Escolha uma Página

Apressar o recrutamento e seleção ou fazer alguma de suas etapas de forma corrida é bastante prejudicial. Afinal, desse modo, tudo será mais bagunçado e haverá um aumento significativo nas chances de se ter problemas, sejam eles imediatos, sejam de médio e longo prazo.

É preciso levar a sério cada fase do processo. Assim, é necessário achar alternativas que reduzam o tempo de fechamento de vagas sem prejudicar sua qualidade. Neste post, vamos apresentar 4 dicas de como isso pode ser feito. Quer saber mais? Então, continue lendo!

1. Seja transparente

É preciso ter objetividade e transparência na oferta e na descrição da vaga. Portanto, aponte as atividades e funções correspondentes a ela com honestidade, sem esconder algo que possa ser visto como menos atraente. Isso ajuda a alinhar as expectativas e pode evitar frustrações, tanto dos candidatos quanto da empresa.

Além disso, lembre-se de que não é preciso empregar uma linguagem muito complexa ou rebuscada na divulgação, na tentativa de deixar a oferta mais atraente. Seja verdadeiro e elabore a descrição do cargo de forma clara e compreensível.

2. Tenha critérios de qualificação

Outra dica é definir alguns critérios de acordo com competências necessárias para o cargo, por exemplo, entre outros fatores. Isso ajuda a ter mais objetividade no processo de recrutamento e seleção, consequentemente, influencia o tempo de fechamento de vagas.

Claro, vale lembrar que manter a mente aberta para diferentes possibilidades é importante, mesmo em casos que não foram pensados inicialmente. Porém, os critérios de qualificação servem como um tipo de norteador.

3. Automatize algumas partes de processos

É possível utilizar algumas ferramentas para facilitar parte dos processos que compõem o fechamento de vagas. Existem, por exemplo, softwares de bancos de currículos, sistemas de armazenamento de dados dos candidatos e checklists das fases de seleção.

Esses mecanismos servem para contribuir com o trabalho dos recrutadores, permitindo-lhes resolver algumas questões de maneira mais veloz.

4. Faça a divulgação nos canais corretos

Divulgar as vagas nos lugares certos é um forte diferencial para o tempo de fechamento. Hoje, existem muitas opções diferentes na hora de anunciar, mas é preciso identificar qual meio é mais adequado para cada caso.

Algumas opções, por exemplo, são sites de emprego, classificados e mídias sociais. No entanto, os melhores canais de divulgação variam de acordo com o perfil dos candidatos que se deseja atrair. Assim, pense no que está sendo buscado e verifique qual é a melhor alternativa.

Fazer uma divulgação de forma efetiva, nos veículos e plataformas adequados, pode ser muito benéfico para a redução do tempo de fechamento de vagas. Afinal, ela contribuirá para a atração de um grande número de candidatos, que, ao mesmo tempo, têm mais chances de atenderem aos critérios desejados.

O que você achou dessas dicas para reduzir o tempo de fechamento de vaga? Para tirar alguma dúvida ou obter mais informações, é só entrar em contato conosco!

ebook manual contratação eficiente