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O mapeamento de mercado pode ser uma excelente ferramenta para atrair e reter os melhores talentos. Isso acontece porque, assim como ocorre no mercado de bens e serviços, a competitividade pelos profissionais mais eficientes é acirrada.

E a razão é simples: são as pessoas as responsáveis por levar as empresas aos patamares de desempenho esperados.

Nesse cenário, ignorar o mapeamento do mercado para ter uma visão de como os concorrentes estão trabalhando suas ações envolvendo o capital humano — em especial de alta liderança — pode significar graves prejuízos para as companhias que desejam se destacar em seus segmentos.

Ao longo deste texto, você vai saber os motivos para implementar o mapeamento de mercado no processo de seleção da sua companhia. Continue a leitura!

O que é e como funciona a estratégia de mapeamento de mercado?

O mapeamento de mercado, também chamado de benchmarking, é uma análise de como as empresas do seu segmento e região remuneram os seus funcionários.

De modo geral, o mapeamento de mercado acontece para cargos nos níveis de média e alta gerência. Também pode se estender para cargos de níveis executivos e seniores, como gerências gerais, diretorias, vice-presidência e até presidências.

Dessa forma, o mapeamento de mercado atua identificando potenciais falhas, atuais e futuras, podendo ser utilizado para ajudar empresas em eventuais reestruturações, bem como na definição de contratações de médio e longo prazo.

Atualmente, o mapeamento de mercado ganha cada vez mais importância, visto que a atração e retenção dos melhores talentos significa mais competitividade para as organizações por meio da construção de um time de alto desempenho.

Além disso, os profissionais disponíveis no mercado (e isso inclui aqueles já empregados) estão cada vez mais qualificados. Assim, conseguir a sua preferência e retê-los é primordial para não fortalecer a concorrência.

Diante desse cenário, empresas que almejam se destacar precisam investir em políticas que sejam consideradas vantajosas para os profissionais.

O mapeamento de mercado vai levantar as seguintes informações junto às empresas concorrentes:

  • incentivos de treinamento e desenvolvimento;
  • índices de turnover;
  • políticas de diversidade e inclusão;
  • perfil dos colaboradores;
  • vantagens focadas na qualidade de vida e bem-estar;
  • benefícios como plano de saúde, auxílio-creche, vale-refeição e alimentação;
  • localização da empresa;
  • convênios com escolas, academias, farmácias e outros;

Por que o mapeamento de mercado é importante no processo de recrutamento e seleção?

O mapeamento vai ajudar o RH a estabelecer critérios que estejam alinhados com o mercado de trabalho, o que facilita as atividades dos recrutadores para encontrar o perfil ideal para a vaga em aberto.

Para tanto, é importante considerar que o cargo esteja alinhado com o que é ofertado pelas empresas concorrentes. Dessa forma, é possível garantir a atração de profissionais que realmente tragam consigo conhecimento e habilidades que possam ser usadas como diferenciais para a contratante.

Portanto, o primeiro ponto para implantar o mapeamento de mercado nos processos de recrutamento e seleção é conseguir atrair a atenção de profissionais qualificados para as vagas em aberto.

À medida que esses profissionais são contratados e se adaptam à nova rotina, ele consegue, por meio do seu trabalho e das equipes internas, elevar o negócio aos níveis desejados. Isso acontece porque melhores contratações garantem a excelência na prestação de serviços.

Como consequência, a empresa passa a produzir mais e com mais qualidade, agregando mais valor a seus produtos e serviços.

Quais são as vantagens do mapeamento de mercado no processo seletivo?

Veja, a seguir, alguns dos benefícios ao adotar o mapeamento de mercado para o seu processo seletivo!

Identificação de profissionais bem posicionados

O mapeamento de mercado tem como principal objetivo identificar profissionais bem posicionados, estabelecidos nas melhores empresas e cujos perfis atendam às necessidades solicitadas pela vaga.

Ao contar com esse processo, a gestão de RH tem todos os dados à disposição e pode criar um plano estratégico para atrair tais talentos, de modo a agregar mais diferenciais para a organização.

Redução de erros

Com o mapeamento de mercado, o recrutador tem à disposição as informações referentes ao perfil de cada profissional e como essas pessoas atuam nas empresas concorrentes.

Essas informações são fundamentais para reduzir erros e elevar a assertividade nas contratações, o que é uma grande vantagem para as empresas, pois significa redução de custos com a abertura de novos processos seletivos e rescisões oriundas de admissões malsucedidas.

Atração de talentos

De posse das informações de como o mercado regional e os concorrentes remuneram e oferecem benefícios a seus colaboradores, é possível criar estratégias como a formulação de um plano de cargos e salários, além de inciativas como treinamento e desenvolvimento, que agreguem valor para o colaborador — o que facilita a atração de talentos.

Escolha do perfil mais alinhado com a vaga

O mapeamento é uma ferramenta estratégica para conhecer mais sobre o mercado e as competências da vaga dentro e fora da empresa.

De posse dessas informações, é possível colocar a pessoa certa no cargo certo, aumentando as chances de uma contratação de sucesso, o que certamente agregará mais competitividade para a organização.

Dessa forma, é importante que o mapeamento de mercado seja implantado no processo de recrutamento e seleção, sobretudo para os cargos de alta liderança.

Para conseguir as informações de mercado, você pode contratar uma empresa especializada para fazer este levantamento.

Como vimos ao longo deste texto, o mapeamento de mercado é fundamental para conferir diferenciais competitivos para as empresas e proporcionar o alinhamento entre a gestão de pessoas e a gestão estratégica.

Como todo o processo é bastante detalhista, o investimento é válido, visto que a tendência é as empresas estruturarem cada vez mais seus planos de benefícios, carreira e incentivos.

Todas essas ações coordenadas levam à atração dos melhores profissionais do mercado, altamente capacitados para levar a organização aos patamares de desempenho desejados.

Assim, ao aumentar o nível dos profissionais de sua organização, você gera diferenciais competitivos, culminado em resultados cada vez melhores, ou seja, mais lucro.

Agora que você sabe por que implementar o mapeamento de mercado no processo de seleção, aproveite para nos seguir nas redes sociais para receber mais conteúdos como este!