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Quando falamos em organizações, estamos nos referindo, necessariamente, a profissionais que trabalham juntos em busca de objetivos específicos. No entanto, sempre que se tem uma equipe de trabalho, existem também pessoas com singularidades, necessidades e comportamentos diferentes.

Diante disso, a empresa precisa se preocupar com um fator essencial para o bem-estar e a produtividade de suas equipes: o clima organizacional.

Pensar em clima organizacional é criar condições para o desenvolvimento pleno dos colaboradores, preocupando-se com a satisfação das equipes com o ambiente de trabalho.

A seguir, veja mais sobre esse conceito e entenda como ele faz diferença nas organizações. Falaremos sobre a importância do clima organizacional, as maneiras de diagnosticá-lo na sua empresa e como melhorá-lo para trazer bons resultados para todos!

Por que o clima organizacional é importante para a empresa?

Primeiramente, como falamos acima, as pessoas que compõem uma organização precisam estar satisfeitas para se manterem produtivas e motivadas. Agora, vamos falar mais sobre o conceito de clima organizacional em si e mostrar do que se trata realmente na prática.

O clima organizacional, como definição, representa tudo aquilo que o colaborador percebe no ambiente da empresa, direta e indiretamente. Diz respeito, portanto, ao sentimento que os colaboradores têm em relação ao ambiente de trabalho.

Nessa avaliação perceptiva, entram tanto os aspectos técnicos, referentes às possibilidades que o colaborador tem na organização, quanto os efetivos e emocionais, em relação ao seu valor para o negócio.

Portanto, isso vale também para o contato com seus colegas de trabalho e superiores, assim como para o relacionamento com clientes e parceiros de modo geral.

Diante disso, existem maneiras específicas de identificar esse grau de satisfação, elas ajudam a empresa a compreender a percepção dos colaboradores e de que forma isso influencia nos negócios.

A satisfação é um elemento-chave para a produtividade e estar antenado a esse novo olhar, voltado para o colaborador, é criar espaço para as novas tendências do RH.

Como identificar um bom clima organizacional?

Para saber se a sua empresa tem um clima organizacional favorável, basta mensurar alguns aspectos que representam consequências diretas e indiretas de um bom ambiente de trabalho. Veja a seguir alguns deles!

Baixo índice de absenteísmo

O absenteísmo é um problema enfrentado por muitas empresas e que de fato atrapalha o andamento dos negócios. Contudo, uma empresa com baixo índice de absenteísmo é um bom sinal do ponto de vista do clima organizacional.

Como diz respeito a um padrão habitual de ausências no trabalho e em obrigações, quanto menos a empresa sofrer com esse problema, mais produtiva ela será.

Logicamente, é preciso avaliar um conjunto de fatores para compreender melhor o porquê desse fenômeno, mas, sem dúvida, a taxa de absenteísmo deve fazer parte dessa avaliação.

Ausência de problemas com a produtividade

Todas as empresas querem equipes produtivas, que cumpram prazos e alcancem o nível de qualidade desejado. Porém, muitas vezes, os problemas nessa área vêm justamente da falta de condições ideais para os funcionários desenvolverem seu trabalho.

Diante disso, outra característica de uma empresa com clima organizacional favorável é a boa produtividade das equipes, que pode variar de acordo com setores e grupos.

Menor taxa de turnover

A rotatividade de funcionários é um indicador valioso, que as empresas precisam usar a favor dos negócios.

O baixo índice de turnover indica que a organização tem capacidade de reter talentos e, em relação ao clima organizacional, indica também que há maior satisfação dos colaboradores com o trabalho.

Tão importante quanto atrair talentos é retê-los na empresa. Afinal, além de todo o investimento que é feito em cada colaborador, de tempo e recursos, profissionais qualificados e integrados com a cultura organizacional são essenciais para o constante crescimento do negócio.

De que forma é possível melhorar o clima organizacional?

Oferecer boas condições de trabalho para os colaboradores é uma missão que toda organização precisa encarar com seriedade. Isso envolve uma série de fatores  direcionados ao colaborador. É preciso oferecer algumas possibilidades, como:

  • oportunidades de qualificação por meio de treinamentos e outros recursos;
  • uma gestão de pessoas efetiva e compatível com as necessidades;
  • infraestrutura adequada;
  • ferramentas de trabalho eficientes;
  • programas de qualidade de vida para os colaboradores.

Em relação ao último fator, esse tipo de programa vai direto ao ponto, demonstrando cuidados com a saúde física, psíquica e social do colaborador. Para implementá-lo, a empresa pode investir em diferentes ações. Veja algumas delas a seguir!

Ginástica laboral

O local de trabalho pode ser mais descontraído, principalmente se forem inseridas atividades na rotina diária.

A ginástica laboral é uma dessas atividades que, além de deixarem o clima mais agradável, trazem uma sensação de cuidado ao colaborador, criando uma atmosfera prazerosa no seu dia a dia na empresa.

Grupos de corrida

Os grupos de corrida são uma ótima alternativa para os profissionais que gostam de desafios e precisam diminuir sua carga de estresse. Além disso, promovem laços mais fortes entre os colaboradores, o que é importante para o relacionamento dentro da empresa.

Endomarketing

Endomarketing é um conceito que representa todas as ações internas que visam à satisfação do funcionário. Aqui, ele é visto como uma espécie de cliente interno.

Organizações que passam a criar essa relação com seus funcionários resolvem o problema do clima organizacional em grande escala, pois inserem nas suas políticas internas a satisfação das equipes como uma estratégia de curto, médio e longo prazo. Trata-se de uma nova maneira de se relacionar com os colaboradores.

Algumas ações de endomarketing podem ser simples, como:

  • oferecer lanches aos colaboradores;
  • explorar a comunicação interna de forma lúdica;
  • promover confraternizações e happy hour às sextas-feiras.

As ações também podem ser um pouco mais ousadas, é possível, por exemplo, realizar sorteios de viagens, prêmios etc. Nessa hora, é interessante usar a criatividade e envolver as equipes nas escolhas.

O importante no clima organizacional é que a empresa ofereça o melhor para o colaborador, levando em conta sempre a sua opinião e suas necessidades. Questionários, pesquisas e avaliações periódicas devem fazer parte das estratégias, a fim de dar voz ao funcionário e buscar soluções efetivas.

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