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Uma coisa é fato: quando a nossa equipe está desmotivada, nós acabamos ficando desmotivados também. E quando isso acontece, não batemos as metas, encontramos dificuldade em desempenhar as nossas funções dentro da empresa e temos dificuldade na gestão e na resolução de todos esses problemas.

Mas, e se você desse um up? E se você conseguisse motivar a sua equipe de vendas a um patamar que eles consiga superar as metas e bater todas as suas expectativas? Pois bem, elaboramos um guia com 10 dicas infalíveis que você poderá aplicar na sua empresa para que o sucesso seja seu sobrenome!

Treine a sua equipe

Quando uma equipe é bem treinada, elas aprendem as técnicas certas de vendas e isso aumenta a confiança delas. Quando elas percebem que estão conseguindo bater as metas e que o seu trabalho está gerando resultados, elas começam a querer mais e mais e se motivam sozinhas.

Entender a mente do seu público-alvo é primordial para o sucesso em vendas! Além disso, elas devem conhecer todos os benefícios e por porquês de cada produto que está vendendo. Mostrando aos outros que a sua equipe é bem treinada, não haverá espaço para erros!

Seja seu incentivador

Você não deve nunca mais assumir o papel de chefe, mas sim de líder. E um líder deve atuar como incentivador, como facilitador dos trabalhos. Ajude a sua equipe a conseguir atingir os objetivos desejados e faça com que isso passe a ser algo natural. Converse com a equipe, veja suas principais dificuldade, procure resolver os problemas juntos e eles se sentirão seguros e confiáveis.

Defina as metas de forma clara

Tanto as metas individuais quanto as metas em equipe devem ser claras e objetivas. O problema é que muitos lugares começam com metas astronômicas, o que desanima e dificulta os resultados, tente começar com metas menores e vá aumentando a medida que os seus vendedores se sentem mais seguros e confiantes para bater as metas estipuladas.

Procure dividi-las em: diárias, semanais e mensais. Procure conversar com eles todos os dias para conseguir entender os processos e ver no que você conseguirá auxiliá-los.

Prospecção, follow up e resultado

É uma cultura que você precisará criar, sempre. Depois que você já tem os seus potenciais clientes, procure conversar com eles e no dia seguinte, mandar um e-mail para lembra-lo da reunião de vocês. Deixe número de telefone, site e catão de visita escolha os resultados que vcê espera. Não prospecte e esqueça o cliente ou espere que ele te retorne, faça isso você.

Faça reuniões

É importante que você faça reuniões semanais e mensais. Lembre-se do planejamento que vocês traçaram. A reunião pode acontecer na segunda-feira, para passar tudo o que temos que fazer na semana e na sexta-feira, para ver o que conseguimos, efetivamente, fazer e quais os resultados colhemos.

Assim, conseguimos também planejar o que faremos na semana que vem, as coisas que ficaram pendentes. E na reunião mensal, separe um dia só para isso, ouça o que eles tem pra dizer e se planeje para o próximo mês.

Faça companhas de reconhecimento

Todo mundo gosta de ter o seu trabalho reconhecido e valorizado. Procure fazer uma campanha de incentivo verdadeiro, que motive o seu vendedor a ter “amor de dono” pelo trabalho que ele desenvolve.

Mas lembre-se de deixar as regras claras e fixadas em locais que as pessoas possam consultar sempre. E a premiação deve ser boa, uma premiação que anime! Pode ser uma viagem, pode ser uma bonificação em dinheiro, pode ser umas férias a mais… Use a imaginação! Você pode ouvir até o que eles adorariam ganhar de prêmio, por exemplo.

Estímulo diário

Chegar na empresa e ter um café da manhã mesmo que básico) esperando por eles, um coffee break no meio do expediente, um churrasco quinzenal, enfim, coisas que incentivem e estimulem o seu vendedor e estar contente com a empresa. É sabido que vendedores felizes conseguem aumentar o seu potencial de vendas em até 45%! Invista nisso!

Valorize-os

É importante que eles saiba que você sente que eles são importantes para o seu negócio. Deixe isso claro a todo o momento. Quer uma dica: espalhe pequenas gentilezas. Leve caixas de bombom, deixe post it espalhados com frases positivas. Crie uma família de verdade e você sentirá os resultados melhorares.

Cobre certo

É bastante comum que você cobre vendas e resultados, certo? Mas isso não depende só do vendedor. Então, cobre ações que eles farão para gerar a venda! E os ajude. Lembre-se de que um líder nato é o verdadeiro responsável pelo sucesso de seus vendedores.

Seja pessoal

Um bom líder elogia no coletivo e na hora de chamar atenção, faz isso de forma privada. Procure saber o porque não converteu a venda, e o que nós, quanto um time, podemos fazer para melhorar esses resultados.

Os resultados positivos são consequências das nossas ações. E aí, está pronto para mudar?

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