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Você já ouviu falar em clima organizacional? O conceito pode ser definido como a percepção que os colaboradores têm da empresa em que trabalham, influenciando diretamente a produtividade, a motivação, o engajamento e o comportamento das equipes.

O ambiente de trabalho oferecido a esses profissionais deve valorizá-los, encorajá-los e mantê-los instigados a apresentar o melhor de si durante o cumprimento de suas funções.

Para que você tenha um melhor entendimento do que é e como atingir esses resultados positivos, preparamos este artigo respondendo 6 das principais dúvidas que costumam surgir a respeito desse tema. Continue a leitura e saiba mais!

1. Quais são os benefícios de um clima organizacional positivo?

Um clima organizacional positivo é requisito básico para que a empresa tenha funcionários engajados e uma redução significativa na evasão de talentos — o famoso turnover, fantasma de todo negócio.

Quando o clima é favorável, os profissionais têm uma melhora na percepção da organização. Tal comportamento é significativo a ponto de mexer, até mesmo, com a criatividade. Ele permite que os colaboradores pensem fora da caixa, solucionando problemas de forma criativa, contribuindo com ideias inovadoras em processos de implementação e propondo mudanças significativas na rotina de trabalho já existente.

O atendimento ao cliente também pode ser impactado com as mudanças. Com uma equipe motivada, a tendência é que ela atenda de maneira mais ágil e com mais qualidade, garantindo boas experiências e aumentando o número de clientes fidelizados.

Motivação, engajamento e experiência positiva do cliente só podem gerar resultados positivos nos lucros e investimentos da empresa!

2. Como diagnosticar a atmosfera da empresa?

As pesquisas de clima organizacional são muito úteis para fazer o diagnóstico da atmosfera da empresa e podem ser realizadas por meio de um simples questionário.

Um dos elementos mais importantes desse processo é que o colaborador sinta confiança em dar respostas que sejam condizentes com a realidade. Ao se sentir coagido, pode temer pelo seu emprego, e a tendência é que tente proteger o cargo ocupado.

Por isso, é fundamental que a empresa proceda com essa ação de maneira confidencial e promova mudanças para que as equipes percebam as melhorias. Do contrário, em uma segunda oportunidade, os colaboradores não terão interesse em demonstrar suas insatisfações, já que nada foi feito na experiência anterior.

Os indicadores de assiduidade, de turnover e de produtividade também devem ser mensurados. A partir deles, você perceberá se tem algo errado e poderá buscar as soluções mais adequadas.

3. Qual é a importância do líder na construção do clima organizacional?

O líder é a imagem e o elo entre a diretoria da empresa e as equipes, sendo uma peça crucial na construção de um bom clima organizacional, pois, muitas vezes, é um exemplo a ser seguido pelos seus colaboradores.

Líderes pouco assíduos, desmotivados e que apresentam baixo nível de engajamento causam uma má impressão aos liderados, além de ter uma produtividade insatisfatória.

Esses profissionais precisam ter um perfil comprometido, com valores próximos aos da empresa, ser experientes e apresentar uma atuação de alto desempenho. Dessa forma, sua imagem pode ser vista como uma referência positiva.

4. Quais são as desvantagens de um clima organizacional ruim?

Se o clima positivo apresenta motivação, engajamento e bons resultados, um clima organizacional ruim promove justamente o contrário.

O absenteísmo e a evasão de funcionários começa a ser uma realidade, pois a falta de motivação gera atrasos e faltas e faz com que eles procurem uma empresa que ofereça um ambiente de trabalho mais leve e agradável.

A relação entre líderes e liderados também fica abalada, perdendo o foco e o direcionamento do trabalho. Assim, as horas trabalhadas podem até ser cumpridas, mas a produtividade cai.

Colaboradores ausentes geram custos extras, e a queda na produtividade faz com que os lucros da empresa não sejam adequados ao investimento feito e às metas estabelecidas. Portanto, é preciso tomar cuidado para que isso não aconteça!

5. Como o clima organizacional é construído?

A atmosfera presente no ambiente laboral sofre a influência de diversos fatores, além dos que já foram apresentados ao longo do texto. Um dos principais são as relações interpessoais, não só entre os colegas de trabalho, mas também com os clientes.

Esteja atento à maneira como os trabalhadores tratam uns aos outros, mas também como anda o relacionamento deles com os clientes. Embora a máxima “o cliente sempre tem razão” seja verdadeira, nem sempre um vendedor ríspido está descontando sua frustração no consumidor.

Por isso, uma política de treinamentos e as pesquisas organizacionais citadas anteriormente são essenciais para que se possa manter a qualidade do atendimento diante das mais variadas situações.

Em se tratando do relacionamento entre as equipes, quando os conflitos são presentes, a tendência é que o clima seja pesado. Assim sendo, as estratégias para uma boa convivência devem ser constantes. Reuniões, coffee-breaks e outras atividades que visam à socialização dos membros da empresa não podem ser ignoradas.

6. Que ferramentas podem ajudar a promover essa melhoria?

A gestão de benefícios é outro fator de influência direta na qualidade do clima organizacional. Benefícios úteis e criativos têm o poder de manter a equipe motivada e comprometida com seu serviço.

Planejamento, inovação e criatividade são necessários para oferecer benefícios diferenciados. Vale-alimentação e plano de saúde já assumem o papel de insumos básicos no mercado de trabalho.

Portanto, satisfação e retenção de talentos devem ser trabalhados com novas alternativas, como horário flexível, uniformes de acordo com estação do ano ou vale-cultura. Pesquise e invista!

Seja qual for a estratégia adotada, a empresa deve ter sempre em mente que o clima organizacional é construído de forma involuntária e atemporal. Um problema não percebido no presente pode acarretar prejuízos no longo prazo.

Nesse sentido, podemos considerar que toda a rotina da empresa tem impacto direto na sustentabilidade do negócio, desde o horário de funcionamento até a forma como os gestores se comunicam com seus colaboradores. Em vista disso, tornar o clima organizacional favorável ou não ao sucesso da empresa é uma construção constante e que deve ser realizada estrategicamente.

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