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Empresas preocupadas em se manter à frente do mercado, apresentando bons resultados e grande controle sobre seus investimentos, estão sempre avaliando seus indicadores de desempenho com o objetivo de descobrir se o retorno é proporcional às suas aplicações.

Quando o assunto está relacionado às métricas de avaliação, os primeiros elementos que vêm à mente geralmente são relativos a processos de produção, compra, venda e marketing. Contudo, o capital humano deve ser visto como um grande investimento e, como tal, também precisa ser mensurado.

Este artigo trata de utilizar as características profissionais das equipes como um KPI. Descubra aqui quais benefícios essa prática pode trazer para sua empresa, o que pode ser transformado em métrica de desempenho e como fazer isso. Acompanhe!

O que são indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho são um instrumento de gestão que serve para analisar os processos de uma empresa de maneira mais direcionada. Por meio deles, é possível saber se metas foram alcançadas, se recursos foram bem empregados e quais são as falhas apresentadas em cada etapa do projeto.

Quando se trata do departamento de recursos humanos, a frequência, o desempenho, as competências e o índice de turnover são alguns aspectos que devem ser analisados para ajudar a mensurar o crescimento dos colaboradores e a eficiência de cada um deles.

Qual é sua importância?

Quando a empresa se preocupa com o desempenho de seus colaboradores, consegue ter uma base confiável para construir estratégias eficientes e alcançar bons resultados, já que objetivos e esforços se alinham em uma mesma direção.

A transparência também deve ser aplicada. Os colaboradores devem saber que estão sendo avaliados, pois quando as pessoas sabem o que é esperado delas, podem agir de acordo com as expectativas e atingir um desempenho maior dentro da organização.

Quais características profissionais podem ser transformadas em métricas?

Capacidade de decisão

Não é preciso ser um líder, supervisor ou gestor para ter que tomar algumas decisões dentro da rotina de trabalho. Todos os dias, os profissionais precisam solucionar problemas e decidir coisas para conseguir exercer suas funções. Os colaboradores que conseguem fazer isso com maestria costumam ser proativos e engajados, mostrando, por meio do trabalho, que têm foco em resultados.

Empreendedorismo

Essa é uma habilidade que pode ser descoberta por meio da observação e é importante que seja considerada. Indivíduos com essa característica são capazes de trazer novas ideias e podem reservar uma boa surpresa quando se trata de inovação e resultados.

Esteja atento aos colaboradores que lidam bem com mudanças, apresentam criatividade em seu dia a dia, são conhecidos dentro da organização pelo bom relacionamento com todos e estão sempre analisando como otimizar ou alterar processos que não apresentam mais utilidade.

Resiliência

A resiliência é uma característica muito apreciada tanto na vida profissional quanto na pessoal. Seu conceito pode ser resumido à capacidade que o indivíduo tem para se adaptar a mudanças.

Fique de olho em colaboradores que apresentam as seguintes características:

  • são pouco resistentes a mudanças;
  • só ficam envolvidos em conflitos se for como agentes pacificadores;
  • são altamente comprometidos com atividades e prazos;
  • respeitam a hierarquia do negócio.

Esses profissionais devem ser considerados como uma peça-chave dentro das equipes, uma vez que promovem o equilíbrio em situações de crise ou períodos de transição.

Como criar esses indicadores de desempenho?

Para alcançar esses objetivos, você deve estar se perguntando como criar indicadores com base nas habilidades dos profissionais, certo?

Pois saiba que não há uma regra específica. Contudo, pequenos questionários podem ser aplicados, estabelecendo notas de 0 a 5 de acordo com as respostas. A partir daí, é possível descobrir os perfis que apresentam as características listadas acima.

O que a empresa precisa ter em mente é que tão importante quanto observar a equipe e estabelecer uma nota para cada colaborador em individual é acompanhar essas métricas.

Quando o RH utiliza os indicadores de desempenho para avaliar as equipes, a chance de descobrir novos talentos nos profissionais que já fazem parte do quadro de funcionários é grande. Com isso, a empresa só tem a ganhar.

Ficou com alguma dúvida ou tem algo a acrescentar? Deixe um comentário no post. Será um prazer dialogar com você!

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