamento.

9. Utilize um sistema de recrutamentos

O ponto fundamental para estar à frente nessas dicas é implementar um sistema de recrutamentos sólido e inteligente com uma empresa especializada. Organizações como a Recruta Simples são altamente preparadas para garantir o sucesso em uma contratação.

As ferramentas utilizadas pelo site aplicam recursos eficazes como inteligência artificial e banco de talentos. A constância em processos seletivos e a experiência com práticas mais assertivas garantem o melhor resultado para sua organização.

Gostou das dicas? Agora chegou a sua vez! Documente, personalize e aprimore cada sugestão à sua gestão de recursos humanos. Não se esqueça de priorizar soluções tecnológicas e estratégicas em cada etapa.

Ainda tem dúvidas ou gostaria de uma solução mais personalizada para acelerar o processo de recrutamento e seleção? Então entre em contato agora mesmo e conheça nosso sistema!



anuncie sua vaga no recruta simples