Escolha uma Página

O gerenciamento de talentos em uma equipe é sempre particular, diferindo bastante de empresa para empresa. Especialmente porque esse processo é um dos, senão o mais importante para qualquer negócio.

Prezamos muito para que isso seja feito da forma mais coerente possível para que nossos valores e missão estejam representados em nossos Rockers, como afetuosamente apelidamos nossos colaboradores.

Além de muito importante, esse processo é extremamente complexo e deve ser feito com muita precisão e cautela. Por isso, investimos bastante na seleção de quem irá representar nossa marca e garantir que atinjamos nossos objetivos.

Quer saber como contratamos e conseguimos reter os colaboradores mais disputados pelo mercado marketing digital? Continue lendo esse texto e descubra!

 

Como a Rock contrata seus colaboradores

Somos uma empresa de marketing de conteúdo, que educa o mercado e entrega conteúdo de qualidade para que nossos clientes consigam alavancar seus resultados.

Para sermos reconhecidos como referência em inbound marketing e atingir bons resultados, precisamos ser muito criteriosos quanto a quem trabalha na Rock. Vamos te explicar um pouco mais sobre como fazemos isso aqui:

 

Valores

Temos um processo de contratação baseado em alguns pilares fundamentais que são os valores da Rock Content. São eles que garantem que não só vamos conseguir atingir nossa missão, mas vamos fazê-la de forma ética e de acordo com o que acreditamos ser correto.

Mas não só isso, queremos fazer isso de forma única, e por isso nossos valores refletem quem queremos ser e como nossos rockers trabalham. Eles estão extremamente presentes durante todo nosso recrutamento, sendo os principais motivos de uma contratação.

Nosso valores são:

 

Aprender

Desde nossos fundadores até os colaboradores, todos são viciados em aprendizado. Nosso CEO lê pelo menos 100 livros todo ano, nosso CMO acompanha mais de 1.000 newsletters diariamente, e por aí vaí.  

Prezamos sempre por pessoas que não se acomodam com o que sabem e estão sempre a procura de mais aprendizado. Tudo isso para podermos testar tudo de melhor que existe no mercado e sempre nos desenvolvermos pessoalmente e como empresa.

 

Ensinar

Não só gostamos de aprender, mas somos apaixonados por ensinar. Guardar o que sabe para si não é uma atitude comum para um rocker. Somos professores e gostamos de ver o desenvolvimento daqueles à nossa volta.

Por isso, educamos nossos clientes e os clientes deles a partir de conteúdo educativo e relevante.

 

Resolver

Do que adianta aprender e ensinar se não estamos resolvendo os problemas que aparecem à nossa frente? Reunimos profissionais gostam de pôr a mão na massa e resolver desafios.

 

Colaborar

Lidamos diariamente também com metas individuais, mas estamos em uma empresa com quase 300 funcionários e que um time está totalmente conectado com o outro, e gostamos disso.

Sabemos que trabalhar com um equipe complementar e excepcional é o que nos faz crescer. Por isso prezamos pela transparência, por feedbacks claros e pela empatia.

 

Crescer

Em menos de 5 anos já crescemos muito, mas não só como empresa. Prezamos pelo crescimento individual de cada um de nossos rockers e isso faz com que cada time dentro da empresa cresça e atinja suas metas.

 

Respeitar

Respeitamos o trabalho, a individualidade e as escolhas de cada um de nossos rockers. Somos uma equipe diversa e colaborativa. Por isso, o respeito e a horizontalidade são características fundamentais das relações dentro da Rock.

 

Confiar

Somos seletivos em nosso recrutamento e como consequência confiamos no trabalho realizado por cada um. Se uma tarefa foi delegada, sabemos que ela será realizada da melhor forma possível e por isso, prezamos por pessoas que conseguem confiar no próximo.

 

Importar

Individualismo não tem espaço entre nossos rockers. Contratamos pessoas que vão muito além dos seu job description, que prezam não só por seus resultados individuais, mas de seu time, outras equipes e da empresa como um todo.

Além de procurarmos pessoas empáticas, que preocupam com os seres humanos além de suas funções como profissional.

Esses valores demonstram quem somos e quem almejamos ser. Mas eles estão em constante evolução, assim como nós.

 

O processo de contratação

Nosso processo é flexível de acordo com o time e a vaga na qual ele está sendo aplicado. No entanto, algumas etapas são essenciais e garantem que estamos contratando pessoas que tenham nosso valores e tem as habilidades técnicas necessárias.

  1. Triagem de currículo: é aqui onde analisamos as experiências e temos os primeiros indícios do que o candidato já conquistou e como ele pode se encaixar em nossa equipe.
  2. Entrevista por telefone: após identificar os melhores currículos, e com isso queremos dizer aqueles que tem o maior potencial de ser um rocker de sucesso, realizamos nossa entrevista por telefone. Ela identifica a motivação dos candidatos e nos permite identificar se eles acreditam e entendem nossos objetivos como empresa. Além de identificar aqueles aqueles que possuem as certificações da Universidade Rock Content, de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, requisitos obrigatórios para qualquer candidato.
  3. Teste técnico: nesta etapa queremos entender o potencial técnico de nossos possíveis rockers. Não procuramos por perfeição, mas queremos enxergar como aquele candidato vai poder agregar para nosso time e como poderá se desenvolver dentro da Rock.
  4. Entrevista com gestores: esse é o primeiro contato presencial do candidato com a Rock e com os gestores que serão responsáveis por ele, caso aprovado. É nesse momento que procuramos alinhar expectativas e entender melhor o potencial daquele profissional em integrar o time e trabalhar com seus gestores com fit cultural e técnica.
  5. Entrevista com nosso CEO: a última etapa e uma das mais importantes para nós é a entrevista com nosso CEO, Edmar Ferreira. Aqui, queremos entender como aquela pessoa irá performar dentro da empresa seguindo nossos valores e acreditando em nossa missão.

Após essas etapas, o candidato pode ser aprovado e finalmente, integrar nossa equipe.

 

Quem contratamos

Com todas essas etapas e um processo muito bem estabelecido por nosso time de Recursos Humanos, conseguimos selecionar os melhores profissionais para trabalhar conosco. Mas o que são os melhores profissionais para nós? Vamos te contar.

Sempre contratamos pessoas por sua cultura, e treinamos suas habilidades. Temos recursos necessários para desenvolver essa pessoa aqui dentro, por isso, acreditamos no potencial de quem selecionamos.

Queremos um time que se complemente e que pense no desenvolvimento da empresa, assim como seu próprio desenvolvimento.

 

Como retemos nossos Rockers

Após o processo de recrutamento temos rockers habilidosos e muito alinhados à nossa cultura. Mas como manter profissionais tão competentes e disputados pelo mercado dentro da empresa?

 

Cursos e treinamentos

Um dos principais pontos da nossa cultura é a transparência.

Por isso, queremos garantir o acesso de nossos colaboradores a todas as informações necessárias para o desenvolvimento de suas funções. E garantimos isso durante toda sua trajetória dentro da empresa.

Começamos pelo processo de Onboarding, que funciona de maneira imersiva na primeira semana de trabalho de nossos rockers. Eles são expostos aos processos de funcionamento de cada setor da Rock Content, garantindo que tenham uma visão sistêmica de suas funções.

Durante seu trabalho, esses colaboradores trabalham lado a lado com seus gestores, referências em suas áreas de atuação, seja elas quais forem. E com reuniões de feedbacks periódicas com os mesmos, o que garante o alinhamento de expectativas e a transparência da relação, possibilitando feedbacks claros e eficientes.

Além disso, todos os rockers tem acesso gratuito e ilimitado à Universidade Rock Content e seus cursos de: SEO, Mídias Sociais, Inside Sales, entre outros. Facilitando assim o crescimento desses profissionais e seu desenvolvimento não só em sua área de atuação, mas profissionais completos em marketing digital.

 

Reconhecimento

Trabalhamos com profissionais incríveis e sabemos disso, mas queremos que eles saibam também! Por isso, precisamos garantir que exista reconhecimento dos resultados alcançados e do desenvolvimento pessoal de cada rocker.

Cada time possui seu plano de carreira e investe de maneira diferentes no desenvolvimento de seus membros. Mas de maneira geral, acreditamos com bonificações, premiações e promoções.

Além disso, incentivamos o desenvolvimento de cada um, e temos algumas maneiras de fazer isso. Como nossos Rock Talks ou nossa Escola da Rock, espaços onde nossos rockers podem praticar nosso valor de ensinar, compartilhando seus conhecimentos em pequenas aulas de 5 minutos (Rock Talks) ou uma hora (Escola da Rock).

Muito além de tudo isso, nosso dia a dia é pautado em nossa cultura, e reconhecer o crescimento de cada pessoa que trabalha conosco é algo constante em nossa rotina.

 

O que aplicar em sua empresa

Manter uma cultura forte não é fácil, e demanda esforço e gerenciamento. Por isso, contratar pessoas que estão de acordo com o que você acredita ser o certo para sua empresa é o caminho para o sucesso de seus processos de recrutamento.

Recapitulando:

  • Seja criterioso em sua seleção
  • Contrate por cultura, e treine as habilidades
  • Gerencie seus colaboradores de acordo com seus valores
  • Reconheça seus talentos e os treine para serem cada vez melhores

Não existe fórmula secreta para processos de gestão de pessoas, no entanto, entender como outras empresas conseguem atrair talentos é essencial para o seu sucesso.

Se você quer se aprofundar ainda mais no assunto e entender outras formas de reter e captar colaboradores, conheça o employer branding!

*Conteúdo produzido pela equipe da Rock Content. Em uma parceria de conteúdo com o Recruta Simples.

 

kit checklist + template - anunciar vagas