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Como identificar bons vendedores? Essa é uma pergunta que muitos recrutadores fazem quando precisam contratar esses profissionais. Afinal, são eles que transmitem o valor dos produtos para os clientes e os ajudam em suas compras.

Pensando nisso, apresentamos a seguir 4 dicas que podem te ajudar a encontrar os melhores profissionais de vendas para a sua empresa. Confira!

O que deve ser avaliado?

1. Analise os currículos

O processo de contratação de um bom vendedor se inicia na coleta e análise de currículos. Desde essa fase, já se pode buscar pelos fatores mais valorizados para o cargo, como habilidades ou trabalhos anteriores.

Geralmente, a empresa já sabe o que procura nos candidatos. É interessante apresentar o cargo na própria divulgação da vaga, mas também é válido manter a cabeça aberta para a diversidade e eliminar preconceitos. Um profissional pode apresentar algo não esperado que seja bastante positivo.

2. Observe a postura do candidato nas entrevistas

As entrevistas costumam acontecer no começo e no fim do processo de recrutamento e seleção. Essa técnica permite conhecer um pouco mais dos candidatos à vaga e ajuda a avaliá-los e a tomar uma decisão sobre a contratação.

Durante a entrevista, é possível ter noção da postura do profissional para observar sua adequação ao cargo oferecido. Procure descobrir as habilidades e as pretensões de cada entrevistado.

Lembre-se, porém, de procurar um modelo de entrevista e de fazer perguntas que realmente esclareçam a adequação do candidato às intenções e aos valores da organização.

3. Valorize a oratória

Profissionais que lidam com o público trabalham diretamente com a comunicação, portanto, quer saber como identificar bons vendedores? Analise a oratória dos candidatos. Transmitir discursos de forma eloquente ajuda a atrair a atenção dos consumidores e pode ser um diferencial significativo no comércio.

Claro que ter uma boa oratória não significa se comunicar de forma extremamente formal. É preciso saber utilizar uma linguagem coerente com o público-alvo para garantir uma maior aproximação e clareza.

4. Procure quem saiba ouvir os clientes

Este é um ponto essencial. Não adianta saber se comunicar ou apresentar um produto de forma atraente sem levar em conta as necessidades, as possibilidades e os desejos dos clientes.

Um trabalho de vendas adequado não tenta vender a qualquer custo ou convencer o consumidor a adquirir algo que esteja além de suas condições. Bons vendedores devem saber ouvir o comprador para, a partir disso, ajudá-lo a encontrar a melhor opção.

E onde é possível encontrar esses vendedores?

Uma das opções para encontrar bons vendedores é buscar no mercado de trabalho. Existem diversas plataformas, como sites de divulgação e anúncios, em que é possível especificar o que se quer encontrar.

Promover um funcionário a vendedor também é uma possibilidade, mas é preciso verificar se ele tem interesse e se essa mudança é favorável — para ele e para a empresa. Os treinamentos podem ajudar, mas não se pode desconsiderar as características subjetivas de cada um.

Essa missão não é uma tarefa simples, portanto, não hesite em procurar ajuda especializada. Para te ajudar a selecionar os candidatos mais adequados disponíveis no mercado, o suporte de uma empresa expert na área pode ser o que faltava para levar seu negócio ao próximo nível.

Gostou dessas dicas de como identificar bons vendedores? Quer mais informações? Entre em contato conosco agora mesmo e conheça nossos serviços!

 

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