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Quem recruta talentos a todo tempo sabe o quanto é importante para um negócio contratar um profissional compatível com as características da função e da respectiva empresa. Quando se trata da área de vendas, o peso dessa contratação é ainda maior, pois pode ser visto diretamente nos números, o que torna a tarefa de contratar vendedor vital para a rentabilidade dos negócios.

Sabendo da responsabilidade que é recrutar profissionais de vendas, separamos as três principais dicas para acertar na hora dessa escolha. Mas antes de falar delas, precisamos mostrar como ocorre o processo seletivo para esse tipo de cargo.

Veja como deve ser e, depois, saiba quais são as três dicas que você deve aplicar na hora de decidir sobre qual vendedor contratar!

Crie um processo personalizado para contratar vendedor

 

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Para estruturar um processo de recrutamento e seleção, é preciso buscar alinhamento entre as características da empresa, do cargo em questão e os diferentes dispositivos para extrair o potencial de candidatos que tenham a ver com as funções desejadas.

Portanto, tratando-se de vendedores, você deve focar no que é essencial para reconhecer uma verdadeira inclinação para a área, privilegiando técnicas que possibilitem a expressão de suas habilidades com o público e a motivação para atuar representando uma marca.

Um processo seletivo genérico, que não avalie os aspectos que a sua empresa valoriza para o time de vendas, pode resultar em contratações equivocadas, bem como na perda de talentos.

Além de escolher locais corretos para divulgar as vagas, com uma linguagem voltada para a área, você precisa ficar atento a outros fatores importantes. Com as três dicas que mostraremos a seguir, você não vai errar mais. Veja só!

 

1. Avalie a personalidade do vendedor

Tudo bem que você precisa focar em resultados e na capacidade profissional dos candidatos, mas não dá para contratar apenas um aspecto do indivíduo. Por trás de um profissional, existe uma pessoa com suas crenças, valores, limitações, qualidades e história de vida.

Portanto, antes de tudo, dê abertura para o candidato falar sobre sua vida pessoal, por meio de perguntas comportamentais que direcionem para questões sobre temperamento, aspirações, crenças, preferências etc.

Até mesmo para formar uma equipe com a identidade desejada, é preciso identificar a compatibilidade entre os perfis de seus integrantes.

 

2. Faça entrevistas semiestruturadas

É preciso destacar aqui a questão da ferramenta utilizada para entrevistar os candidatos. Muitas vezes, empresas aplicam questionários fechados para todos os profissionais responderem, limitando as respostas ou tornando-as tendenciosas. No entanto, é sempre bom considerar o ritmo e a direção de cada entrevista, abrindo espaço para o candidato se colocar de forma única.

As entrevistas semiestruturadas são aquelas menos fechadas, com perguntas direcionadas, porém, com possibilidade de o candidato se expressar abertamente em alguns momentos, sem direcioná-lo para um tipo de conduta esperado. Essa pode ser a melhor ferramenta no processo seletivo.

 

3. Entenda o tipo de ambiente de trabalho que ele prefere

Assim como os valores pessoais, a experiência de trabalho e a capacidade de se expressar, o tipo de ambiente em que o profissional prefere trabalhar é uma questão essencial para decidir se ele tem ou não compatibilidade com a sua empresa.

Entende-se por ambiente de trabalho: o grau de autonomia dos vendedores, a vestimenta, a linguagem, a hierarquia entre os membros das equipes, a formalidade ou informalidade, o público atendido, entre outros aspectos singulares a cada negócio.

 

4. Elabore dinâmicas e simulações

Muitas vezes essa etapa é decisiva para a contratação, pois nada melhor do que uma simulação do próprio trabalho para conhecer a capacidade do candidato de improvisar e de fato ser um bom vendedor.

Nessa situação, é possível avaliar também habilidades interpessoais do candidato, assim como estilo de abordagem, linguagem, técnicas de vendas etc.

Para contratar vendedor, é preciso se preparar para avaliar se a pessoa tem uma  personalidade compatível com a empresa e, também, com a equipe. Cabe ao RH elaborar um processo seletivo capaz de dar a oportunidade de o candidato mostrar como ele é.

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