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Uma das tarefas básicas do setor de RH é elaborar e executar os processos de recrutamento e seleção de pessoas. Entretanto, o fato de ser uma atividade rotineira não significa que não mereça atenção.

Contratar um novo colaborador é sempre uma ação de grande importância para os resultados da empresa. Nesse sentido, escolher o melhor profissional entre os candidatos é uma tarefa de muita responsabilidade e a postura adotada durante as etapas de seleção é fundamental para que essa contratação seja um sucesso.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para que a empresa possa realizar um processo adequado e eficiente. Confira nossas 4 dicas!

1. Defina as atribuições e perfil da vaga

O primeiro passo para acertar no recrutamento e seleção de pessoas é saber exatamente do que a empresa precisa. Assim, é necessário conhecer profundamente as atividades que serão desempenhadas e qual o perfil exigido para isso.

Nesta etapa, a presença do líder de setor é fundamental. Esse profissional poderá indicar as reais necessidades do cargo e, a partir disso, o RH faz o delineamento adequado da vaga.

Dessa forma, o processo fica mais bem direcionado e aumenta a possibilidade de acertar na contratação.

2. Facilite a candidatura

Se a intenção é recrutar os profissionais mais capacitados para exercer a função e atingir os resultados esperados, divulgar a vaga de maneira adequada é parte fundamental do processo.

A descrição das exigências para o cargo deve ser objetiva e bem redigida, contendo informações relevantes como as competências e habilidades necessárias, atividades que serão desempenhadas e o perfil exigido pela empresa.

Depois, é preciso escolher as plataformas em que essa vaga será anunciada e facilitar a candidatura. Evite sites burocráticos ou questionários muito extensos com informações desnecessárias para a triagem dos currículos.

Sempre que possível, opte pelos canais que concentram um grande número de currículos e que tenha boa movimentação de usuários ativos.

3. Esteja atento aos valores da empresa

Um profissional pode ter um currículo invejável no que diz respeito à parte técnica, mas apresentar problemas após a contratação. Geralmente isso ocorre porque o perfil do indivíduo não está alinhado aos valores da empresa.

Quando falamos em uma organização de sucesso, não podemos reduzir esses resultados positivos apenas a números. O clima organizacional faz parte dessa jornada e o comportamento das equipes influencia diretamente na atmosfera.

Durante o processo de recrutamento e seleção de pessoas, esteja atento às características pessoais dos candidatos.

Maturidade, facilidade para o trabalho em equipe, a forma como esses indivíduos lidam com as frustrações, a capacidade de adaptação e outras habilidades compatíveis com o negócio devem ser consultadas por meio de dinâmicas ou perguntas-chave que revelem essas respostas.

4. Explore as novas tecnologias

A tecnologia chegou com tudo na vida pessoal e profissional das pessoas e não seria diferente com a área de recursos humanos.

Hoje em dia, existem softwares que otimizam esse trabalho, facilitando a triagem de currículos, o alinhamento entre o perfil do profissional e o da empresa e até mesmo divulgando as vagas nos mais diferentes portais de emprego com apenas um clique.

O resultado só poderia ser um conjunto de acertos no que diz respeito à contratação de novos colaboradores, gerando economia e lucratividade para a organização.

O processo de recrutamento e seleção de pessoas é etapa fundamental no sucesso de um negócio. Esperamos que nossas dicas surtam efeito já nas próximas contratações!

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