Escolha uma Página

Descrever uma vaga de emprego de maneira eficiente e assertiva nem sempre é uma tarefa fácil. É comum que as pessoas encarem esse momento como uma simples divulgação de oportunidade, porém, o job description vai bem além disso e requer clareza e autenticidade por parte da empresa.

Companhias que visam a captar profissionais dinâmicos precisam estar dispostas a encarar o anúncio de uma oportunidade como uma negociação na qual ela não só comunica uma vaga, mas tenta atrair talentos para o seu quadro de funcionários.

Se você quer entender melhor como criar uma descrição de vaga ideal, continue conosco até o final deste post e descubra as melhores dicas sobre job description!

Por que investir no job description?

Dedicar tempo e esforços ao job description é uma forma de tornar o processo de recrutamento da sua empresa muito mais eficaz e apto a atrair os melhores profissionais do mercado. Essa pequena etapa do processo de recrutamento e seleção pode determinar a capacidade da sua empresa em se apresentar de forma interessante, mesmo para aqueles profissionais que já estão empregados.

Logo, o job description não é só uma descrição de oportunidade de trabalho, mas um meio de promover a sua empresa por meio da apresentação da sua essência, dos benefícios e até da cultura organizacional.

Se você conseguir fazer uma descrição de vaga ideal, é melhor ir se preparando para dar adeus aos processos seletivos com candidatos medianos por falta de melhores opções. Agora, se você não tem ideia de por onde começar, confira as dicas que nós separamos para você!

Como fazer um job description?

job description

Um dos objetivos do job description é fazer com que os candidatos queiram integrar o time de trabalho da sua empresa! Porém, para isso, é necessário que você esteja atento a alguns detalhes no momento de planejar a descrição da vaga. Vamos conferir?

Escolha um título atrativo

Apostar em um título atrativo é o primeiro passo para despertar o interesse do seu público-alvo, portanto, é preciso se dedicar a escolher as melhores palavras para que ele seja:

  • claro;
  • objetivo;
  • enxuto;
  • interessante.

Em geral, a melhor forma de determinar o título do anúncio é focando na função que está sendo anunciada. Com isso, o job description será facilmente localizado e as pessoas conseguirão identificar do que se trata.

Além disso, não utilize nomenclaturas incomuns, genéricas ou termos utilizados apenas internamente. Por exemplo, em vez de utilizar o título “Desenvolvedor nível III”, opte pelas classificações júnior, pleno e sênior.

Outras dicas importantes são:

  • otimize os termos para ferramentas de pesquisa;
  • procure descrever a função e não as tarefas;
  • seja objetivo e utilize um único título;
  • opte por uma linguagem precisa e enxuta.

Inclua as informações básicas

Não se esqueça de que, assim como a empresa quer encontrar o candidato ideal, o profissional também busca a empresa e a oportunidade ideais. Portanto, toda e qualquer informação básica precisa constar na descrição da vaga.

Não deve ser um texto extenso nem confuso, pelo contrário, a objetividade é um fator muito positivo nessa etapa. É importante mencionar:

  • funções e responsabilidades do cargo;
  • contribuição da função para a atividade da empresa;
  • localização da unidade onde está disponível a vaga;
  • faixa salarial e possibilidade de negociação da remuneração (quando houver);
  • requisitos, qualificações e habilidades necessárias (que possam ser comprovadas);
  • benefícios obrigatórios e os opcionais;
  • descrição breve e atrativa da empresa;
  • como se candidatar.

Essa descrição deve servir como uma triagem para que apenas os profissionais realmente interessados se candidatem para a oportunidade. Os detalhes sobre o cargo, a rotina e a empresa devem ser abordados nas etapas seguintes.

Liste as vantagens que a sua empresa oferece

A sua empresa é um ótimo lugar para trabalhar e esse é o momento de você contar isso para os candidatos que estão procurando uma boa oportunidade de emprego. Mostre que existem razões que vão além da remuneração e dos benefícios obrigatórios para que os profissionais queiram integrar o seu time de trabalho.

Conte sobre o seu posicionamento de mercado, cite as oportunidades de crescimento, descreva o ambiente de trabalho e liste conquistas importantes. Conseguindo elencar essas informações de maneira sucinta, você mostrará ao candidato o quanto essa oportunidade é positiva para ele.

É necessário demonstrar que, além de uma vaga de emprego, você está oferecendo a oportunidade de compor um time de trabalho que busca objetivos comuns, que valoriza cada colaborador e que cresce em conjunto.

Esse é o momento de esclarecer que a empresa não está apenas exigindo qualificações, mas também oferecendo o que ela tem de melhor.

Descreva as responsabilidades do cargo

Se você já descreveu as razões pelas quais o candidato deveria almejar um emprego na sua empresa, é chegado o momento de apresentar quais serão as responsabilidades que ele terá que assumir caso seja contratado.

Para isso, nada melhor do que transparência e clareza. É importante que a empresa defina com antecedência as responsabilidades inerentes ao cargo, para que, depois da contratação, não sejam incluídas novas obrigações e responsabilidades.

Procure detalhar as atividades por duas razões:

  1. você não deixará o candidato frustrado por achar que desempenharia outras atividades;
  2. você não corre o risco de contratar alguém incapacitado para desempenhar a função.

Uma boa dica para o momento de realizar essa descrição é contar com o auxílio de um especialista na área, que possa revisar e relatar, caso alguma informação não esteja de acordo.

Apresente a cultura da empresa

É preciso ter clareza sobre a combinação de missão, visão e valores da sua empresa, qual é o propósito dela e o que a torna competitiva. Assim, você poderá comunicar com convicção as razões pelas quais ela se diferencia no mercado.

Não se esqueça de que, além de uma descrição de vaga, o job description é um método de apresentação da sua empresa para os candidatos. Logo, desde a linguagem utilizada na descrição — formal ou informal — até as informações fornecidas sobre a empresa, você estará comunicando o tipo de cultura organizacional instituído.

Cada informação inserida é um indício de como será o ambiente de trabalho, por isso é importante que o anúncio seja coerente com o estilo da empresa. Para atrair os candidatos ideais, é importante que o job description seja estratégico e selecione as informações de maneira a comunicar o espírito da empresa.

Você gostou deste conteúdo? Agora que você já sabe como fazer um job description ideal, que tal assinar nossa newsletter e ficar por dentro de todos os nossos posts? Vamos lá!

kit checklist + template - anunciar vagas