Escolha uma Página

A transformação digital impactou profundamente a forma de trabalhar nas empresas. Inovações e tecnologias contribuíram, principalmente, para uma mudança de mindset no ambiente organizacional.

Mas, e no RH, o que mudou? Como os funcionários pensam o trabalho atualmente? Como se adaptar a essa nova realidade? Essas são as perguntas chave sobre o tema.

Neste artigo, você esclarecerá essas dúvidas e saberá que essa mudança é fundamental para a empresa se manter competitiva no cenário empresarial. Leia até o final e confira como entrar nesse novo mundo!

Como a transformação digital impactou o setor de RH?

Nesse cenário de transformação, quanto mais a tecnologia é ampliada, mais o valor das competências humanas cresce. Dessa forma, as novas gerações já nascem digitalizadas e com uma série de recursos tecnológicos para realizar ações.

A burocracia, a rotina e a mecânica tradicional do fluxo de trabalho perdem espaço para a automação de processos. Nesse contexto, a gestão de pessoas fica mais desafiante e com necessidades de desenvolvimento de elementos mais humanos, como empatia, reciprocidade, motivação etc.

Além disso, o aumento expressivo no volume de dados e informações exige um olhar mais estratégico e alinhado ao negócio, com filtragens, relatórios e análises de dados. Tudo isso é embasado em plataformas digitais.

Como ocorreu a mudança de mindset dos colaboradores?

Um fator muito importante que acontece no meio da equipe é a mudança de comportamento diante da nova forma de trabalho. A digitalização diminui o esforço físico e abre mais espaço para o lado pensante de cada um.

Portanto, há uma propensão a criar mais valor para clientes e novos modelos mentais de negócios. Nesse aspecto, a transformação digital se confunde com a própria mudança de mindset, pois a partir disso é que a revolução realmente acontece.

O tratamento de dados encontra um espaço central nessa mudança. Com isso, os novos colaboradores tendem a se basear nos dados obtidos para realizar testes, cruzar informações e encontrar novos insights.

Como se adaptar a essa nova realidade?

Várias atitudes ajudar uma empresa a se adaptar a essa mudança de mindset. Mostramos as principais a seguir.

Mude a cultura

Primeiramente, você deverá mudar a cultura da empresa. Isso significa uma liderança com visão ampliada sobre o cenário digital, e com capacidade para enxergar as ações necessárias para extrair o melhor de cada nova ferramenta.

Envolva a equipe

Busque motivação e engajamento da equipe, mostrando que as novas capacitações e habilidades técnicas são base para novos patamares profissionais. Faça os profissionais entender que a nova cultura digital exige um perfil mais antenado às inovações.

Invista em plataformas digitais

De nada adianta transformar toda a cultura e o pensamento se a empresa não oferece as condições tecnológicas que o time de colaboradores precisa. Dessa forma, você precisa tornar a implementação de novas ferramentas um processo comum na empresa.

Para quem ainda não mudou, o erro é considerável e as consequências podem ser irreversíveis. Se você identifica que essa atualização ainda não aconteceu na sua empresa, comece agora mesmo! Neste artigo, você entendeu o sentido da mudança de mindset e como isso deve ser feito nas empresas.

Digitalizar é a palavra-chave da mudança de mindset. Entre em contato agora mesmo conosco e saiba como solucionar isso de forma inteligente!

ebook manual contratação eficiente