Escolha uma Página

Você sabe o que é people analytics? Com o avanço tecnológico, esse método tem sido cada vez mais utilizado por empresas na área de gestão de pessoas.

Atualmente, diversas organizações enfrentam desafios relacionados a desmotivação, perda de talentos e descontentamento dos colaboradores. O motivo para isso é, muitas vezes, o fato de a empresa não conhecer bem o pessoal e ter dificuldade para proporcionar um ambiente de trabalho adequado à equipe.

O interesse e a motivação dos funcionários é de extrema importância para um bom rendimento da organização. Assim, tudo isso está interligado.

E como resolver esses dilemas? Para saber como manter os colaboradores satisfeitos, é preciso conhecê-los. É aí que entra o people analytics: um método prático que pode ajudar a elaborar estratégias e investir na qualidade da empresa!

Ficou curioso? A seguir, explicamos em que consiste essa ferramenta, seu funcionamento e os benefícios que ela pode trazer ao departamento de Recursos Humanos (RH). Vamos lá?

Afinal, o que é people analytics?

É um processo de coleta, organização e análise de dados sobre o comportamento dos colaboradores de uma empresa. A partir dele, é possível verificar o que deixa os funcionários mais produtivos, motivados e felizes no trabalho — assim, a organização pode investir nesses fatores,

Como essa ferramenta funciona?

Para dar início ao people analytics, a empresa deve obter informações sobre seus colaboradores utilizando o meio virtual. A busca pode ser feita, por exemplo, em redes sociais, resenhas de usuários e metadata.

Depois, os dados devem ser interpretados por um software de gestão. É ele que aponta resultados sobre o comportamento e os perfis dos colaboradores, o que ajuda a conhecer melhor a equipe.

Como o people analytics é usado pelo RH?

Uma das funções mais importantes do setor de RH é cuidar para que os colaboradores permaneçam motivados. No entanto, podem ocorrer situações na empresa que dificultem essa tarefa — e é aí que entra o people analytics.

Esse sistema permite identificar entraves que estejam interferindo, por exemplo, na motivação da equipe. A partir disso, o RH sabe o que precisa ser enfrentado e pode pensar em estratégias eficientes.

E quais são seus benefícios?

Agora que você já sabe o que é people analytics e como ele funciona, que tal conhecer suas vantagens? Confira algumas delas a seguir!

Aumento do controle na empresa

O sistema ajuda a empresa a conhecer melhor os colaboradores. Assim, é possível identificar meios para aumentar e manter a produtividade e a motivação. Da mesma forma, o people analytics contribui para a retenção de talentos, já que permite que a organização descubra o que pode fazer para não perder funcionários com alto desempenho.

Torna processos de RH mais eficazes

O people analytics pode ser utilizado em todas as atividades do RH — como recrutamento, seleção e formação de equipes. Afinal, ele permite conhecer o perfil dos colaboradores e, assim, ajuda a descobrir onde eles se encaixam melhor.

Além disso, a ferramenta auxilia no aumento da produtividade dos colaboradores, no favorecimento do desempenho da empresa e na redução de custos.

Como implementá-lo em uma empresa?

Como a ferramenta ainda é novidade no mundo organizacional, é preciso levar em conta alguns cuidados para implementá-la. É extremamente importante que os colaboradores sejam informados sobre ela com antecedência: eles precisam saber sobre seu funcionamento e os fatores de privacidade envolvidos.

Além disso, é preciso ter cuidado para não tornar as equipes muito homogeneizadas. Afinal, ter e valorizar colaboradores com diferentes características e potencialidades é essencial.

E então, como foi entender o que é people analytics? Confira mais dicas para otimizar as atividades do setor de RH em sua empresa no post sobre como contratar funcionários com rapidez e qualidade!

ebook manual contratação eficiente