Escolha uma Página

Se o fim do mês chega e os colaboradores da sua organização estão preocupados com as metas e tomando atitudes desesperadas para atingir o mínimo que foi estabelecido para aquele período, é sinal de que na sua companhia não estão sendo formadas equipes de alto desempenho.

Entregar resultados acima da expectativa é só uma das características que levam a uma performance de destaque. Montar um grupo forte e sinérgico é um desafio, mas investir em um time capacitado é a diferença entre ser só mais um no mercado ou ser a empresa que todos querem contratar.

Se você não sabe como seu RH pode iniciar esse processo de transformação, neste artigo vamos explicar o que você precisa saber sobre o assunto e quais são os segredos para construir equipes de alto desempenho na sua instituição! Boa leitura!

O que são equipes de alto desempenho?

Diferentemente de funcionários que competem entre si para crescer na empresa, que disputam incansavelmente a chance de promoção e que enxergam nos colegas adversários, as pessoas que compõem as equipes de alto desempenho trabalham para crescerem juntas.

Montar um grupo heterogêneo, mas que trabalhe com os mesmos direcionamentos e propósitos é fundamental. Com colaboradores que tenham qualidades complementares e que garantam uma diversidade de pontos de vistas na busca pelas soluções, o resultado certamente extrapolará o esperado.

Quando se monta uma equipe engajada e comprometida, os objetivos são compartilhados e buscados enquanto time. Assim, as conquistas e os fracassos também são repartidos. Em um ambiente como esse, a censura ou o medo de emitir uma opinião e não ser valorizado desaparecem.

Entre as características que definem uma equipe de alto desempenho estão a união, a confiança, o trabalho colaborativo e descentralizado, o compartilhamento de valores, o respeito e o apoio mútuo. Dessa forma, as ideias inovadoras surgem, são lapidadas e ao fim do processo todos ganham.

Qual o ponto chave para montar esse perfil de equipe?

Como você já deve ter percebido, a essência da alta performance é o trabalho em equipe. Isso não quer dizer que basta montar um grupo e dividir as funções que você terá seu núcleo de alto desempenho formado. Não é fácil assim, mas também não é uma missão impossível.

Identifique colaboradores que tenham habilidades em diferentes áreas e promova o contato entre essas pessoas. Convoque reuniões e explique o conceito de equipe de alto desempenho a eles, mas ao fazer isso, observe o comportamento deles uns com os outros.

É preciso que, mesmo com pontos de vistas diferentes, os membros do grupo saibam conviver com as diferenças e tenham uma boa relação entre eles. Impor um relacionamento entre funcionários que tenham divergências não administráveis é colocar todo o planejamento em risco.

É preciso reunir colaboradores com potencial de trabalho em equipe e que possam trocar experiências e enriquecer a atuação de cada um, mas também que consigam desenvolver uma conexão. Com o tempo e as conquistas que dividirão, o sentimento de admiração fará parte da rotina desses profissionais.

Quais são as atitudes de grupos de alta performance?

Criar um ambiente colaborativo é uma das primeiras atitudes práticas para melhorar o desempenho. Saber ouvir sem julgamento é fundamental, assim como não ser recriminado por dar sua opinião. Somente dessa forma os grupos poderão extrair o melhor de cada membro.

Estabelecer metas tangíveis também é um passo importante. De nada adianta estipular que a equipe vai triplicar o faturamento do departamento em um mês, se isso não for minimamente possível de ser executado. Ter os pés no chão evitará frustrações e promessas que não podem ser cumpridas.

Elaborar um planejamento com as etapas a serem vencidas fará com que a equipe perceba a evolução. Pontuar metas a curto, médio e longo prazo é uma forma de, ao atingir os objetivos menores, saber que está no caminho certo, reforçar as mudanças que precisam ser implementadas nos processos e seguir firme o que foi estabelecido.

Mesmo com funcionários de um nível hierárquico semelhante, definir no grupo uma figura de liderança faz diferença. Essa pessoa deve fazer com que a comunicação entre os membros da equipe e deles com outros setores da companhia melhore. Também é ela que se responsabilizará por trazer o time de volta aos trilhos quando o trem ameaçar descarrilhar.

O líder assumirá a postura de porta-voz do grupo e fará as reivindicações que precisam ser feitas junto à diretoria, como um investimento em uma nova ferramenta ou a contratação de um curso de capacitação necessário, por exemplo. Afinal, para entregar um ótimo resultado é preciso ter os instrumentos certos.

Se identificar intimamente com os valores e a missão da organização também é um combustível primordial para as equipes de alta performance. Ao encontrar propósito no trabalho, o engajamento e a motivação aumentam. Quando se olha para o emprego como uma causa, o bom resultado representa mais que o lucro, mas também uma realização pessoal e ganha muito mais significado.

Com esses valores e o comprometimento com os resultados compartilhados, a desenvoltura para lidar com conflitos e a confiança para assumir as responsabilidades aumentam. Tudo isso colabora para que os objetivos estipulados no planejamento sejam superados. Com todos esses ingredientes, a receita para o trabalho executado em excelência está na mesa!

Quando começar a montagem de equipes de alto rendimento?

Muitas vezes, os profissionais adequados para ter um grupo de alta performance ainda não fazem parte da empresa. Se você identificou bons profissionais dentro da organização, ótimo! Contudo, saiba que se esse não é o seu caso, existem formas de superar esse obstáculo.

Mesmo que na sua companhia você consiga montar um ótimo grupo, pode ser que exista uma lacuna nesse time que só poderá ser preenchida por um profissional com uma habilidade específica e que esse trabalhador não esteja disponível na sua organização. Já pensou se nessa hora você pudesse contar com uma plataforma que permita alcançar os melhores talentos e atraí-los para a sua empresa? É exatamente esse o papel do Recruta Simples.

Com um sistema que conta com mais de 100 portais de emprego parceiros para divulgação do anúncio e que possibilita uma triagem de acordo com os requisitos estabelecidos para o cargo ofertado, o Recruta entrega dados compilados com os currículos dos melhores profissionais dentro do perfil desejado.

Com um layout descomplicado e fácil de navegar, o Recruta Simples permite que você divulgue a vaga, filtre os candidatos e organize todo o seu processo de seleção para montar suas equipes de alto desempenho. Já são quase 4 milhões de candidatos entregues para mais de 15 mil empresas por meio da nossa plataforma.

Se você também quer usufruir de todas as vantagens que o Recruta oferece, não perca mais tempo! Entre já em contato conosco e comece a melhorar o recrutamento da sua organização!