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Você sabe o que é employer branding? Na caminhada por um marketing de qualidade, a visibilidade e a reputação da marca empregadora são fatores centrais para um serviço de excelência.

Ainda nesse aspecto, você já deve ter se questionado sobre como fazer um talento querer trabalhar na sua empresa? Como manter os colaboradores mais qualificados? Como conquistar uma imagem positiva perante o mercado?

Responder a essas perguntas é o primeiro passo para alcançar esse patamar. Neste artigo, você conhecerá o conceito, entenderá a importância e saberá mais sobre a implementação de employer branding. Confira!

O que é employer branding?

Employer branding significa, em português, “marca do empregador” e é uma estratégia que visa positivar a empresa como um local ótimo para trabalhar e se desenvolver.

Mais do que isso, a implementação dessa inteligência deve gerar manutenção de talentos, atrair interessados e até melhorar a reputação diante de clientes. Isso tudo cria diferencial de competitividade e destaque entre os concorrentes.

É muito importante que a empresa adote esse modelo de gestão para favorecer um ambiente produtivo e aberto ao crescimento por ambas as partes. O funcionário pode vislumbrar melhor sua carreira e conquistar maior reconhecimento e valorização.

Já a empresa, experimenta um time de colaboradores mais motivado e inclinado à alta performance. Além disso, o bom ambiente desperta o desejo de permanência, diminuindo rotatividade e reduzindo custos com processos de recrutamento e seleção.

Qual a importância do employer branding nas organizações?

Quem implementa o employer branding experimenta uma série de benefícios para a imagem da marca empregadora. Especificamente no processo seletivo, é possível a empresa aumentar inscritos e captar um número muito maior de perfis mais adequados.

O resultado disso é uma contratação mais rápida e eficaz. A implantação desse modelo torna a seleção mais assertiva e eleva a qualidade e o nível do time de colaboradores.

Conheça agora as principais vantagens dessa estratégia.

Retenha talentos

Crie um ambiente de desenvolvimento, performance e bem-estar e conquiste a empatia de talentos do seu quadro de pessoal. Além disso, tenha uma divulgação gratuita da qualidade da marca no meio social de funcionários qualificados.

Reduza custos

Diminua consideravelmente os seus custos com contratação, já que será muito mais fácil atrair e captar pessoas talentosas para uma marca que já é reconhecida no mercado pelo seu respeito aos funcionários e estrutura para crescimento e desenvolvimento de carreira. De acordo com dados do LinkedIn, essa redução pode chegar a até 43 % em média.

Melhore o volume de candidaturas

Elimine os receios de candidatos com uma cultura empresarial clara e aberta a novos talentos. Compartilhe as expectativas de trabalho dentro da empresa e melhore a predisposição para querer participar do seu mundo empresarial.

Amplie a performance de trabalho

Eleve ao máximo os índices de produtividade com técnicas motivacionais, desafios e superação de metas. Crie uma metodologia de trabalho voltada para a alta performance.

Melhore a percepção de clientes finais

Além da própria estrutura de trabalho, é possível alcançar clientes, ampliar a visibilidade e melhorar a reputação. Dessa forma, a empresa também melhorará os seus números em vendas.

Como implementar o employer branding nas organizações?

Mais do que uma iniciativa ou aculturamento, é importante que o employer branding respeite etapas de implementação para tornar o conceito mais palpável e eficaz. Veja agora as principais ações.

Faça um planejamento

Trace metas e objetivos e desenhe uma estratégia de alcance. Levante todos os investimentos necessários para implantar a estratégia e baseie o pensamento em 3 pilares fundamentais. São eles:

  • nova cultura organizacional;
  • atração de talentos mais eficaz;
  • estrutura de trabalho aberta ao desenvolvimento profissional.

Analise o estágio atual do time de colaboradores

Faça um diagnóstico de competências e habilidades e analise todo o potencial da equipe. A partir disso, busque estratégias de melhoria no clima organizacional e na capacitação de pessoas.

Trace um novo perfil para o time

Estabeleça o contorno desejado para o novo profissional. Identifique o comportamento, a capacitação e a postura desejados e busque um patamar de excelência para o time.

Aloque uma equipe

Separe colaboradores capacitados e motivados para dar andamento a essa implementação. Busque lideranças inclinadas para estabelecer novos indicadores de desempenho e qualidade.

Melhore a conexão da marca com as pessoas

Crie um sentimento de identidade com interessados. Para isso, é preciso encontrar a mensagem ideal e aplicar palavras claras e objetivas para a compreensão.

Nesse sentido, a linguagem deve ser única, independentemente da hierarquia, para que todos possam ampliar sua voz e acessibilidade às questões da empresa. Com isso, você obterá mais engajamento e envolvimento no ambiente de trabalho e com o público externo.

Implemente programas de carreira e benefícios

Estabeleça caminhos de evolução com mapas de carreira, cursos e treinamentos, para que o funcionário tenha a chance de crescer na empresa. Além disso, ofereça um programa de benefícios diferenciado do mercado como forma de melhorar a satisfação de maneira geral do colaborador. Veja alguns benefícios interessantes para aplicar:

  • alta remuneração;
  • vale-refeição atrativo;
  • assistência médica de qualidade;
  • auxílio-educação;
  • auxílio-transporte.

Use a tecnologia como aliada

Aplique ferramentas e metodologias inovadoras para ampliar o potencial do seu employer branding. Você pode aplicar técnicas de marketing digital, como interagir nas redes sociais de carreira, explorar um blog corporativo com conteúdo de valor e compartilhar depoimentos de casos de sucesso de funcionários.

Além disso, é importante ter um site dedicado com informações úteis sobre a função ou o cargo. Nesse sentido, será compartilhado o valor daquela oportunidade em relação aos desafios profissionais.

Explore o seu índice de valoração de funcionários

O employer branding pode ser mensurado pelo seu EVP (Employment Value Proposition). Esse índice apresenta os critérios de diferença entre trabalhar na empresa ou em outro lugar do mercado de trabalho.

Essa medição acontece a partir da quantidade de benefícios e recompensas que são oferecidos aos funcionários de acordo com o desempenho apresentado. Sendo assim, quanto maior a sua performance, melhor será a sua valorização.

Agora você percebeu que essa ferramenta é uma medida de grande valor para a corporação. Considere as ações de implementação e melhore já a sua visibilidade como marca empregadora.

Quer saber como aprimorar o seu employer branding agora e no amanhã? Então descubra como será o profissional do futuro!