Escolha uma Página

Vamos deixar o debate sobre as definições de inconsciência para a Psicanálise, ok? Neste artigo, o que importa é o conceito que a define como todo processo mental que ocorre sem a pessoa se dar conta. É nesse contexto que explicamos o que é o preconceito inconsciente no recrutamento.

Você já disse algo sem perceber? Já realizou tarefas sem sentir e só após um tempo compreendeu como um erro? Pois é, acontece muitas vezes de forma natural.

No recrutamento, isso pode significar uma eliminação precoce de um excelente candidato. Como corrigir esse comportamento? É o que veremos neste artigo. Confira!

O que é preconceito inconsciente?

O preconceito inconsciente no recrutamento acontece principalmente quando selecionamos candidatos por afinidade de aparência e de personalidade. Outras influências também podem ocorrer, como acordo com a maioria ou até a beleza da pessoa.

O fato é que todos esses julgamentos acabam por tornar o processo mais subjetivo e afastam as possibilidades de escolha de um candidato mais capacitado e adequado para a vaga.

Como corrigir essa tendência?

Esse julgamento inconsciente acontece de forma natural e também pode afetar a escolha por atributo de idade e sexo, permitindo o descarte de um potencial talento. Para combater essa prática involuntária, o gestor deve adotar algumas medidas para buscar uma escolha mais técnica.

Identifique os motivos que levam ao preconceito

Descubra como o corpo de seleção está pensando no processo e busque simplificar e padronizar as etapas. Elimine eventuais exigências que influenciam em escolhas por aspectos que não sejam técnicos e reformule as descrições de cargo.

Foque nas qualificações do profissional

Evite concentrar a análise em atributos pessoais e priorize as habilidades e competências dos candidatos. Outros aspectos como características demográficas também devem ser evitados, de modo a focar na aptidão da pessoa.

Aplique testes práticos

Por essa etapa, você terá a oportunidade de avaliar em situação real de trabalho o desempenho do candidato. Dessa forma, os resultados refletem mais precisamente o que a pessoa pode oferecer à organização.

Avalie o carisma do candidato

Tome cuidado com essa etapa, pois ela só deve ser utilizada se for estritamente necessária. Para algumas organizações, determinadas funções devem apresentar simpatia, e esse fator acaba sendo preponderante para a contratação do profissional.

Promova a diversidade na equipe

Vivemos em um país multiétnico, e aumentar a diversidade melhora a representatividade da organização no mercado. Dessa forma, é importante que um perfil não domine a equipe. Nesse caso não há preconceito, mas uma tentativa de diversificar o pensamento crítico do time de colaboradores.

Como usar a tecnologia para auxiliar?

A tecnologia pode auxiliar por meio de algoritmos inteligentes para selecionar os mais adequados às expectativas. As plataformas de recrutamento e seleção são cruciais para essa medida e oferecem uma série de benefícios, como a aceleração do processo e mais precisão na escolha.

Entre as possibilidades mais interessantes, destacamos a entrevista às cegas. Essa funcionalidade permite uma escolha baseada em vídeo, algoritmos e inteligência artificial.

Após essa leitura, esperamos criar um start na sua mente! Tudo o que você negligenciou inconscientemente em recrutamentos passados ficará mais claro a partir de agora. Que tal anotar as questões centrais e adaptar às suas ações?

Você se atentava a esses detalhes? Tem alguma opinião sobre como trabalhar o preconceito inconsciente no recrutamento? Deixe um comentário neste post e participe da conversa!

anuncie sua vaga no recruta simples