Escolha uma Página

Você passou por alguns testes e entrevistas por telefone. Agora, o líder da área está pronto para te conhecer pessoalmente.

A pesquisa sobre o negócio da empresa já está pronta e você já treinou suas respostas para as principais perguntas de entrevista. A única dúvida que resta é  como se vestir para entrevistas como essa.

Candidatos de antes dos anos 2000 não precisavam pensar demais sobre o que vestir no dia da entrevista. Mas nos últimos anos, a forma com que as pessoas se vestem no trabalho tem mudado bastante. Logo, sua forma de se vestir para a entrevista deve seguir essas novas regras.

Você quer descobrir como se vestir para entrevistas de emprego de forma adequada? Então continue sua leitura!

Nesse artigo vamos ensinar algumas dicas o que analisar para causar uma boa impressão no dia da sua entrevista de emprego.

 

1. Se encaixe no perfil do cargo

A primeira pergunta que você precisa se fazer é: Como os profissionais da minha área se vestem?

A ideia aqui é identificar se você pode se mais informal ou é melhor ser mais formal. Ou se pode usar peças da moda, ou é melhor usar peças mais conservadoras.

Por exemplo, se você é um profissional da área de tecnologia, geralmente você poderá se vestir de forma mais informal. Por outro lado, se você for da área de jurídica, provavelmente você terá que se vestir de forma mais formal.

 

2. Se adeque ao perfil da empresa

Outra pergunta que você deve se fazer é: Como os profissionais se vestem dentro dessa empresa?

Essa questionamento deve ser feito também porque o mesmo profissional pode se vestir de formas diferentes, dependendo do perfil da empresa.

Imagine o exemplo do profissional da área de tecnologia novamente. Se esse profissional estiver trabalhando na área de TI de um banco, ele precisará se vestir com roupas mais sociais. Enquanto se esse mesmo profissional estivesse trabalhando em uma startup, as roupas poderiam ser mais despojadas.

 

3. Seja sempre um pouco mais formal

Depois de identificado o perfil do cargo e da empresa, o ideal é que você se vista de forma um pouco mais formal. Ou no mínimo no mesmo nível de formalidade.

O objetivo aqui é não correr o risco de causar uma má impressão inicial. Dessa forma você demonstra que fez sua lição de casa e que compreendeu bem como é o dress code dentro daquela empresa.

 

4. Não exagere ao se vestir para entrevistas

Se vestir bem não garante que você conseguirá o emprego, então não adianta exagerar. Usar roupas caras, cores chamativas e um monte de acessórios podem inclusive te prejudicar.

As roupas que você usa contam muito sobre a sua personalidade. Para causar uma boa primeira impressão é bom não inovar demais nas roupas para a entrevista. É recomendado usar roupas boas, tons mais neutros e poucos acessórios.

Para mulheres, se houver dúvida de como se vestir, existem sites para fazer um teste de estilo. No MYPS, por exemplo, você pode fazer esse teste e receber dicas exclusivas de roupas e acessórios que se enquadram no seu perfil.

 

5. Vá além das roupas

Vale lembrar que não são apenas as roupas que contam para causar uma boa impressão.

Para homens, é sempre bom manter a barba e o cabelo bem cuidados, com as unhas cortadas e com um perfume agradável.

Para mulheres, também é indicado manter o cabelo e as unhas arrumadas. Além de um perfume agradável e uma maquiagem neutra e discreta.

 

__________

 

Como você se veste no seu trabalho?

Deixe seu comentário abaixo!