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O que é Marketing de Recrutamento? A ideia realmente funciona ou é apenas mais um termo técnico sem importância? Que tal descobrir um pouco mais sobre isso?

Contratações para cargos comuns podem não exigir muito, mas se você deseja captar um talento diferenciado para sua empresa, o trabalho não é tão simples assim.

Para que essa tarefa se torne possível, o Marketing de Recrutamento trabalha técnicas especiais de atração. É justamente sobre isso que falaremos neste artigo. Continue a leitura!

O que é Marketing de Recrutamento?

O Marketing de Recrutamento — também conhecido como Inbound Recruiting — representa uma estratégia de atração e convencimento por meio de canais variados para que o talento se candidate na sua empresa.

Trata-se de um perfil profissional mapeado com antecedência, portanto, todas as estratégias são focadas, direcionadas e personalizadas para atrair o funcionário perfeito.

Em tempos de escassez de talentos, um fator de diferencial para captá-los pode ser fundamental para criar uma equipe forte, competitiva e que faça a empresa sobressair no mercado.

Para que isso aconteça, é necessário aplicar estratégias que melhorem a imagem da marca, de modo que toda interação seja precisa, criativa e eficaz.

Mais do que um cargo pode oferecer, é interessante estimular um desejo no candidato de construir uma carreira na empresa em questão. Uma estratégia de Marketing de Recrutamento:

  • vai além de faixa salarial;
  • estabelece diretrizes desafiadoras;
  • conquista a mente do candidato para vivenciar os projetos da marca.

Quais são as vantagens do Marketing de Recrutamento?

Uma das suas vantagens mais claras é a segmentação das estratégias. Com o perfil profissional mapeado, é possível saber exatamente o que a empresa precisa e canalizar o processo de seleção para a contratação ideal.

O impacto acontece diretamente no conjunto de profissionais disponíveis no mercado e gera maior alcance, afastando candidaturas incompatíveis e ampliando o leque no perfil desejado.

Outra palavra-chave é a identificação com os anseios da organização. Esse tipo de ligação favorece a harmonização com os pilares institucionais e a cultura organizacional. Veja, a seguir, os principais benefícios do Marketing de Recrutamento:

  • compreensão exata do propósito da empresa e prontidão para assumir o cargo;
  • assertividade em processos de recrutamento e seleção, bem como o aumento do valor de mercado;
  • manutenção de talentos com melhor identificação desde o processo seletivo;
  • economia de tempo e dinheiro por causa de contratações frustradas e ineficientes.

Quais são as técnicas de Marketing de Recrutamento?

Para que o Marketing de Recrutamento ocorra com qualidade, é necessário aplicar técnicas próprias, capazes de efetivar as estratégias e aprimorar o processo. Acompanhe, a seguir, algumas das aplicações que vão aperfeiçoar o seu Inbound Recruiting.

Desenvolva o employer branding

Para não confundir os termos, entenda que o employer branding integra o Marketing de Recrutamento e é uma técnica fundamental para o seu sucesso. Enquanto o primeiro se relaciona mais com a positivação da imagem da marca, o segundo tem foco mais expressivo na captação de talentos.

Faça com que os colaboradores sejam promotores de sua marca. Estimule a admiração pela vivência na empresa e trabalhe para que a reputação da organização esteja sempre positiva.

Otimize o SEO com campanhas segmentadas

Trabalhe as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) em suas campanhas. Para fazer isso, é preciso ranquear os principais links da estratégia com conteúdos relacionados ao talento desejado.

Palavras-chave, redes sociais mais acessadas e modelo de conteúdo mais buscado são apenas alguns dos pontos que devem ser considerados e otimizados para aprimorar o alcance.

Aplique social recruiting

Crie uma presença especial nas redes sociais com postagens atrativas e interações com talentos alcançados. Uma conversa com um talento pode aumentar seu interesse e criar uma sensação de que o seu perfil tem valor para a organização.

Isso é uma estratégia de motivação para a candidatura. Dessa forma, a empresa aumentará a velocidade do processo e reduzirá gastos com recrutamentos, uma vez que pode receber o currículo antecipadamente.

Elabore um job description atrativo

Se você quer um perfil diferenciado, precisa fazer uma descrição de vaga excelente. Algumas ideias são centrais nesse desenvolvimento, sendo possível aplicá-las para aprimorar o job description.

Encontrar o timing preciso entre a cultura organizacional e o perfil do candidato é um excelente passo. A partir disso, é possível estabelecer a linguagem ideal (formal ou descontraída), os benefícios mais atraentes como uma folga na sexta à tarde, premiações, viagens e muito mais.

Descubra, também, o que os seus concorrentes estão fazendo para alcançar talentos e se seus job descriptions têm sido eficazes. A partir daí, avalie o que funciona e aumente a qualidade do seu processo.

Use o e-mail marketing

O e-mail é uma das principais e mais privativas formas de comunicação com uma pessoa. O relacionamento, nesse caso, se torna mais próximo e quando a empresa já tem um banco de currículos atualizado, fica ainda mais fácil identificar perfis compatíveis e estimular candidaturas.

O fornecimento de e-mail pode se dar por meio do envio esporádico de currículo e já representa um interesse espontâneo do candidato em fazer parte do corpo de funcionários da empresa.

Nesse caso, apenas uma linguagem apropriada pode ser suficiente para passar uma mensagem que crie o desejo em um número apropriado de candidatos interessados.

Crie páginas de carreiras

As páginas de carreiras são fundamentais para a apresentação da empresa. Elas devem contar com um layout profissional, serem intuitivas, informativas e estarem alinhadas ao employer branding.

É fundamental transcrever uma excelente história da empresa. Use depoimentos de funcionários e diversifique conteúdos em vídeos, quizzes, infográficos e tudo que favoreça a interatividade.

Invista em uma plataforma profissional

Dentre todas as estratégias, o uso do recurso digital ideal é o que mais potencializa as chances de sucesso. Uma plataforma robusta e sólida pode ser o diferencial para que o gestor tenha as ferramentas ideais de acompanhamento.

Além disso, uma boa plataforma pode auxiliar em métricas e melhorar as análises das aplicações, bem como desenvolver relacionamentos com talentos e favorecer a aproximação.

Conquistar um grande talento pode ser difícil, mas não é impossível. Aplicar corretamente as técnicas de Marketing de Recrutamento é fundamental para transformar isso em realidade.

Para tornar ainda mais bem-sucedida sua estratégia, é preciso mensurar, seja em Marketing de Recrutamento ou qualquer aplicação. Veja 5 métricas de recrutamento que sua empresa deve acompanhar!

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