Escolha uma Página

Entrevistas de emprego remotas são uma forma moderna de selecionar candidatos tanto para vagas de trabalho à distância quanto presenciais.

Na ContaAzul, esse é um processo que já faz parte da rotina. A empresa usa com frequência a web como canal para recrutar e selecionar novos talentos. Além de ser um formato econômico e ágil em processos de seleção, facilita muito o contato com candidatos que não residem na cidade da empresa.

No entanto, quando se trata de escolher pessoas para compor uma equipe, é muito importante estar permanentemente aprendendo. Cada entrevista é uma etapa nova, uma nova história que inicia, considerando que cada candidato é único.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre as técnicas utilizadas nessas entrevistas. Muito além das dicas, a ideia é propor uma reflexão sobre processos seletivos a partir da experiência da ContaAzul. Vamos lá? Boa leitura!

 

Cuidar da preparação e do contato inicial

 

Diariamente, a ContaAzul recebe muitos currículos de candidatos. Mas, antes de partir para a etapa de entrevista remota, é preciso garantir que a triagem e a análise desses currículos sejam feitas com máxima precisão.

Embora todo CV revele basicamente a parte mais formal das competências dos candidatos, também pode trazer algumas pistas sobre quem o redigiu. Aspectos como organização dos dados, clareza das informações e cuidado com a escrita são muito importantes.

É a partir dessa primeira seleção, que entra a etapa de screening, realizada remotamente pelo recrutador. Não trata-se propriamente de uma entrevista, mas de uma conversa para validar o que está no currículo do candidato, entender quais são seus planos de carreira, deixar claro o desafio da posição preterida, além de questionar sua pretensão salarial.

Esse tipo de dinâmica, realizada à distância, exige a identificação de pontos de empatia por parte do recrutador, a fim de tornar o processo mais leve e fluído. O primeiro contato sempre costuma ser o mais difícil, logo, criar um ambiente de confiança é fundamental.

 

Técnica e valores: ambos os pontos são importantes

 

Depois da fase de screening, o candidato segue (ou não) adiante no processo seletivo e a entrevista remota é estruturada. Em todos os processos, remotos ou não, a ContaAzul utiliza duas frentes de abordagem: a validação técnica, feita pelo líder ou time, focada no entendimento das competências; e a validação de valores, que também é feita pelo líder e pelo RH, necessária para a detecção do fit cultural do candidato com a vaga proposta.

Com relação à parte técnica, normalmente são feitas perguntas sobre suas funções no cargo que ocupa (caso esteja empregado) e as principais atribuições. É importante deixar o candidato à vontade para falar sobre seus pontos fortes e ser sincero na exposição dos pontos que precisa melhorar.

Já com relação aos valores, é comum questionar o que conhecem da empresa, como a descobriram e com o que se identificam. Em seguida, são apresentados os propósitos da organização, para que entendam se faz sentido (ou não) com o objetivo de carreira atual.

 

Canais de comunicação abertos para tirar dúvidas

 

Um ponto importante é não se descuidar das dúvidas que o candidato tem a respeito do processo seletivo e da própria empresa. Por isso, em todas as entrevistas de emprego remotas da ContaAzul, pelo menos um quinto do tempo é dedicado aos questionamentos do candidato.

Além disso, deixa-se um canal aberto para que possa contatar a empresa sempre que quiser. Esse é um ponto importante e decisivo, além de ser muito positivo em termos de imagem institucional.

Na ContaAzul, o objetivo é proporcionar uma experiência incrível para o futuro colaborador, desde as etapas seletivas. O esclarecimento sobre todas as etapas do processo é levado muito a sério, e isso se dá em retornos rápidos e claros. Deixar o candidato sem resposta, ou com a impressão de que está perdendo seu tempo, não é uma opção.

 

O que fazer ou não em entrevistas de emprego remotas

 

 

Com relação à parte mais prática de uma entrevista online, alguns pontos são essenciais e garantem que tudo irá transcorrer sem interrupções. A primeira providência é procurar um local silencioso e que tenha uma conexão adequada à internet. A fluidez em uma entrevista online é importantíssima, não apenas para que o diálogo seja compreensível, mas também para deixar o candidato mais tranquilo.

Essa interação remota pode ser desconfortável para quem está buscando uma vaga. Portanto, além de uma comunicação sem sobressaltos, começar a entrevista de maneira informal também ajuda na qualidade da conversa.

Ler atentamente o currículo antes da entrevista é outro ponto que merece atenção. Soa estranho fazer perguntas sobre aspectos que já estão informados no papel/PDF/Word, além de representar perda de tempo.

Não menos importante, o entrevistador deve prestar atenção também à comunicação não verbal. O candidato gesticula muito? Mexe-se na cadeira o tempo todo? Esses sinais também podem indicar suas características.

 

Quando a empresa vai até o candidato

 

Assim como existem processos de vendas ativos e passivos, no recrutamento com entrevistas de emprego remotas, a dinâmica é parecida. Há candidatos que procuram as vagas em aberto na ContaAzul, mas também há aqueles que são procurados pela empresa – principalmente em cenários mais específicos de contratação.

Nesses casos, ocorre a aproximação com o candidato (muitas vezes em plataformas online), onde se apresenta a vaga disponível, com as devidas descrições, e se questiona se há interesse por parte dele.

Em caso positivo, parte-se para a etapa de screening (descrita anteriormente), onde é possível esclarecer melhor o desafio para a função. A seguir, o processo ocorre como nos casos onde há candidatura pelo candidato: parte-se para a entrevista remota.

Tanto em casos de abordagem de candidatos quanto em situações onde o candidato se aplica à vaga, uma posição interessante da ContaAzul é questionar sua remuneração atual e pretensão salarial.

Essa informação é utilizada como uma forma de alinhamento com as políticas de remuneração da empresa e com o nível da experiência da posição. Assim, é possível alinhar expectativas para ambos os lados: contrato e contratante.

 

Conclusão

Cumpridas as etapas de entrevista remotas, encaminha-se o candidato a um desafio técnico. Essa etapa é definitiva no processo e embasará definitivamente a decisão de escolha por um candidato ou outro. O teste sempre variará pela área de atuação, que também definirá qual tipo de entrega será feita – se é um teste prático ou uma dinâmica, por exemplo.

Dependendo da área também é possível realizar esse desafio à distância, o que facilita bastante e acelera o processo de seleção. É preciso estar atento às especificidades da vaga e criar critérios de definição compatíveis com o cargo a ser preenchido.

No geral, entrevistas de emprego remotas têm se mostrado eficazes para selecionar os candidatos mais aptos às vagas que surgem na ContaAzul. Confiamos nas potencialidades dessa modalidade de processo seletivo e acreditamos que empresas parceiras do Recruta Simples também podem se beneficiar dele.

 

*Conteúdo produzido pela equipe da ContaAzul

_____

Você já fez entrevistas remotas na sua empresa? Deixe seu comentário abaixo!

Achou o conteúdo interessante? Compartilhe nas suas redes sociais!

 

kit checklist + template - anunciar vagas