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Você sabe o que é business partner? O conceito gera muitas dúvidas entre os profissionais de Recursos Humanos. Quais suas atribuições? O quanto ele pode colaborar com a gerência administrativa da organização? Qual a remuneração?

Pensando nessa importante demanda e sabendo das qualidades desse tipo de profissional, preparamos um artigo rápido e objetivo apontando as principais características de um business partner e esclarecendo dúvidas sobre a atuação desse profissional. Acompanhe!

O que é business partner?

Em 1980, um professor chamado Dave Ulrich criou um termo específico para o profissional com a responsabilidade de integrar o setor de Recursos Humanos às operações da empresa. Foi então que o conceito de business partner ganhou força e se tornou a função de contato e ajuste das necessidades de cada gestor com a estrutura organizacional.

O perfil de um business partner, também chamado de parceiro de negócios, é de um profissional generalista com a responsabilidade de dominar diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, podemos considerá-lo uma pessoa com visão holística sobre as interações organizacionais.

Outro conceito que esclarece o surgimento do profissional é a evolução do setor de recursos humanos para uma gestão de pessoas. O business partner é um consultor interno nessa transição de modelo e busca uma forma mais dinâmica de trabalho reduzindo burocracias em pagamentos e contratações.

Qual a importância desse profissional?

Esse profissional tem a capacidade de unir o trabalho de RH ao setor de negócios envolvendo estratégias mais assertivas e melhorando as decisões empresariais. Ele também soluciona atuações isoladas pelos setores, integrando-os e desenvolvendo-os sobre os objetivos sistêmicos organizacionais.

Desde a aplicação desse tipo de profissional nas empresas o setor de RH evoluiu e cresceu estrategicamente, além de conquistar mais espaço em decisões e comunicação com a alta diretoria.

Outra importante vantagem se refere à atuação em treinamento de colaboradores direcionando melhor os cursos e auxiliando na formatação de planejamento de T&D corporativos. Essa adequação é otimizada especialmente em cursos de coaching, um desenvolvimento rápido e assertivo utilizado mundialmente.

média salarial é variável de acordo com o nível de responsabilidades e o acúmulo de funções dentro da organização. De acordo com uma pesquisa realizada pela VOCÊ RH-Deloitte em 2015, o consultor interno pode receber entre R$ 5.800,00 e R$ 13.600,00.

Quais as competências úteis para a organização?

Esses profissionais agregam competências generalistas e têm habilidades especiais em gestão de pessoas. Formados em Psicologia, Administração e outras áreas relacionadas são ideais para contratação.

Acompanhe agora os cinco principais desafios de um business partner, segundo Ulrich.

1. Realizar

O profissional deve ter forte capacidade de concreção de objetivos. Além do desenvolvimento, deve colocar metas em prática.

2. Gerar satisfação

Um business partner equilibra as interações comunicativas entre investidores, colaboradores e consumidores.

3. Planejar

Ele é o principal responsável pela elaboração de planejamentos integrados entre RH e planos empresariais.

4. Prever riscos

Esse analista alerta sobre riscos em projetos e possíveis impactos de ações estratégicas.

5. Capacitar

O business partner envolve a equipe na disseminação e aplicação de estratégias elaboradas para desenvolvimentos de projetos.

Vimos neste artigo o conceito de business partner, a importância desse tipo de profissional na empresa e as competências e habilidades aplicáveis que são úteis no contexto organizacional. Oferecemos um conteúdo rápido e objetivo no auxílio ao gestor em uma contratação desse tipo.

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