Escolha uma Página

Hoje em dia, a maioria das vagas do Recruta Simples recebem um volume considerável de candidatos.

Quando as vagas são para cidades pequenas ou para perfis difíceis de encontrar, esse volume de candidatos é muito positivo. Mas, em alguns casos, quando a vaga é para cidades maiores ou para perfis mais operacionais, esse volume passa a ser um problema.

Veja se você já se encontrou nessa situação:

  • Chegaram muitos currículos para minha vaga
  • Alguns deles estão fora do perfil da vaga
  • Não tenho tempo para olhar todos os currículos

 

Por esses motivos que criamos nosso filtro por palavra chave!

Quer entender como usar esse filtro? Nesse artigo, vamos explicar o que é o filtro por palavra chave, como usar e também daremos alguns exemplos práticos que podem te ajudar.

 

O que é o filtro por palavra chave?

 

O filtro por palavra chave é uma funcionalidade onde você pode buscar/filtrar currículos que contém palavras chave específicas. Dessa forma, você pode fazer a triagem apenas com os currículos relevantes para a vaga.

filtro por palavra chave - nenhum filtro selecionado

 

Como apresentado na imagem acima, o filtro por palavra chave é um simples campo de busca. O funcionamento desse campo de busca funciona é bem parecido com a busca do Google.

Você pode pesquisar palavras/termos como:

  • Nome de candidatos
  • Email de candidatos
  • Cidade onde o candidato reside
  • Nome de cargos, ferramentas ou habilidades relevantes

 

Além dessas buscas simples, você pode misturar palavras chave para fazer buscas mais complexas e filtrar melhor seus currículos. Por exemplo, misturar “cidade + cargo”, “ferramenta + habilidade” ou “nome + cidade”.

 

Como usar o filtro por palavra chave?

Para começar a usar esse poderoso filtro por palavra chave, você pode seguir esses 3 passos simples:

 

1. Aguarde até que a vaga receba candidatos

 

O primeiro passo é aguardar até que sua vaga comece a dar resultados. No Recruta Simples, isso geralmente ocorre em menos de 24h, porque sua vaga é divulgada em +60 sites de emprego e redes sociais.

Nós acreditamos que você pode aguardar até acumular 15-20 currículos. Esse é um bom número porque com menos de 15 candidatos, você ainda consegue ver todos os currículos. Mas depois de acumular mais de 20 candidatos, esse processo começa a ficar custoso.

Se sua vaga não estiver com esse número de currículos dentro de 24 horas, sua vaga provavelmente é difícil. Seja por ser de uma cidade pequena ou por ter um perfil mais técnico ou estratégico. Para esses casos, criamos o TurboMail, que trás até 3x mais visibilidade para sua vaga.

 

2. Pense em palavras chave que o currículo precisa ter

 

Nessa etapa, você precisará listar algumas possibilidades de palavras chave que um currículo qualificado precisa ter.

Imagine que você precisa contratar um vendedor externo. Para filtrar os melhores currículos, você pode usar palavras chave como “vendedor externo”, “prospecção” ou “porta a porta”.

A ideia desse filtro por palavra chave é você somente avaliar os currículos minimamente qualificados. Por isso, você deve escolher bem as palavras chave!

 

3. Faça a busca e avalie os currículos que retornarem

 

Depois de escolher as palavras chave, é só usar o campo de busca, que fica do lado do logo do Recruta Simples. Dessa forma, somente os currículos que tem aquelas palavras chave serão retornados como resultado.

 

Exemplo prático com ideias de palavras chave

 

Para dar um exemplo prático, vamos usar uma vaga do próprio Recruta Simples, de Trainee de Marketing Digital.

Nessa vaga, procurávamos um profissional que tivesse experiências em Marketing Digital, mas que quisesse desenvolver habilidades de Vendas e Suporte. Veja abaixo alguns filtros que fizemos para encontrar os melhores candidatos:

 

Filtrar somente candidatos de uma cidade específica

 

Como a vaga era para São Paulo, usamos as palavras “São Paulo” para filtrar. Dessa forma, somente pessoas que residem em São Paulo seriam retornadas.

Os currículos a serem avaliados caíram de 37 para 22:

Filtro palavra chave - Cidade

 

Filtrar somente candidatos com cargos específicos

 

Como precisámos de um candidato com experiência na área de Marketing Digital, usamos as palavras “Marketing Digital” para filtrar.

Além de “Marketing Digital”, também usamos outras palavras como “Inbound Marketing”, “Marketing de Conteúdo”, “Automação de email”. Todas palavras que devem estar em currículos de profissionais especializados na área.

Os currículos a serem avaliados caíram de 37 para 17:

filtro por palavra chave - cargo

 

Filtrar somente candidatos que conheçam ferramentas específicas

 

Precisávamos também que esse profissional soubesse usar algumas ferramentas para ajudar na produção de ebooks. Por isso, pesquisamos por nome de ferramentas como “Indesign” e “Photoshop”.

Os currículos a serem avaliados caíram de 37 para 8:

filtro por palavra chave - ferramentas

 

__________

 

Tem alguma dúvida sobre como usar o filtro por palavra chave? Deixe seu comentário!

Gostou desse artigo? Compartilhe nas suas redes sociais!

 

 

anuncie sua vaga no recruta simples