Escolha uma Página

Contratar funcionários é sem dúvida uma das tarefas mais importantes para qualquer negócio. Dependendo das pessoas que você traz para o time, sua empresa pode conquistar diferenciais de mercado ou pode estagnar e perder espaço para a concorrência.

Mas, infelizmente, em alguns casos o prazo para recrutar e selecionar funcionários pode ficar apertado…

Veja se você se identifica com alguma dessas situações:

  • A empresa está expandindo e precisamos contratar funcionários urgentemente
  • Um funcionário importante saiu da empresa, sem avisar, e precisamos colocar alguém no lugar
  • Tenho uma vaga complicada e estou com dificuldade de encontrar um profissional especializado

 

Você se encontrou com alguma das situações acima?

Então, provavelmente você já precisou contratar funcionários com urgência. Esperamos que você não tenha perdido qualidade por conta disso!

Nesse artigo, vamos explicar formas de poupar tempo no processo de captar currículos e recrutar candidatos. Ganhando tempo na hora de fazer entrevistas e selecionar os melhores candidatos.

 

Quais são as formas de recrutar candidatos?

 

 

Para recrutar funcionários, você pode usar desde estratégias mais tradicionais como pedir indicações até estratégias mais modernas como anunciar vagas e buscar ativamente em um banco de currículos.

Veja algumas formas de captar currículos e recrutar funcionários:

  • Pedir indicações para amigos
  • Pedir indicações em grupos das redes sociais (LinkedIn, Facebook, WhatsApp)
  • Anunciar uma vaga em sites de emprego
  • Buscar ativamente em bancos de currículos

 

Cada uma dessas formas tem pontos positivos e negativos, quando falamos de velocidade de entrega, volume e qualidade dos currículos. Vamos detalhar cada uma das alternativas logo abaixo!

 

Pedir indicações para amigos: Prós e Contras

Quando pedimos indicações individualmente, a resposta costuma ser instantânea e geralmente de qualidade. Isso acontece porque a credibilidade da pessoa que indicou acaba sendo transferida para o candidato.

Porém, a rede de pessoas que podemos pedir esse tipo de indicações costuma ser pequena. Então o volume de currículos é geralmente menor, diminuindo seu número de opções de candidatos para a vaga.

 

Pedir indicações em grupos das redes sociais: Prós e Contras

Quando pedimos indicações usando grupos das redes sociais, o cenário muda um pouco. A resposta pode não ser mais tão rápida ou pode até nem existir, porque num grupo, você não estabeleceu o mesmo relacionamento com todas as pessoas.

Além disso, a qualidade também pode não ser das melhores. Isso porque em um grupo muito abrangente ou genérico, as pessoas podem não entender direito sua demanda e indicar um profissional desqualificado.

O recomendado nesse caso é mapear bem os grupos que você vai pedir indicações!

Por exemplo, se a vaga for para São Paulo, tenha certeza que você está pedindo indicações dentro de um grupo da região. Ou se a vaga for de Marketing Digital, tenha certeza que o grupo é focado em Marketing Digital.

 

Anunciar a vaga em sites de emprego: Prós e Contras

Quando sua rede de contatos já se esgotou, anunciar a vaga se torna uma das melhores opções para contratar funcionários. Essa estratégia de recrutamento não é a mais rápida, porque você precisa considerar o tempo de aprovação da vaga e o tempo de candidatura.

Porém, usando sites de emprego, você consegue um volume de currículos bem maior. O que aumenta as suas chances de encontrar um profissional qualificado para sua demanda.

Esses sites de emprego são indicados para fazer processos seletivos profissionais e em maior escala. Saber sites de emprego dão melhores resultados para determinada região ou nicho é uma das tarefas da rotina dos bons recrutadores.

 

Buscar ativamente em bancos de currículos: Prós e Contras

Assim como quando pedimos indicações para amigos, buscas ativas em bancos de currículos também tem resultados imediatos. A diferença é que na busca ativa, seu relacionamento com o candidato é muito mais frio.

Em casos de urgência, ou quando o perfil da vaga é muito difícil, vale a pena recorrer à esse tipo de estratégia.  Porém, a efetividade não costuma ser tão boa, porque o candidato não estava esperando sua ligação e pode não estar mais procurando um emprego.

 

Como contratar funcionários com rapidez e qualidade?

 

 

Para contratar funcionários rápido e sem perder qualidade, você precisará combinar estratégias de recrutamento. Dessa forma, ao agilizar a parte de recrutamento, você terá um bom volume de candidatos e poderá investir mais tempo fazendo entrevistas e identificando o melhor candidato para sua demanda.

Se além de combinar estratégias de recrutamento, você utilizá-las na ordem certa, seus resultados serão ainda melhores.

Veja a ordem que recomendamos para sincronizar a estratégia recrutamento de candidatos:

 

1) Anuncie sua vaga em sites de emprego

O primeiro passo, antes de qualquer coisa é anunciar sua vaga em pelo menos um site de emprego. A ideia é que você consiga pelo menos um link para poder centralizar os cadastros dos candidatos.

Para escolher o site de emprego, você precisará analisar aspectos como:

  • Quanto tempo leva a aprovação da vaga? Existe muita burocracia?
  • O site atende bem a região da vaga?
  • O site é especializado no nicho/segmento da vaga?
  • Existe a possibilidade de patrocinar a vaga e alcançar mais candidatos?
  • Existe a funcionalidade de busca ativa no banco de currículos?

 

Por exemplo, imagine que você está com uma vaga de “Analista de Marketing Digital” para a região do ABC em São Paulo. Só para essa combinação de requisitos você pode considerar no mínimo 3 opções de sites de empregos.

A primeira seria um site especializado no nicho de Marketing e Vendas, como a Rock Jobs. A segunda seria um site mais generalista e com um grande volume de acessos, como o Sine. Enquanto a terceira poderia ser um site especializado na região do ABC, como o VagasABC.

Se você não souber muito bem qual site dá o melhor resultado para sua vaga, você pode testar uma ferramenta de divulgação em massa de vagas de emprego.

Em sites como o Recruta Simples, seu anúncio de vaga é replicado para mais de 60 sites de emprego parceiros de uma só vez. Dessa forma você não precisa testar diversos sites de emprego para ver qual tem mais resultado.

 

2) Peça indicação para seus amigos

O segundo passo é pedir indicações para seus amigos, só que agora enviando o link de candidatura da vaga. Dessa forma, você consegue centralizar todos os currículos em um só local.

Imagine a situação, você está precisando contratar para ontem e começa a mandar mensagens/ligar para amigos e colegas de trabalho. Alguns deles você tem o WhatsApp, outros o email, Facebook, LinkedIn, etc. Pedindo indicações dessa forma, você receberá currículos e contatos de profissionais em várias plataformas diferentes.

De outro lado, quando você pede indicações e já envia o link de candidatura, todos os currículos serão enviados para apenas uma plataforma. Isso acaba ajudando na organização dos currículos e na triagem.

 

3) Peça indicações em grupos das redes sociais

O terceiro passo é selecionar bem os grupos que você deseja divulgar sua vaga. Depois fazer as publicações com o link de candidatura.

Antes de publicar o link da sua vaga nos grupos, veja se o grupo aceita publicações que tenham oportunidades de emprego. Alguns grupos não aprovam esse tipo de publicações.

Para ter mais resultados nesse tipo de divulgação, estruture sua publicação usando essas dicas:

  • Use tags para organizar a publicação, como [VAGA]
  • Destaque o nome e localização da empresa, salário e benefícios, se for possível
  • Use um serviço como o bit.ly para encurtar seu link e saber quantas pessoas clicaram nele

A imagem abaixo tem um exemplo de vaga que compartilhamos em um grupo de desenvolvedores no Facebook:

 

Para você ver os detalhes do texto da publicação, separamos ele logo abaixo:

[VAGA] Desenvolvedor Backend Node.js

INSCREVA-SE NO LINK: https://www.recrutasimples.com.br/vaga/-Kw1kD6Wq66Wt2xNj8c2

Local: Belo Horizonte – MG

Empresa: ROBOS.im

Salário: de R$ 4000,00 até R$ 8000,00 (PJ)

Benefícios:

– Cursos

– Horários flexíveis

– Todos os cookies e coca-cola que poder comer

#vaga #emprego #oportunidadedeemprego

 

4) Busque ativamente em banco de currículos

Por último, você pode fazer buscas ativas para complementar os resultados do seu anúncio de vaga. A ideia é fazer essas buscas, mas não depender somente delas, porque você estará lidando com candidatos que não demonstraram interesse na sua vaga.

O tempo de recebimento de currículos depois de anunciar uma vaga costuma variar entre 2 e 3 dias. Esse período inicial é melhor momento para você fazer buscas ativas. Dessa forma, você terá candidatos vindos de forma passiva e ativa também.

 

Concluindo…

 

Sim, é possível contratar funcionários com rapidez e qualidade. Mas para isso, você precisará otimizar ao máximo seu processo de recrutamento.

A ideia é que você consiga captar rápido uma série de currículos bons. Para depois poder investir tempo no processo de seleção e contratar o candidato mais qualificado.

 

__________

Você conhece outras formas de contratar funcionários com rapidez e qualidade?
Deixe o seu comentário abaixo!

 

kit checklist + template - anunciar vagas