Escolha uma Página

Você já pensou em melhorar seus processos seletivos aumentando o engajamento de candidatos? Em um mundo competitivo, as estratégias de eficiência e otimização de tempo devem ser cada vez mais intensas.

Buscar diferenciais nunca é demais! A busca do aprimoramento constante faz parte do repertório de grandes gestores, e engajamento é uma palavra-chave tanto para a empresa quanto para candidatos.

Veja como e por que melhorar esse envolvimento, além de conhecer algumas ações fundamentais para atingir essa estratégia de RH de forma mais rápida e inteligente. Continue a leitura!

Por que o engajamento de candidatos é importante?

Se o relacionamento começou agora, é mais que válido fazer o candidato entender que a empresa precisa de pessoas engajadas. Um perfil que não apresenta empenho nesse momento tem grandes chances de não oferecer o feedback esperado.

Um talento sem empenho não agrega valor à organização, mas uma pessoa esforçada pode acabar oferecendo algo acima das expectativas. Finalmente, o sucesso do processo seletivo depende muito disso. Sendo assim, busque o foco e a intensidade dos dois lados.

Como fazer o engajamento de candidatos?

É importante separar as estratégias de acordo com as necessidades da empresa. De modo geral, há aplicações que são mais eficazes e melhoram esse engajamento. Confira, a seguir, 5 delas.

Faça Marketing de atração de talentos

O que um talento busca senão entrar em uma empresa incrível? Aqui, a responsabilidade da organização é estabelecer uma boa imagem em todos os canais de atração.

Um talento busca mais que uma vaga de emprego, ele quer uma experiência que faça diferença no seu currículo. Atualmente, uma das melhores estratégias é criar uma imagem altamente positiva em redes sociais, sites de busca de emprego e, claro, em sua própria homepage.

Realize ações de employer branding

Employer branding significa marca empregadora. Na prática, é investir em uma imagem que passa responsabilidade e engajamento nos processos seletivos. Além disso, uma empresa que oferece benefícios fortes, clima organizacional propício ao desenvolvimento profissional e políticas de incentivos à evolução.

Trabalhe as redes sociais da empresa

Esteja nas redes sociais, mas não como apenas mais uma marca. É importante diferenciar as postagens, estabelecendo interações atrativas e que gerem valor para o seu público-alvo. Também compartilhe conquistas de equipes. Dessa forma, você estará estimulando o desejo do candidato em fazer parte desse projeto vencedor.

Explore a gamificação no processo seletivo

Estimule o espírito competitivo nos candidatos usando técnicas de jogos e desafios para ultrapassar etapas. Ofereça feedbacks sucintos e rápidos para que o candidato analise o próprio desempenho e possa aprimorar as próximas ações.

Dê relevância ao processo

Em vez de fazer apenas mais uma seleção, procure algo que diferencie o processo seletivo. Faça com que o candidato acredite que será importante participar, pois ganhará experiência. Você pode fornecer:

  • feedback personalizado;
  • oportunidade de networking;
  • brindes de participação;
  • estímulo a novas competências;
  • palestras e materiais.

Finalmente, o engajamento de candidatos será mais eficaz, visto que eles entenderão que vale a pena fazer parte daquele momento, além de conhecer uma nova empresa e transmitir como é o seu universo para outras pessoas.

Viu como é importante envolver as pessoas no processo de recrutamento para aumentar a velocidade e a eficiência? Neste artigo, você pôde entender melhor por que e como fazer o engajamento de candidatos em processos seletivos. O próximo passo é aplicar!

Fique de olho em nossos artigos assinando nossa newsletter! Engajamento de candidatos é apenas mais um conteúdo importante entre tantas aplicações estratégicas para processos seletivos.