Escolha uma Página

As empresas querem encontrar profissionais preparados, dispostos a trabalhar pelo propósito do negócio. Isso não é algo simples ou fácil de ser feito. Porém, é perfeitamente possível através do fit cultural.

Para levar essa prática para a sua empresa, preparamos um conteúdo especial! No post de hoje, você entenderá melhor o que é o fit cultural, a sua importância nos processos seletivos e como você pode analisá-lo. Além disso, descubra como ele ajuda no momento da contratação. Boa leitura!

O que é o fit cultural?

O fit cultural é o alinhamento das expectativas da empresa com as características do candidato. Desse modo, ele é uma forma de considerar, além dos aspectos profissionais, as individualidades e os traços pessoais do candidato.

O fit cultural é a condição que determina se o profissional realmente é o mais indicado para aquela oportunidade, levando em conta aspectos como os valores, as crenças, a postura, os objetivos de vida e até mesmo a capacidade de se adaptar à rotina da empresa. Nesse caso, quanto mais parecidos forem os objetivos e hábitos da empresa e do candidato, melhor.

Qual é a sua importância nos processos seletivos?

Existem muitas coisas que determinam o sucesso de uma contratação e que vão bem além do histórico e das habilidades descritas no currículo do candidato.

Quando se busca contratar alguém que trabalhe em prol do objetivo do negócio, é preciso procurar mais do que qualificações. É preciso valorizar as características que dificilmente estarão descritas em algum lugar.

A cultura, os comportamentos e os padrões mentais do candidato é que vão determinar se ele está alinhado, ou não, com o que a empresa espera. Por isso, as contratações que avaliam o fit cultural tendem a ser muito mais acertadas, possibilitando o estabelecimento de relações de longo prazo.

Como analisar o fit cultural dos candidatos?

Conheça a cultura da sua empresa

Antes de qualquer coisa, descubra o que você está buscando. Para isso, é essencial conhecer a cultura e o clima da sua empresa. Ela é mais formal ou informal? Rígida ou flexível? Qual é o perfil geral das suas equipes?

Também é importante entender que aquilo que o candidato é na sua vida pessoal e os seus gostos podem ser utilizados em favor da jornada profissional, contribuindo para os resultados da empresa.

Aplique testes e entrevistas comportamentais

Uma das melhores vantagens das entrevistas e dos testes comportamentais é a possibilidade de descobrir informações sobre o candidato que nem sempre serão verbalizadas. Essa etapa é importante para entender melhor:

  • os objetivos profissionais e pessoais;
  • as principais ambições e sonhos;
  • os hobbies preferidos;
  • a capacidade de se relacionar em grupo;
  • a inclinação para trabalhos voluntários;
  • o posicionamento sob pressão;
  • os valores que pautam suas decisões.

Realize dinâmicas de grupo

Analisar como um candidato se porta em grupo é uma boa forma de obter uma prévia da sua atuação em equipe. É interessante submeter o candidato a diferentes situações para que ele possa manifestar seu perfil ao solucionar conflitos, liderar colegas, contribuir para resultados etc.

Faça uma avaliação do histórico de trabalho

O histórico é muito relevante para entender quem é aquele candidato além do que está no seu currículo. Se os valores e princípios das empresas em que o candidato trabalhou anteriormente forem semelhantes aos da sua, pode ser um indicativo de que ele não terá dificuldades em se adaptar.

Como o fit cultural ajuda a definir a contratação?

O fit cultural também é uma forma de entender se o candidato vai se adaptar bem ao ambiente. É uma forma de valorizar suas características individuais inserindo-as em uma equipe que tem tudo para otimizar seus resultados.

Colocar uma pessoa extrovertida e dinâmica em uma equipe introvertida e concentrada pode não ser uma boa ideia. Inserir essa mesma pessoa em uma equipe ainda mais dinâmica e desafiadora é uma condição perfeita!

Dessa forma, analisar o fit cultural dá uma boa ideia sobre o candidato que tem melhores condições de se ajustar à equipe. Por essa razão, a análise do fit cultural costuma reduzir muito os índices de turnover — outro indicativo de contratações acertadas.

Agora que você já sabe mais sobre fit cultural, que tal compartilhar este post com a sua rede de contatos?

ebook manual contratação eficiente