Escolha uma Página

A área de recrutamento é uma das mais estratégicas de uma empresa, justamente por ser a porta de entrada de talentos que vão fazer a diferença para o negócio. O que muitas empresas precisam é encontrar agilidade no recrutamento.

Assim como é importante, essa também é uma área desafiadora, já que o processo precisa ser concluído em um prazo estabelecido, sem perder o caráter único e subjetivo de cada contratação.

Manter uma objetividade e ao mesmo tempo avaliar os candidatos da maneira completa e mais profunda possível é algo que merece planejamento e boas ferramentas. Neste material vamos mostrar caminhos para ganhar mais agilidade no recrutamento, com dicas e recursos. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Invista no recrutamento online

Não é nenhuma novidade falar no uso da internet nos dias de hoje, mas o recrutamento online ainda é uma tendência que está em crescimento.

Muitas empresas optam por automatizar seus processos de seleção e fazer boa parte dele por meio de dispositivos digitais. O ganho de tempo e a redução de custos são dois dos motivos que as levam para esse caminho — mas não é só isso.

No recrutamento online a empresa divulga as suas vagas no meio virtual, por meio de plataformas específicas. Lá ela recebe inúmeros currículos, atingindo um público maior e segmentado.

Em plataformas mais completas, a organização pode incluir testes e avaliações para serem feitas virtualmente e iniciar o processo seletivo antes mesmo de o candidato ter contato com a empresa.

As vantagens para o usuário e para o próprio recrutador são muitas. As principais são:

  • facilidade de cadastramento e acesso à vaga;
  • atualização de dados constante e facilitada;
  • organização de currículos, sem duplicidade;
  • padronização do modelo de currículo, facilitando a triagem;
  • redução significativa de tempo e custos.

Podemos dizer que aderir ao recrutamento online é o primeiro grande passo para conquistar agilidade no recrutamento.

Dentro desse contexto existem outras ações específicas que podem melhorar ainda mais as operações. Veja a seguir!

Centralize processos e pessoas, tecnologia e documentação

Quando você tem um sistema para recrutamento e seleção, é preciso saber otimizá-lo para integrar operações, responsáveis, ferramentas e documentação.

Nos processos seletivos há tudo isso envolvido: etapas definidas, recrutadores, entrevistas, documentos, avaliações e o que você já sabe a respeito. Portanto, é crucial que esse repertório de recursos e ações esteja interligado, de modo que de apenas um lugar você tenha acesso a tudo em tempo real.

O melhor jeito hoje de conseguir isso é aderindo a um sistema em nuvem, cuja capacidade de atender às demandas de qualquer dispositivo a qualquer hora é incomparavelmente superior à de qualquer sistema.

Reconheça talentos internos

O recrutamento interno é um meio efetivo de conseguir candidatos adequados para as suas vagas e mais ágil que o externo.

Muitas empresas esquecem que existe essa possibilidade e gastam muito tempo em processos longos e custosos para achar um profissional que pode estar bem próximo.

As vantagens desse tipo de recrutamento envolvem tanto o tempo reduzido quanto os gastos envolvidos — e principalmente a possibilidade de adaptação do candidato.

Sabemos que a cultura organizacional faz toda a diferença para a permanência de um talento na empresa. No dia a dia de um negócio, quem gosta de estar ali faz de tudo para trabalhar bem; quem não gosta, enxerga problemas em cada desafio.

Levando isso em consideração, torne o recrutamento interno uma prática da sua empresa e invista nesse modelo de seleção. Para facilitar, é importante mapear os talentos da organização e ter uma descrição de perfil para as vagas em questão.

Livre-se de todo o papel que puder

A fama de “burocrático” do RH vem da quantidade de papéis que o setor lida e armazena. De fato, há muitos documentos que o RH não pode se livrar e que são obrigatórios por lei, mas é preciso criar um olhar estratégico para o gerenciamento de pastas e documentos, a fim de minimizar a quantidade de papel — tanto por uma questão de organização e meio ambiente quanto pela questão do tempo gasto.

Não há outra forma melhor de fazer isso do que automatizar o máximo de tarefas possível. Para alcançar isso, o ideal é ter um recurso que integre diferentes funções, como os softwares voltados especialmente para o recrutamento de profissionais.

Insira games no processo seletivo da sua empresa

A gamificação do processo de recrutamento e seleção é uma alternativa inovadora, dinâmica e ágil, que tem a capacidade de avaliar e engajar o candidato ao mesmo tempo.

O mundo corporativo está enxergando vantagem na gamificação dos processos seletivos pela vantagem que ela apresenta sobre o recrutamento normal em termos de capacidade de customização.

O jogo corporativo cria diferentes ambientes para o aprendizado, desafiando os candidatos de formas variadas. Dificilmente uma avaliação comum — que costuma ser inserida em um processo seletivo — vai abranger a quantidade de conhecimento que um game consegue de maneira simples e lúdica.

Por isso, vale a pena sair um pouco do óbvio e buscar alternativas criativas, que vão dar uma identidade única aos seus processos seletivos.

Aprenda a fazer uma boa triagem

A plataforma já vai ajudar padronizando os currículos e as informações, mas os critérios de seleção serão escolhidos pelo recrutador.

Nesse sentido, é importante saber selecionar o que de fato vai fazer diferença para o cargo. Por isso, é preciso definir critérios para a triagem, a fim de eliminar candidatos que não preencham esses requisitos.

Escolaridade, experiências anteriores e idiomas são critérios bem objetivos, mas será que são os principais para a sua empresa? Nessa hora, quanto mais próximo você chegar do que espera como resultado, melhor.

Lembre-se: o objetivo não é só ganhar agilidade no recrutamento, mas fazer uma boa contratação — e o que vai revelar se a contratação foi boa ou não é o futuro do candidato na empresa.

Tem interesse em automatizar o processo de recrutamento e seleção da sua empresa? A Recruta Simples é uma solução rápida para contratar profissionais talentosos. Entre em contato conosco para conhecer a nossa plataforma!

anuncie sua vaga no recruta simples