Escolha uma Página

O Brasil é um dos países mais plurais do mundo. Em uma sociedade formada por tantos povos, é difícil encontrar uma etnia ou um grupo que não tenha, ao menos, um representante no povo brasileiro. Essa mistura, que foi fundamental na construção da identidade brasileira, é essencial também nas organizações.

Garantir a diversidade nas empresas é reunir visões de mundo e, com isso, promover o debate construtivo de ideias e a busca por soluções inovadoras, além de tornar o convívio no ambiente de trabalho uma experiência enriquecedora.

Quer saber quais são os benefícios de ter uma equipe com diversidade racial, cultural e de gênero na sua instituição e como encontrar os colaboradores para ter um time com esse perfil? Continue a leitura!

Os benefícios da diversidade nas empresas

A imagem de uma empresa perante o público é reflexo não apenas de suas ações, mas também dos seus funcionários. Os colaboradores precisam estar alinhados à missão e aos valores da empresa, e, da mesma forma, ela precisa representar os ideais em que acredita.

Entenda que não são apenas por etnias que uma sociedade é formada. Toda organização que preza por uma política inclusiva e de diversidade precisa levar em conta muito mais do que a cor da pele na hora do recrutamento.

Para realmente aumentar a diversidade nas empresas, é importante montar uma equipe com trabalhadores com deficiência, de diferentes orientações sexuais, de classes sociais distintas, entre outros.

Investir em diversidade pode mudar a perspectiva de trabalho e trazer enormes vantagens para sua organização. A melhora da imagem institucional é apenas uma delas. Que tal conhecer mais algumas?

Enriquecimento da comunicação

Quanto mais plural for sua organização, mais fácil será se comunicar com diferentes públicos. Ter pessoas na equipe que já no início dos processos têm uma visão clara não apenas dos desdobramentos internos, mas também de como isso repercutirá na sociedade é essencial.

Submeter as ações de divulgação a um time heterogêneo pode melhorar tanto a eficácia da mensagem quanto a detecção de campanhas que podem, de alguma forma, ofender um determinado grupo. Nesse sentido, ações corretivas poderão ser tomadas previamente sem o problema do desgaste público.

Redução de conflitos

Uma empresa que envolve profissionais de diferentes perfis constrói uma cultura de respeito ao próximo e à diversidade. Uma instituição na qual os colegas convivem com a diferença e exercitam a tolerância e a empatia tende a ter um ambiente de trabalho mais coeso e harmonioso.

As variadas opiniões naturalmente surgirão. E isso é fundamental para que as organizações cresçam. Ter profissionais que saibam ouvir e, mais do que isso, que se sintam estimulados por visões divergentes contribui para a convergência de ideias sem desencadear desentendimentos e conflitos.

Ambiente produtivo e criativo

Incentivar o pensamento fora da caixa e estimular um comportamento cooperativo torna o escritório um local propício à produtividade. Quando os colaboradores têm a liberdade de propor ações e também de serem eles mesmos, o obstáculo da censura pessoal é superado.

Trabalhar com gestores que, além de não imporem a adequação a um perfil quadrado de profissional, depositem confiança na equipe dá vazão à criatividade e transforma a atuação dos colaboradores, impactando positivamente os resultados e aumentando o nível de engajamento.

As principais formas de fomentar a diversidade

Agora que já ficaram claras todas as vantagens que apostar na diversidade traz para as empresas, vamos explicar como fomentar essa prática e ter uma cultura corporativa rica e plural. Para conquistar esse objetivo, coloque em prática as dicas a seguir.

Faça um diagnóstico da equipe

Antes de qualquer ação, é preciso ter uma visão clara de como é composto seu time. Tenha à mão os dados da empresa para visualizar se já há uma atmosfera igualitária dentro da sua instituição. Caso identifique que esse equilíbrio ainda não existe, assuma a falta de diversidade e defina um plano de ação para promover a mudança necessária.

Estimule programas inclusivos

Se um grupo de colaboradores tem o desejo de desenvolver atividades que promovam o debate de questões importantes, incentive a criação de programas de inclusão. Uma comissão para debater a questão LGBTQs, por exemplo, pode trazer importantes contribuições para a melhora da instituição. Além disso, oportunizar aos empregados a chance de atuar em causas pessoais dentro da organização aumenta a sensação de pertencimento.

Promova ações culturais

Já pensou em realizar uma exposição de arte no hall da empresa, com publicações de arte nipônica ou de itens culturais africanos, por exemplo? Ao promover esse contato com obras de outras culturas, você estará contribuindo para o amadurecimento profissional, o exercício da tolerância e o respeito às diferenças e ampliando a compreensão de mundo da equipe.

Invista em comunicação interna

É fundamental ouvir e também informar os colaboradores. Com a ajuda de uma equipe multidisciplinar, trabalhar a comunicação interna, envolver o trabalhador nas decisões e dar feedbacks ou, até mesmo, investir em uma rede social corporativa que promova a interação são ações que melhoram o relacionamento.

Tenha um processo de recrutamento estruturado

A montagem de uma equipe plural começa no processo de seleção. Contar com uma plataforma eficiente de divulgação de vagas fará com que seu anúncio seja visualizado por uma quantidade maior de candidatos e contribuirá para encontrar os profissionais certos para a empresa.

O Recruta Simples é uma plataforma que divulga a oportunidade de emprego da sua organização em mais de 100 sites. Já são quase 3 milhões de candidatos entregues e mais de 10 mil empresas atendidas. O sistema faz a triagem de acordo com as especificações da vaga e encaminha apenas profissionais com o perfil desejado.

Com uma plataforma de anúncio de vagas moderna e abrangente, você terá uma gama de candidatos com as mais diferentes qualificações e histórias de vida. A partir disso, é só alinhar a contratação para promover a diversidade na sua instituição.

Mas lembre-se de que não é apenas contratar. Nas empresas, o profissional precisa encontrar um ambiente acolhedor e propício para desenvolver o seu melhor e ter liberdade de expressão e as ferramentas necessárias para desempenhar suas atividades.

Se você concorda que a diversidade nas empresas é um fator decisivo na estratégia e na atuação das organizações e quer ter um processo de recrutamento que fomente isso, não perca mais tempo!

Entre em contato conosco agora mesmo e conte com todas as funcionalidades que o Recruta Simples oferece para que sua contratação seja certeira e vá ao encontro dos ideais da empresa!

anuncie sua vaga no recruta simples