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Você sabia que é possível, além de otimizar o tempo da seleção de pessoas e o recrutamento de colaboradores, também reduzir o custo desse processo para a empresa? Com a transformação digital, o mercado vem oferecendo opções vantajosas.

De acordo com uma pesquisa feita pela empresa americana Deloite, 72% das companhias acreditam que a digitalização é fundamental para as organizações. Por isso, dentre todas as opções, é importante informar-se melhor sobre o assunto e acompanhar o que a tecnologia pode trazer de otimização.

Pensando nisso, criamos este conteúdo para discutir sobre como reduzir o custo de recrutamento e seleção e como o RH digital pode agilizar esse segmento. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Por que as empresas gastam muito em recrutamento e seleção?

Recrutamento e seleção causam impactos maiores e às vezes inesperados no orçamento da empresa, pois são muitas as etapas e as estratégias para encontrar o profissional com o perfil e o engajamento que a organização precisa. Por isso, o recrutamento deve ser muito bem planejado e deve priorizar esquemas que otimizam os processos e reduzem custos.

No entanto, muitas vezes, mesmo com todos os recursos que se pode ter em mãos, a contratação não sai como deveria. Então, além do gasto durante o recrutamento, há gastos para o desligamento do funcionário que não se adequou à organização.

Além disso, há aqueles recrutamentos em que, apesar de todo o investimento, a empresa não consegue fechar todas as vagas pendentes, ou seja, pela falta de colaboradores, será necessário investir em um novo processo de divulgação de vagas, cadastramento de currículo, seleção, dinâmicas de grupo e, finalmente, contratação.

Por essas razões, muitas empresas gastam valores desnecessários no processo de recrutamento e seleção. Isso acontece, pois elas não se planejam como deveriam ou não têm os recursos necessários para fazer com que esse processo seja pontual e atraia bons talentos para posteriormente retê-los.

Qual é a importância de reduzir custos com o recrutamento?

Com um processo seletivo bem organizado e com uma busca de talentos aprimorada, o setor de RH possivelmente encontrará um colaborador que agregue valor ao negócio, que trabalhe em equipe e vise um alinhamento entre o desenvolvimento de carreira e o crescimento da empresa. Entretanto, para encontrar um funcionário com esse perfil, há um custo no recrutamento e na seleção, que deve ser valorizado e bem aplicado para que não seja necessário repeti-lo.

É importante destacar que, quando um processo seletivo tem bons resultados, a empresa reduz a rotatividade e isso evita outras seleções. Dessa forma, haverá uma estabilidade de funcionários, a produtividade e a cultura organizacional serão reforçadas e o RH poderá se concentrar em outras funções que visam bons planos de carreira para os colaboradores, avaliações de desempenho e treinamentos.

Diante de todas essas vantagens, é importante reduzir custos com recrutamento, para que o setor de RH também tenha a sua lucratividade e diminua o tempo de seus processos. E, acredite, é possível diminuir gastos e ter um processo de seleção mais detalhado, completo e que vise o melhor para a sua empresa e para as equipes.

Como amenizar esse tipo de custo?

O recrutamento e a seleção de novos funcionários são tarefas que exigem atenção, planejamento e dedicação. No entanto, mesmo com toda essa demanda, é possível amenizar os custos desse processo e otimizar o setor de RH. Veja só como fazer!

Tenha conhecimento detalhado sobre a organização

O primeiro aspecto para fazer um bom processo de seleção é o conhecimento que se tem sobre a organização. Assim, é necessário informar-se sobre a empresa, conhecer os membros e entender como acontece a dinâmica de trabalho entre as equipes.

A partir de todo esse conhecimento, será possível afunilar mais um pouco e detalhar o que é essencial no novo funcionário. Só assim o setor de RH será capaz de delinear os perfis dos profissionais a serem contratados e fazer um planejamento voltado completamente para esse objetivo.

Faça boas divulgações

A divulgação é um ponto fundamental para o recrutamento e a seleção de novos profissionais. Ela será responsável por atrair bons perfis de colaboradores que trazem consigo a motivação e o engajamento necessários para adicionar talentos à empresa.

Então, para que o processo seletivo tenha o resultado esperado, o setor de Recursos Humanos precisa ser estratégico e lançar a sua vaga de forma que ela chame a atenção dos melhores prodígios. Sendo assim, capriche na descrição, valorize a oportunidade que a organização está oferecendo e use meios que divulguem em diversas plataformas a vaga existente.

Selecione perfis ideais

Geralmente, após fazer uma boa divulgação das vagas, o setor de RH receberá um grande número de currículos. É necessário, portanto, que essa triagem seja feita de forma cuidadosa e os perfis selecionados sejam ideais e adequados à função.

Essa etapa é muito importante, pois uma contratação errada faria com que a empresa gastasse com rompimento do contrato com o colaborador e com um novo processo seletivo. Por essa razão, é fundamental que a vaga seja preenchida por um perfil profissional ideal.

Veja quais os talentos já estão na empresa

Essa é uma das questões que muitas empresas esquecem: antes de iniciar um processo seletivo externo, observe quais são os talentos que a sua empresa já tem. Assim, será possível, inclusive, a promoção de alguns funcionários que há tanto tempo dedicam-se para o crescimento da organização.

Por isso, processo seletivo interno, além de ser uma economia, é também uma forma de engajar os funcionários que já estão adaptados à rotina da empresa e querem crescer na companhia.

Invista em tecnologia

Com a transformação digital, as empresas já perceberam que é necessário dar à tecnologia um papel primordial em determinados processos. Assim, será possível otimizar tempo e gerar menos gastos para algumas questões que levam semanas para serem decididas.

Existem softwares de recrutamento que trazem precisão em várias etapas de seleção. Assim, por meio de uma plataforma digital, é possível:

  • otimizar o processo seletivo;
  • abrir vagas de modo rápido;
  • divulgar a seleção nos canais corretos;
  • produzir campanhas marketing reforçadas;
  • gastar menos tempo durante as etapas;
  • acessar de modo rápido e fácil os dados dos candidatos;
  • manter as informações organizadas e seguras.

Portanto, com o RH digital, é possível economizar e ter uma contratação mais precisa. Atualmente, o RH digital é uma tendência e uma inteligência estratégica para esse departamento. Com esse investimento, todos sairão ganhando, pois as ferramentas tecnológicas têm o intuito de auxiliar em demandas operacionais e reduzir o custo de recrutamento e seleção, ou seja, potencializam o que as companhias já têm de melhor.

Gostou do nosso conteúdo? Quer obter mais informações e diminuir custos na sua empresa? Então entre em contato conosco. Estamos disponíveis para auxiliá-lo!