Escolha uma Página

Sabe quando você vai visitar algum amigo, não é bem recebido e fica com aquela sensação de que não voltará a visitá-lo tão cedo? No mundo corporativo acontece a mesma coisa. Conseguir montar uma equipe com bons profissionais começa com um acolhimento bem-feito desde o recrutamento.

Quando você abre um processo seletivo, a experiência do candidato deve ser uma preocupação. Da mesma forma que o trabalhador que se inscreve para participar da seleção tem intenção de ingressar na empresa, a instituição precisa de um novo colaborador qualificado.

Nesse sentido, garantir que as etapas do processo sejam produtivas e enriquecedoras causa uma boa impressão logo de cara. Isso é fundamental para reter os melhores talentos. Se quer saber como proporcionar uma ótima experiência aos candidatos, continue a leitura!

As vantagens dessa prática

O momento de ingressar em uma empresa é muito importante para qualquer trabalhador. Quem quer fazer parte do time da organização se prepara para o processo seletivo e vai motivado às entrevistas. Assim, cabe à empresa aproveitar esse entusiasmo e converter isso em uma boa contratação.

Ao montar um processo seletivo em que a experiência do candidato seja positiva, os bons profissionais vão encarar essa ação como mais um diferencial da companhia, bem como se manterão engajados durante as diferentes etapas da seleção. Isso auxilia muito na hora de pincelar os melhores candidatos. Confira as dicas para ter sucesso!

Seja pontual

É importante chamar a atenção para esse item. Manter a pontualidade é o cartão de visitas de qualquer processo. Deixar os candidatos esperando é, além de uma falta de respeito, a primeira coisa que desmotiva o concorrente.

Tenha um bom formulário de cadastro

A ficha de inscrição para a seleção é uma ferramenta importante de coleta de dados. Dedique um tempo para formular um questionário que, além de dados básicos de cadastro, traga informações que podem ajudar na triagem para aquela vaga específica.

Qualifique o recrutador

Contar com um recrutador que saiba se comunicar de forma clara e conduzir bem as dinâmicas impacta diretamente a experiência do candidato. Um bom recrutador aproveita a seleção para já passar a cultura da empresa e está atento às reações dos candidatos a cada tarefa executada.

Crie um bom ambiente

Mesmo com pessoas concorrendo a uma vaga, a seleção não precisa ter um clima acirrado de competição. Criar um ambiente agradável torna o processo melhor. Deixar os candidatos à vontade é importante, pois são nesses momentos que características comportamentais são reveladas.

Seja criativo

Por fim, pense também no que pode atrapalhar. Práticas muito batidas deixam o candidato armado contra elas, então procure ser criativo. Preservar as informações pessoais, tratar todos com empatia e respeito e não colocar os candidatos em situação constrangedora são obrigações.

Inserir longas palestras ou um material de leitura muito extenso também são erros comuns. Procure abordar no recrutamento apenas o conteúdo que for pertinente para o momento da triagem. Você terá tempo para ambientar o candidato que for escolhido à empresa.

Oferecer uma boa experiência do candidato garantirá uma mão de obra qualificada e diversificada durante toda a seleção. Basta identificar entre os aspirantes a colaboradores aqueles que estejam alinhados aos valores e à missão da empresa. Com todas essas dicas, acertar na escolha será muito mais tranquilo do que você imagina!

Gostou deste conteúdo? No nosso blog tem muito mais! São assuntos que sempre trazem boas informações, temas antenados com as novidades do mundo corporativo e dicas muito úteis. Para receber tudo direto no seu e-mail, basta assinar nossa newsletter!

ebook manual contratação eficiente