Escolha uma Página

Valorizar as habilidades, os conhecimentos e as características dos colaboradores faz toda a diferença para uma empresa. Quando isso é feito de maneira adequada, seus processos se tornam mais assertivos e seus resultados são beneficiados. É por isso que hoje vamos conversar sobre o que é gestão por competência e como ela pode ser aplicada!

O RH e a Gestão de Pessoas encontram grandes vantagens nesse modelo. Ele ajuda a otimizar os seus processos seletivos, reduzir os índices de rotatividade e incentivar a produtividade, por exemplo. Se você quer saber mais sobre essa ideia para implantá-la no dia a dia, continue lendo e se inspire!

O que é gestão por competência?

Trata-se de um processo onde o perfil de cada colaborador ajuda a direcionar o seu gerenciamento. Isso se aplica a diversas atividades — desde o recrutamento e seleção até a distribuição de tarefas.

Na gestão por competência, um candidato precisa estar alinhado às características do cargo para ser aprovado. As funções dentro da empresa são alocadas de acordo com o perfil de cada um. Isso não significa que haverá desigualdade ou que um profissional será menos valorizado que outro. Pelo contrário: a ideia é reconhecer que todos têm pontos fortes e saber utilizar isso.

Também faz parte dessa metodologia oferecer capacitações e se manter desenvolvendo os funcionários. Não é preciso ter todas as competências bem construídas para integrar a equipe: as melhorias vêm com o tempo e são um investimento de ambas as partes.

Quais são os benefícios da gestão por competência nas empresas?

Considerando as particularidades e buscando desenvolver competências tanto coletivas quanto individuais, esse modelo de gestão traz diversas vantagens para a empresa. Confira algumas delas a seguir!

Maior eficiência operacional

Quando entendemos as particularidades de cada um e permitimos que todos se desenvolvam, os processos da companhia se tornam otimizados e as operações ganham mais eficiência.

Aumento do recrutamento e da retenção de talentos

Quando se leva em conta o perfil profissional e as competências de cada um, é mais fácil encontrar talentos que se encaixem no cargo e na organização.

Maior reconhecimento das habilidades dos colaboradores

Ao perceber que suas competências são bem aproveitadas no trabalho, os profissionais se sentem mais reconhecidos. Além disso, a oportunidade de se desenvolver também demonstra valorização. Isso os deixa mais satisfeitos e, assim como o tópico anterior, ajuda na redução do turnover.

Aumento da produtividade

Executar atividades que combinam com nosso perfil é muito mais fácil e prazeroso, não acha? Assim, as tarefas se tornam otimizadas e a produtividade aumenta.

Como implementar a gestão por competência na empresa?

O primeiro passo é realizar um mapeamento para entender a situação atual da sua empresa. Utilize relatórios de RH, peça feedbacks e mapeie as competências de seus cargos e colaboradores. Entenda também como a gestão atual é desenvolvida para poder planejar uma mudança gradativa de práticas.

Planeje e estruture essas mudanças nos seus processos pensando em como as contratações, os recrutamentos e a remuneração vão passar a funcionar, por exemplo. Será necessário, também, realizar treinamentos e capacitações para alinhar os colaboradores ao novo modelo. Você pode começar capacitando-os para as competências essenciais de cada função e investindo nas demais com o passar do tempo.

Para não desequilibrarem o funcionamento da empresa, essas transformações devem ser implantadas aos poucos. É preciso explicar e orientar todos os gestores, líderes e funcionários, tendo paciência para que se adaptem. Vale lembrar, por fim, de realizar diagnósticos e avaliações periodicamente para acompanhar a implantação da nova gestão.

Essa é uma tendência importante para os Recursos Humanos e a Gestão de Pessoas, sendo cada vez mais comum nas organizações. Com paciência e os cuidados certos, essa ideia também pode passar a beneficiar sua companhia!

Esperamos ter ajudado a compreender o que é gestão por competência e como implantá-la! Para mais novidades e dicas, siga nosso perfil nas redes sociais! Estamos no FacebookInstagramLinkedInTwitter.

blog-sidebar-infografico