Escolha uma Página

Você já considerou realizar entrevista por Skype em seus processos seletivos? A alta demanda em recrutamentos e seleções impõe um certo desafio aos gestores de RH, e métodos simples e ágeis como esse podem facilitar a vida de recrutadores.

Pensando nisso, preparamos este post focado nas principais ações que os profissionais de RH podem realizar para aplicar o recurso com inteligência e eficácia.

Descubra agora alguns dos principais cuidados, vantagens e desvantagens da ferramenta e as melhores práticas de uso do Skype em entrevistas seletivas. Boa leitura!

Como funciona a entrevista por Skype?

O Skype é uma ferramenta inteligente que proporciona, ao usuário, diversas possibilidades em chamadas de áudio e vídeo em HD e muitos outros recursos online. Quando utilizada especialmente para ações empresariais, possibilita opções mais flexíveis, econômicas e ágeis.

O recrutador pode adotar o modelo permitindo que o candidato grave um conjunto de respostas a perguntas padronizadas ou efetuando entrevistas em tempo real. Toda a transmissão é realizada online e pode ser feita a qualquer hora e em qualquer lugar.

Quais cuidados devo ter?

Os principais cuidados se referem à qualidade de conexão, pois o serviço estará sujeito a interrupções e baixa velocidade de transmissão. Dessa forma, é necessário garantir um bom plano de internet na empresa e alertar o potencial funcionário sobre a qualidade do plano dele, que deve ser compatível com a velocidade mínima exigida.

Quais as principais vantagens e desvantagens?

A ferramenta facilita o trabalho de avaliação, diminui o tempo de seleção e otimiza tarefas do recrutador. Recursos como a videoconferência podem ser aplicados em diversos dispositivos, como smartphones, tablets, notebooks etc. Confira agora algumas das maiores vantagens:

  • alcance de candidatos distantes;
  • redução de custos;
  • diminuição de tempo de seleção;
  • aumento da produtividade da equipe de RH.

A principal desvantagem se restringe ao contato físico com o candidato. É claro que a perspectiva visual é muito mais precisa e abrangente nesse caso. Mas, ainda assim, é possível encaixar esse momento em uma próxima etapa do processo seletivo e tornar a seleção mais certeira.

Como implementar o uso da ferramenta?

Separe o processo em três etapas:

  1. contato telefônico;
  2. entrevista online;
  3. entrevista pessoal.

Elabore as perguntas certas e proceda com as ações. A entrevista por Skype deve ser inserida na segunda etapa do processo.

Aplique a ferramenta em casos específicos como candidatos que moram em outras cidades, testes orais de inglês, análise de oratória, capacidade de persuasão, entre outros. Confronte tudo o que foi questionado no contato telefônico. Por último, analise o perfil técnico e inicie a avaliação comportamental.

Que outras opções é possível aplicar?

Além do Skype, esse processo pode ser feito utilizando outras ferramentas, como o Google Hangouts ou o Zoom. Relacionar essas tecnologias aumenta o número de possibilidades e funcionalidades que a inteligência pode oferecer.

O uso de softwares na etapa de entrevistas permite maior organização das ideias e padronizações de tempo, por exemplo. Você pode restringir em um minuto depoimentos sobre experiências profissionais ou outras falas e otimizar o tempo de avaliação.

Chegamos ao final do nosso artigo. Gostou da ideia de entrevistar online? Neste artigo você conheceu as principais vantagens, alguns cuidados e a forma de implementação do modelo, além de outros diferenciais aplicáveis.

Torne sua contratação eficiente! Use não só a entrevista por Skype, mas também uma série de outras possibilidades inteligentes. Continue sua caminhada rumo à gestão de excelência em RH.

anuncie sua vaga no recruta simples