Escolha uma Página

A montagem de uma equipe de sucesso começa muito antes da contratação  e encontrar profissionais adequados é fundamental. Para atingir esse objetivo, é importantíssimo ter um processo seletivo bem estruturado, conhecer os principais testes para recrutamento e seleção de novos profissionais e ter as ferramentas necessárias para fazer uma triagem de sucesso.

Se você não conhece quais são esses testes, fique tranquilo. Vamos explicar como eles funcionam, quais são as vantagens de cada um e o que pode ser aferido com a aplicação deles! Siga e leitura e se torne um especialista na arte do recrutamento!

Os diferentes tipos de testes para recrutamento e seleção

A aplicação de testes para recrutamento e seleção é um instrumento muito útil de coleta de informações complementares, de confirmação de dados do currículo e de impressões colhidas nas entrevistas. Os testes podem ter o foco nas habilidades técnicas, nas capacidades sociais e também no perfil psicológico do candidato.

Cada teste tem suas peculiaridades e uma dinâmica de funcionamento. Conhecê-los fará com que você opte pela avaliação que entregará o que você está procurando para a vaga que está oferecendo. Então vamos a eles!

1. Baterias de Provas de Raciocínio

Esse tipo de teste demonstra a capacidade do candidato em resolver logicamente os problemas apresentados em um curto período de tempo. Quem obtém uma boa pontuação nesse experimento possui uma capacidade alta em pensar linearmente e interpretar os enunciados e terá facilidade em assumir funções focadas na resolução de problemas.

2. Teste de conhecimento específico

Essa é uma ótima forma de confirmar as habilidades relatadas no currículo. Além de analisar as capacidades técnicas que são apontadas pelos candidatos, o teste de conhecimento específico permitirá nivelar o trabalhador dentro dos processos internos da instituição. O envolvimento de um recrutador com conhecimento técnico elevado é essencial para o sucesso dessa avaliação.

3. Teste de Zulliger

Medir a personalidade e as emoções do candidato é o objetivo do teste de Zulliger. A aplicação consiste na apresentação de pranchas com manchas de tinta nas quais o candidato deve informar o que viu em cada uma dessas manchas. A discussão da interpretação feita para se chegar às respostas é o que revelará os traços da personalidade.

4. Teste de administração de tempo

Se organizar para executar as tarefas em um tempo menor é uma característica muito buscada na hora da seleção. Passar uma tarefa para o concorrente ao cargo resolver com um tempo máximo pré-determinado mostrará se ele tem essa capacidade e também como reage em momentos de pressão. É um bom teste para selecionar aspirantes a posições de gerência e supervisão.

5. Teste de habilidades sociais

O trabalho em equipe é outro aspecto muito buscado em novos profissionais. A habilidade de se comunicar com outros colaboradores, de desenvolver as ações sem entrar em conflito e de contribuir para o crescimento da equipe como um todo são analisados em atividades coletivas. Essa prova consiste em medir o comportamento do candidato em dinâmicas de grupo.

Os testes para recrutamento e seleção de profissionais contribuem para a redução de turnover e para a formação de uma equipe coesa e harmoniosa, alinhada à cultura organizacional e que compartilhe os ideais da organização. Montar um time de colaboradores como esse fará com que a empresa e os funcionários cresçam juntos!

Além dos testes já apresentados, outra ferramenta muito utilizada no recrutamento são os testes situacionais. Os candidatos são colocados em situações do dia a dia de trabalho e são medidas as reações deles. Interessante, né? Então saiba mais sobre o assunto!

kit checklist + template - anunciar vagas