Escolha uma Página

Você sabe o que é um organograma? Essa é uma ferramenta bem diversa, que pode ser utilizada em diferentes situações dentro de uma empresa. Quer saber mais sobre ela? Então continue lendo!

O que é um organograma?

Trata-se de um esquema onde são representados todos os departamentos, setores e cargos que compõem uma empresa, sendo estruturado de acordo com o funcionamento dela. Existem diferentes tipos e formas de se criar um organograma. Assim, quando uma organização opta por utilizar essa ferramenta, ela deve descobrir aquela que combina melhor com suas características.

Vale lembrar que um organograma não tem o objetivo de impor níveis hierárquicos. Vamos conhecer um pouco mais desse recurso a seguir!

Quais são as vantagens do organograma?

Se implementado adequadamente, o organograma pode contribuir em diferentes pontos na empresa. Conheça algumas de suas principais vantagens:

Auxilia na gestão de pessoas e na estruturação de cargos

O organograma pode ajudar a identificar, de forma mais prática, as atribuições e funções de cada cargo na empresa. Com isso, a gestão de pessoas tem mais facilidade na estruturação de seus processos.

A ferramenta ajuda, por exemplo, a averiguar o que pode ser feito para a capacitação de funcionários, de acordo com as necessidades percebidas. Além disso, ela também contribui para a estruturação de novos cargos, permitindo ver quais vagas estão faltando para contratar e qual deve ser o papel de cada uma delas.

Evita a sobrecarga de colaboradores

A partir do organograma, é possível fazer uma análise das tarefas que estão sendo atribuídas a cada um. Com isso, identifica-se se alguém ou algum cargo está sendo sobrecarregado.

Algumas possibilidades seriam, por exemplo, redistribuir tarefas de forma mais justa, abrir novas vagas ou criar um novo cargo para tirar o peso de cima de um colaborador. O organograma pode contribuir para todo esse planejamento, lembrando que é importante alterá-lo e atualizá-lo depois que as devidas ações forem tomadas.

Auxilia na estruturação de planos de carreira

O organograma pode ajudar os colaboradores a compreenderem melhor a organização da empresa e contribuir na estruturação de seus planos de carreira. Eles podem utilizar a ferramenta para identificar onde querem chegar, quais os caminhos para isso e quais responsabilidades devem ser assumidas a cada novo cargo.

Ajuda a conhecer o funcionamento da empresa

O organograma oferece uma visualização da estruturação e do funcionamento da empresa, permitindo ver fatores como relações entre cargos, por exemplo.

Vale lembrar, porém, que é necessário realizar uma avaliação e uma implementação adequada do organograma. Além de identificar qual tipo combina com determinada empresa, é preciso ter cuidado para que ele não gere conflitos entre setores ou níveis hierárquicos, prejudique o clima organizacional ou cause certo engessamento de funcionários por passar a impressão de estarem presos a seus cargos.

Empregado corretamente, o organograma pode ser uma ferramenta muito útil. Outra ideia válida, nesse sentido, é utilizá-lo em conjunto com outros recursos, como documentos de descrição de cargos, o que potencializa sua funcionalidade.

Gostou deste texto? Então aproveite a visita ao nosso site e confira novas dicas em nosso post sobre como organizar bancos de currículos!

ebook manual contratação eficiente