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Liderar a geração Z no mercado de trabalho é um trabalho que exige dinâmica, conhecimento, abertura e disposição para lidar com o novo. Esses jovens talentos trazem inovações, contribuem com novas estratégias, diversidade e flexibilidade.

Fazem parte do grupo da geração Z os jovens que nasceram a partir de 1997 e, se você acha que eles ainda são novos demais, atualmente já se apresentam com, no mínimo, 22 anos de idade, o que significa que estão próximos de terminar a faculdade ou cursos técnicos.

Que saber mais sobre como lidar com essa geração e atrair os melhores talentos? Então veja o conteúdo que separamos para você e descubra o que esperar dessa nova geração no mercado de trabalho!

O que é a geração Z?

Entre todas as gerações, a Z é provavelmente uma das mais focadas no sucesso profissional e isso é muito positivo. Eles cresceram em uma época que passou por modificações severas econômica e socialmente, vivendo momentos de empregabilidade instáveis, principalmente devido à globalização e às novas tecnologias.

De fato, algo positivo é que eles aprenderam muito com os enganos da geração anterior: procuram trabalhar com investimentos, compreender as flutuações do mercado econômico e lidam melhor com a instabilidade.

A geração Z é uma consequência natural do mercado de trabalho. Os formatos de empregabilidade são novos, as demandas profissionais estão passando por uma alteração de currículo. Profissionais que saibam lidar com a tecnologia e as suas estratégias são muito mais requisitados. De qualquer maneira, é interessante acompanhar esse desenvolvimento e buscar inovação.

Quais são os principais desafios dessa geração?

Cada geração traz o seu desafio e a sua vantagem. A geração Z também apresenta algumas dificuldades que podem ser superadas facilmente caso os gestores, os líderes e o setor de RH saibam lidar e trabalhar com jovens.

Retenção de talentos

A primeira dificuldade que podemos destacar é a de reter talentos. Os jovens priorizam o sucesso profissional e, por isso, são dispostos a mudar caso uma oportunidade seja mais atrativa do que o emprego atual. Por isso, é importante que as empresas não se prendam às atividades tecnicistas e tenham propostas que tragam chance de realização profissional e crescimento.

Dificuldade de lidar com críticas

Os jovens da geração Z podem enfrentar dificuldades para encarar as críticas ou mesmo levantar uma autocrítica. Por serem muito exigentes eles não aceitam falhas e não lidam bem com a frustração.

Para lidar com isso é importante valorizar o diálogo e demonstrar que as críticas não são questões pessoais, mas pontuações essenciais para o desenvolvimento profissional da empresa como um todo.

Hierarquia horizontal

Os jovens talentos não têm problemas para lidar com os diferentes postos no trabalho. Eles lidam da mesma forma com o colaborador e com o diretor. Se algum plano do qual discordam for colocado em prática, provavelmente eles questionarão e buscarão compreender o porquê daquele trabalho.

Para lidar com essa questão, mais uma vez, o diálogo é importante. Deixe-os informados sobre as mudanças da empresa, faça com que eles participem do processo de tomada de decisões. O trabalho desenvolvido pela coletividade é um aspecto positivo e muito valorizado entre eles.

Como lidar com a geração Z?

A geração Z é composta por jovens que desde cedo desenvolveram a capacidade de argumentação e de exposição as suas vontades. Eles participavam das decisões tanto na família quanto no âmbito escolar. Dessa forma, a independência e o protagonismo sempre foram trabalhados.

O acesso instantâneo a relatórios, à mídia digital comum, à comunicação com o exterior, faz com que eles se sintam cidadãos do mundo e desenvolvam uma compreensão mais ampla das tomadas de decisões e da diversidade que cerca o mercado consumidor de produtos e serviços.

No entanto, apesar de todos esses aspectos positivos, para atrair o jovem talento para a sua empresa, são necessárias algumas estratégias, afinal eles também estão preocupados com as condições de trabalho. Confira nossas dicas!

Promova um ambiente agradável

O ambiente de trabalho agradável é um dos primeiros aspectos que o jovem pensa e admira para desenvolver um bom trabalho. Eles valorizam a privacidade, a descontração, o diálogo e, principalmente, a acessibilidade.

Algumas empresas já investem em cuidados que tornam o ambiente mais próximo do que os jovens desejam, optando por decorações descontraídas, uma alimentação prazerosa e o reconhecimento pelo trabalho bem desempenhado.

Comunique-se pelas redes sociais

Essa é uma geração mais social e, além disso, o imediatismo é uma de suas características principais. As redes sociais colaboraram para desenvolver essa questão. Sendo assim, se você quer contactá-lo com facilidade, adote as redes sociais.

Essas comunidades são uma estratégia de criar uma visão descontraída do trabalho sem perder a essência. Elas ajudam a desenvolver o senso de pertencimento, os valores e a cultura organizacional.

Tenha um sistema de trabalho flexível

Adequar-se a padrões rígidos pode ser algo que gere uma resistência para esses jovens. Isso não significa necessariamente que eles sejam irresponsáveis, apenas lidam melhor com os horários que eles mesmos escolhem e de acordo com a sua situação de produtividade.

Por exemplo, há empresas que podem adotar um horário noturno. Quantos jovens da geração Z dizem que são mais produtivos à noite? Outros já preferem produzir continuamente e fazem algumas horas extras.

É importante destacar que qualquer mudança de horário deve ser conversada e analisada de forma que funcione para os dois lados. Entretanto, a flexibilidade é uma boa aposta para atrair os melhores talentos.

Incentive com benefícios

Oferecer um benefício pelo bom trabalho desempenhado é uma estratégia que sempre traz bons resultados. A bonificação é uma forma de reconhecimento e torna-se, por isso, uma força de engajamento e motivação para o colaborador.

Esse benefício não precisa ser necessariamente algo físico, a oferta de cursos ou workshops é muito valorizada por esses jovens. Além disso, é possível oferecer cursos de idioma ou investir na qualidade de vida por meio de programas de bem-estar como academias, auxílio medicamento, auxílio-creche ou associação em clubes.

Respeite a diversidade

Algo que é muito importante para a geração Z é o respeito pela diversidade. A maioria desses jovens se expressa de formas diferentes, seja por meio do discurso, da cor do cabelo, pelas tatuagens ou por questões de gênero, cor ou pelas diferenças religiosas e culturais.

Inclusive, para muitos deles as questões socioculturais são prioritárias. Essa é uma vantagem muito positiva para a empresa, pois auxilia a compreender o mercado consumidor e a recepção da marca e essa estratégia é um diferencial para o mercado de trabalho.

Como uma plataforma pode auxiliar?

As redes sociais são os principais meios de acessibilidade entre esses jovens. É por isso que uma estratégia de divulgação que faça uso de uma plataforma especializada pode chegar até eles com mais facilidade. Além disso, com uma boa plataforma é possível otimizar o trabalho do RH, agilizando o processo de recrutamento de pessoas por meio de um processamento de dados com análise e detalhamento de perfis.

Outro benefício é que o anúncio promovido pela plataforma também poupa esforços e busca focar em estratégias para encontrar profissionais com informações atrativas para o seu negócio. Essa é uma ferramenta que simplifica a divulgação do processo seletivo, pois conta com recursos digitais aprimorados e com um clique é possível anunciar uma vaga em mais de 100 sites diferentes.

A geração Z no mercado de trabalho tem muito a contribuir e ter acesso a esses jovens talentos fica fácil quando se usa as ferramentas e estratégias certas. Essa busca é também um investimento das empresas na captação de profissionais inovadores e engajados dispostos a vestir a camisa da organização.

Notou que para lidar com a geração Z no mercado de trabalho é necessário um pouco de dinamismo? Se você quer melhorar as suas descrições de vagas para esse público e atrair novos candidatos, baixe o nosso infográfico e divulgue suas vagas de maneira eficiente!

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