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Ao mesmo tempo em que foram ganhando relevância cada vez mais estratégica para as empresas, as atividades de recrutamento e seleção também passaram a demandar maior assertividade e agilidade.

Para reduzir o tempo dispensado às contratações e as chances de uma escolha equivocada é possível antecipar os processos indispensáveis para a seleção. Manter bancos de currículos atualizados e direcionados à cultura e demandas da empresa é um deles.

Confira, a seguir, qual a melhor forma de antecipar essa etapa e aperfeiçoar os procedimentos de contratação de novos colaboradores em sua empresa!

Faça a triagem dos currículos

O primeiro cuidado para a formação de bancos de currículos é a triagem. Sempre que um profissional procura a empresa — seja voluntariamente, seja em atendimento a uma seleção específica —, é necessário identificar seus pontos fortes e suas fraquezas para avaliar seu possível aproveitamento.

Além do alinhamento de seu perfil à cultura da empresa, é preciso definir alguns parâmetros de avaliação. Escolaridade, experiências anteriores e habilidades apresentadas podem ser alguns deles.

Mantenha o banco atualizado

É importante contar, em bancos de currículos, com um grande número de opções que possam ser chamadas à seleção quando surge uma oportunidade na empresa. Por isso, a inclusão de novos candidatos sempre é bem-vinda. Porém, é preciso ficar atento à atualização dos perfis.

É importante avaliar sempre o quão atualizados se mantêm os currículos há mais tempo inseridos no banco. Também é preciso verificar se estão duplicados, já que muitos candidatos enviam mais de um currículo à mesma organização. Assim, efetue a atualização periódica do seu banco de currículos.

Reserve os talentos

Durante uma seleção específica, é comum identificar um número maior de talentos além dos necessários para preencher as vagas disponíveis. O que não significa que não possam vir a ser aproveitados em futuras contratações.

Uma boa medida é reservar esses talentos de forma que se possa, em um novo processo, aproveitá-los. A medida é eficiente para aproveitar ao máximo os bons currículos.

Padronize o banco de currículos

Para que a ferramenta seja realmente útil no momento de realizar uma contratação é importante que ela possa ser aplicada de forma ágil e efetiva, o que é facilitado por meio da adequada padronização das informações.

Atualmente, a melhor forma de fazer isso é utilizando meios digitais para o armazenamento dos currículos. Além de eliminar o uso de papel, essa opção facilita a pesquisa e a análise dos perfis. O armazenamento em nuvem ou por meio de formulários no site da organização são boas opções para a padronização.

Crie categorias

Para facilitar ainda mais a pesquisa pelos melhores talentos em seu banco de currículos, separe-os por categorias. Assim, sempre que precisar realizar uma busca, você terá um ponto de partida específico baseado em suas demandas.

A categorização pode ser feita por área de atuação, experiências anteriores, capacidades técnicas ou qualquer outro parâmetro importante para o seu negócio. Se necessário, crie também subcategorias.

Utilize a tecnologia

Atualmente, os processos de gestão de pessoas, incluindo seleção e recrutamento, revelam incontáveis opções de softwares e outras soluções tecnológicas que facilitam o trabalho dos recrutadores. Não se prive de utilizar um deles e veja o quanto são úteis!

Essas são algumas etapas importantes para organizar bancos de currículos em sua empresa. Ao fazer isso, você terá uma ferramenta essencial para maximizar os processos de recrutamento e seleção de novos talentos.

E se deseja facilitar suas contratações com mais efetividade na divulgação das vagas disponíveis, entre em contato conosco e descubra o quanto podemos ajudá-lo!

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