Escolha uma Página

A internet amplia, e muito, as possibilidades para quem busca uma vaga de emprego, mas também para quem está contratando. Mesmo em plataformas que não são voltadas para isso (como as redes sociais), é possível divulgar uma vaga e receber, como contrapartida, o currículo de centenas de candidatos.

Mas o que é uma facilidade pode se tornar uma complicação para o recrutador. Como chamar a atenção dos profissionais ideais? Onde encontrá-los? Como não perder tempo com currículos pouco interessantes para determinada vaga?

Diante de tantas indagações, é preciso conhecer bem os objetivos da empresa, o perfil de profissional a ser contratado e aproveitar o potencial que as plataformas digitais oferecem. Quer contratar melhor e mais rápido? Saiba mais como divulgar vaga de forma eficiente e assertiva e os melhores canais para isso!

Por que prestar atenção à forma de divulgar vagas?

Se você tem problemas com processos seletivos muito longos, baixa eficácia na contratação e alto turnover, a origem de todo esse problema pode estar na sua forma de divulgar vagas de emprego.

Acompanhe conosco: a divulgação é, provavelmente, o primeiro contato que o candidato tem com sua empresa. Ela tem o poder de atrair ou repelir profissionais com determinados perfis, o que pode ser bom ou ruim para o processo de recrutamento.

Dessa forma, é importantíssimo divulgar vagas nos canais certos (atraindo, assim, o público desejado), elaborar a mensagem de forma clara e com o tom adequado para a empresa. Errar nessa comunicação pode arruinar todo o processo seletivo.

Como divulgar vagas de forma eficiente?

Para divulgar de forma eficiente, é preciso entender:

  • O objetivo daquela seleção: qual perfil profissional desejo atrair? Defina a experiência do profissional, área de formação e outras variáveis pertinentes.
  • Onde encontrar bons profissionais: onde esses profissionais se encontram? Em redes sociais, fóruns de discussão temáticos, plataformas de emprego, jornais, revistas especializadas?
  • Como estruturar a mensagem: como formatar o anúncio de forma a atingir melhor o público? Saiba o tom, a linguagem e o formato do anúncio (textual ou visual, por exemplo). Isso faz com que o candidato reconsidere sobre aplicar ou não a uma vaga.

Tendo isso em mente, você deve elaborar uma mensagem que contenha todas as informações necessárias para o entendimento do profissional, como um uma boa descrição das atribuições do cargo, a cidade de trabalho, o prazo para candidatura, os requisitos e as formas de contato.

Em seguida, insira-a nos melhores canais para divulgação:

As 5 melhores formas de divulgar vagas de emprego

Como dissemos, o local em que a vaga de emprego será divulgada depende do público a ser atingido. No entanto, vale a pena apostar em diferentes locais, aumentando o alcance do anúncio.

Existem cinco bons locais para divulgar vaga:

Redes sociais

Mesmo as redes sociais não profissionais, como o Facebook, podem ser bons canais para encontrar candidatos. Elas são utilizadas por profissionais de todas as áreas e níveis, de estagiários à sêniores, que querem buscar um emprego com comodidade.

As melhores ferramentas para anunciar nas redes sociais são os grupos de discussão especializados. Existem grupos apenas para engenheiros civis em São Paulo, por exemplo, o que facilita a vida do recrutador na segmentação da vaga.

Sites especializados

Sites e blogs especializados são bons parceiros para a divulgação de vagas. Eles reúnem estudantes e profissionais de determinado nicho e ajudam a encontrar candidatos para áreas específicas.

São exemplos desses sites o portal Administradores, que reúne notícias e informações da área de Administração e Negócios, e sites dos conselhos profissionais, como os Conselhos Regionais de Engenharia, dentre outros.

Fóruns online

Os fóruns são plataformas online em que pessoas se reúnem com um interesse em comum. São, portanto, ótimos locais para encontrar profissionais especializados. Dependendo das normas do fórum, é possível criar uma conta empresarial e divulgar livremente as vagas.

São exemplos desses fóruns o Clube do Hardware, uma possibilidade para quem quer encontrar profissionais da área de programação, por exemplo, e o Contábeis, fórum voltado para a discussão na área de contabilidade.

LinkedIn

O LinkedIn é uma plataforma de rede social profissional. Nela, empresas e profissionais criam conexões que podem abrir oportunidades e originar uma parceria ou contratação.

A rede social é uma boa forma de recrutamento ativo, no qual a empresa vai atrás do candidato. É importante destacar que a rede deve servir de suporte para outras formas de encontrar candidatos, como os sites especializados em recrutamento e seleção, e não a única forma de ação do RH.

Plataformas de recrutamento e seleção

Se você quiser ter um alcance maior e a certeza de que sua vaga será vista por profissionais, é importante apostar em plataformas de recrutamento e seleção. Nesse caso, é possível optar por plataformas específicas para determinadas áreas ou aquelas que oferecem a chance de distribuir o anúncio para vários sites de emprego.

Para tirar o melhor dessa forma de divulgar vagas, opte por aqueles sites com maior fluxo de candidatos e que permitam automatizar os processos. Dessa forma, é possível enviar anúncios para sites variados e receber propostas em um único endereço.

As plataformas de recrutamento e seleção são uma das formas mais eficientes de divulgar vagas, já que são o foco principal de quem está em busca de um emprego. Com elas, é possível diminuir o tempo gasto pelos Recursos Humanos com atividades manuais, concentrar as atividades em um único local, alcançar um grande número de candidatos e contar com ferramentas de filtragem — útil tanto para recrutadores como para profissionais.

A sua empresa tem a melhor ferramenta de divulgação possível: a internet. Com ela, é possível ultrapassar barreiras geográficas, alcançando os melhores profissionais do país — uma ótima notícia para as empresas que precisam contratar talentos, acertar na escolha de candidatos e melhorar o turnover.

Os meios possibilitados por essa ferramenta são vários: de sites especializados a plataformas de recrutamento, certamente você encontrará aquele que possui a maior quantidade de profissionais com o perfil desejado no momento de divulgar vaga!

E então, pronto para encontrar os melhores profissionais? Saiba, também, como estruturar um ótimo processo de recrutamento e seleção de pessoas!

 

kit checklist + template - anunciar vagas