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O termo Inbound é bastante conhecido no Marketing. Ele se refere a uma nova maneira de impactar consumidores, encantando-os por meio de conteúdos e conduzindo-os por uma jornada que vai da descoberta à compra.

Esse conceito foi transportado ao universo dos Recursos Humanos, trazendo uma nova tendência para os gestores de RH: o Inbound Recruiting. Vamos entender, neste post, o que é isso e como ele pode mudar a sua forma de encontrar e conquistar bons candidatos. Continue a leitura e confira!

Inbound Recruiting: o que é?

Inbound Recruiting é uma tendência na área de Recursos Humanos que aposta no relacionamento entre candidato e empresa para melhorar o processo de recrutamento e seleção.

O ponto de partida é simples. Supõe-se que o candidato, antes de decidir por uma vaga em determinada empresa, passa por um processo de decisão semelhante ao dos consumidores: ponderação, pesquisa, conversa com colegas de trabalho e busca por saber mais sobre a empresa. Somente após esse percurso, ele estará pronto para se inscrever em uma vaga.

O Inbound Recruiting aproveita-se desse caminho para estar lado a lado do candidato e fornecer boas informações para a tomada de decisão.

Como o Inbound Recruiting funciona?

No Inbound Recruiting há uma preocupação em manter potenciais ocupantes de vaga perto da empresa por meio de uma rede de relacionamentos. Essa rede será responsável por nutrir aqueles talentos com conteúdos sobre a marca, seus valores e outros de interesse do profissional.

A inteligência do Inbound Recruiting está justamente na antecipação. Investindo nesse relacionamento, haverá uma rapidez no preenchimento da vaga, caso haja a necessidade de contratação de pessoas com determinado perfil, já que aquele talento já saberá sobre a empresa e estará encantado com ela.

Existem alguns conceitos que norteiam o Inbound Recruiting. Veja quais são eles a seguir.

Jornada do candidato

Todo candidato percorre uma jornada até o momento da contratação. As etapas variam de empresa para empresa e devem ser mapeadas por cada uma. Mas, em geral, elas abrangem os momentos de descoberta, interesse, candidatura e seleção e contratação, quando a tomada de decisão se efetiva.

É preciso descobrir como conduzir talentos que tenham a ver com a organização por meio dessas cinco etapas.

Cultura organizacional

A cultura organizacional deve acompanhar todo percurso do candidato. Ele deve entender quem é essa empresa e seus valores, para que identifique-se com ela. A cultura organizacional também deve direcionar a atuação dos gestores de RH. Ela que deve orientar a decisão sobre quais potenciais candidatos investir na estratégia de Inbound Recruiting.

Produção de Conteúdo

Conhecendo a jornada do candidato e dominando a cultura organizacional da empresa, o RH ficará responsável por elaborar uma estratégia de conteúdo que encante o profissional e seja adequado a cada etapa por qual ele está passando.  A produção de conteúdo pode envolver a criação de artigos sobre temas de interesse do candidato e a sua distribuição por meio de estratégias eficientes de e-mail marketing.

Quais as vantagens de utilizar o Inbound Recruiting?

Dentre as muitas vantagens do Inbound Recruiting, podemos destacar:

Propagação da cultura da empresa entre os candidatos

A estratégia Inbound no recrutamento e seleção é responsável por apresentar a marca para os futuros colaboradores. Propagando a cultura da empresa, você estará despertando o interesse de gente que realmente tem a ver com ela.

Processos de seleção mais eficazes e assertivos

O Inbound Recruiting é responsável por criar um banco de talentos pronto para ser convocado assim que determinada vaga estiver disponível. Isso diminui o tempo dos processos seletivos e a quantidade de etapas, melhorando assertividade na escolha de candidatos.

Diminuição de turnover

Contratando profissionais melhores e que têm a ver com a empresa, surge uma consequência natural: a diminuição da rotatividade. Os funcionários estarão satisfeitos, pois terão ingressado em uma empresa em que admiram e confiam.

O Inbound Recruiting é uma ótima forma de engajar potenciais funcionários, por meio da promoção da imagem de sua empresa — conceito conhecido com Employer Branding. E, falando em Employer Branding, você sabe o que ele significa? Dê uma olhada em nosso texto sobre o assunto e continue aprendendo sobre esses termos do RH.

 

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