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As redes sociais vêm ganhando um tremendo espaço entre a sociedade. Por isso, se torna cada vez mais importante que as empresas consigam se adaptar e acompanhar esse novo mercado para captar os melhores talentos. Entre as melhores opções para esse objetivo, está o LinkedIn para empresas.

O uso das redes sociais, em especial o LinkedIn, pode se tornar um ótimo aliado para os objetivos organizacionais. A rede apresenta uma série de opções, desde cargos operacionais até superintendentes. Elas ajudam a recrutar os profissionais certos com muito mais agilidade e precisão.

Se você quer saber como usar o LinkedIn para empresas e alavancar os recrutamentos do seu negócio, continue conosco. Neste post, você vai conferir as principais vantagens percebidas por quem utiliza esse recurso. Aproveite!

Recrutar profissionais capacitados

Um recrutamento eficiente pode ser a chave para melhorar o nível de contratação do seu negócio. Imagine se apenas os profissionais mais cobiçados ou inteiramente alinhados com a oportunidade que a sua empresa oferece participassem do processo seletivo. Isso realizaria o sonho de muitos recrutadores — selecionar o melhor entre os melhores!

Por isso, o LinkedIn disponibiliza um recurso bastante interessante para aquelas empresas que concordam em pagar uma taxa mensal pelo LinkedIn Recruiter. Essa ferramenta facilita a localização daqueles profissionais que se encaixam perfeitamente nos requisitos da vaga.

Além disso, a empresa pode atrair a atenção desses talentos e fazer contato com eles mesmo que não estejam procurando recolocação, tudo pela rede. Então, mesmo que se opte por divulgar a vaga abertamente, ela ainda pode buscar pelos profissionais que mais chamam sua atenção.

Procurar por perfis semelhantes

E se você pudesse utilizar o perfil de seus melhores colaboradores para procurar novos talentos semelhantes no mercado? Pois, saiba que isso é possível com o LinkedIn. Para isso, é preciso incentivar seus colaboradores a terem um perfil completo na rede social para usá-lo como base de busca para outros usuários.

Dessa forma, você pode escolher o perfil profissional ideal a partir dos bons profissionais que já fazem parte da sua equipe. Tudo isso por meio da análise de cargos ocupados, experiências e habilidades procuradas. A partir disso, é possível buscar por perfis que sejam semelhantes, facilitando a identificação dos candidatos ideais para a vaga.

Oferecer autoridade no mercado

Focar na divulgação de vagas e envio de anúncios não é a melhor estratégia para quem pretende se dar bem no LinkedIn. Se a sua empresa quiser ser vista como uma autoridade no mercado e atrair os olhares dos profissionais mais qualificados, ela precisará investir tempo na produção e compartilhamento de conteúdo de qualidade.

Isso pode otimizar o uso do LinkedIn para empresas. Com a rede social, seu negócio tem a oportunidade de mostrar uma imagem realmente profissional e torná-la atrativa para o seu público-alvo. Ela precisará fornecer informações úteis, como:

  • seu histórico;
  • meios de contato;
  • número de funcionários;
  • endereço eletrônico do site.

A partir disso, a empresa terá a oportunidade de construir uma audiência, ou seja, pessoas que realmente se interessam e acompanham o negócio.

Solicitar indicações

O uso de LinkedIn para empresas também permite receber ou solicitar uma indicação. A rede mostra quando um profissional no qual sua empresa está interessada está conectado a algum de seus contatos, como um colaborador, por exemplo. Assim, fica mais simples pedir que essa pessoa facilite a primeira abordagem.

Outra forma de ser indicado pela rede é por meio do compartilhamento e de comentários que os usuários podem fazer na sua publicação. Dessa forma, os conteúdos têm maior alcance e mais chances de atrair membros e seguidores para a página.

Para aumentar ainda mais o engajamento, é válido convidar contatos de outras redes para que eles ingressem no LinkedIn e sigam a página da empresa.

Postar oportunidades disponíveis

anúncio de vagas é um dos recursos mais simples de serem acessados no LinkedIn para empresas. Claro que isso exige uma contrapartida, o pagamento de uma taxa. Dessa forma, profissionais que estão procurando emprego poderão localizar sua empresa com maior facilidade.

Para que o recrutamento seja eficiente, é preciso se dedicar a apresentar uma boa descrição da oportunidade e dos requisitos necessários para poder concorrer a ela. Carga horária, local de trabalho, responsabilidades do cargo e outras informações são bastante relevantes.

No entanto, mais do que simplesmente anunciar a vaga, é importante ter uma estratégia concisa de atração e engajamento de verdadeiros entusiastas da marca. Construir uma employer branding forte é muito mais eficiente do que qualquer anúncio.

Estabelecer as conexões certas será um trunfo para a sua empresa. Portanto, preste atenção aos profissionais disponíveis e às características do seu perfil no LinkedIn.

Gerar engajamento entre os colaboradores

O LinkedIn para empresas não precisa ser utilizado somente para divulgar o negócio e atrair olhares externos. Ele pode servir como uma ótima ferramenta de engajamento para os colaboradores. Apesar de ser uma estratégia simples, é um recurso que pode beneficiar muito a relação entre RH e equipes.

Sua vantagem está justamente na possibilidade de criar um espaço virtual para facilitar a comunicação interna e aumentar a sua assertividade. Pela rede, é possível informar sobre os novos processos seletivos, divulgar eventos, comunicar conquistas e premiações da empresa, estabelecer um canal para sugestões e dúvidas.

O conjunto de todas essas soluções pode contribuir significativamente para o aumento da satisfação dos colaboradores com o trabalho, tornando-os mais produtivos e alinhados com os objetivos do negócio.

O LinkedIn disponibiliza algumas opções para quem pretende ingressar na rede, seja por perfis pessoais ou páginas empresariais. Para que você consiga aproveitar todo o potencial da ferramenta, é importante optar pela criação de uma página empresarial.

Elas apresentam ações e opções específicas que facilitam a apresentação dos serviços e produtos do negócio. Optar, equivocadamente, por um perfil pessoal pode privar sua empresa de muitas oportunidades na rede social.

Aliar o uso de LinkedIn para empresas e o RH pode ser o estímulo que faltava para o seu negócio prosperar ainda mais. Com o alcance que uma página pode ter, é possível aumentar a sua presença digital e ser lembrada por um posicionamento sério e profissional.

Gostou de aprofundar seu conhecimento sobre o uso de LinkedIn para empresas? Conte-nos nos comentários quais vantagens mais chamaram a sua atenção!

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