Escolha uma Página

Para que uma empresa consiga obter resultados positivos, as estratégias devem iniciar já na contratação dos profissionais que vão compor as equipes. Estruturar adequadamente as etapas de um processo seletivo é fundamental para acertar na composição desses times.

O setor do RH é o responsável por contratar os grandes talentos disponíveis no mercado, atraindo pessoas capacitadas e alinhadas às características do negócio para ocupar as funções.

O artigo de hoje vai revelar quais os estágios que não podem ficar de fora na hora de organizar uma seleção de emprego otimizada e eficiente. Continue a leitura e saiba mais!

Planejar

Ao planejar as etapas de um processo seletivo, o primeiro passo é avaliar quais as reais necessidades da vaga e se é possível preenchê-la dando a oportunidade para um colaborador que já faz parte da empresa.

Depois, é preciso definir o perfil da vaga, descrevendo o cargo, suas atividades e quais as características e habilidades desejadas.

Unindo as demandas da vaga às do perfil desejado, é hora de descrever as competências técnicas, fundamentais para que as funções possam ser realizadas com segurança, conhecimento e maestria.

Atrair

Com toda a estrutura definida na etapa de planejamento, é hora de divulgar a vaga. O anúncio deve contemplar:

  • habilidades e características profissionais e pessoais necessárias;
  • competências técnicas;
  • atividades a serem desempenhadas;
  • horário e local de trabalho;
  • benefícios;
  • remuneração.

Todas essas informações devem ser apresentadas de maneira objetiva e o canal de divulgação precisa ser muito bem escolhido. Você realmente sabe onde o seu público-alvo procura por novas oportunidades? Será pelo LinkedIn ou por empresas voltadas aos processos de recrutamento e seleção?

Certifique-se de que vai fazer uma boa escolha antes de disparar as vagas para atingir os melhores do mercado.

Executar

A execução é uma das etapas mais importantes de um processo seletivo. Aqui é o momento em que você vai conhecer o candidato, aplicar entrevistas, realizar testes e dinâmicas para encontrar o profissional mais alinhado às expectativas da empresa.

Atualmente, existem softwares que otimizam esse trabalho e fazem a triagem dos currículos de acordo com as necessidades do negócio.

Assim, o RH pode se dedicar a preparar o roteiro da entrevista e pesquisar dinâmicas criativas e eficientes em que competências técnicas e psicológicas devem ser igualmente avaliadas.

A presença e o contato com o líder de setor ou gestor da empresa também são imprescindíveis nessa fase, pois ninguém melhor do que uma pessoa com experiência no departamento para avaliar qual o candidato com o perfil mais adequado ao que é esperado.

Finalizar

Ao finalizar o processo, é muito importante que o profissional do RH dê um feedback a todos os participantes. Agradecer a participação de todos e informar sobre o fim do processo demonstra que a empresa tem respeito pelo tempo dos candidatos e ajuda a fortalecer a imagem da marca.

Apostar na organização das etapas de um processo seletivo e segui-la à risca é um dos mecanismos mais úteis para compor um quadro de funcionários eficiente e produtivo, capazes de atingir os resultados esperados.

Que tal compartilhar este artigo nas redes sociais, dividir o conhecimento com seus colegas de profissão e, quem sabe, receber dicas complementares?

ebook manual contratação eficiente