Escolha uma Página

As pessoas são o principal elemento de uma organização. Essa afirmação pode parecer clichê, mas é preciso reconhecê-la para compreender a importância de estar sempre investindo em seus colaboradores. Dentro dessa ideia surgiu o conceito de capital humano, tão utilizado ultimamente. É sobre isso que falaremos hoje!

Já faz tempo que as empresas perceberam o quanto o fator humano é relevante para seu sucesso. Ele se relaciona ao desempenho e às particularidades de cada negócio, sendo necessário se dedicar ao seu fortalecimento. As áreas de RH e de Gestão de Pessoas já se voltam para esse capital no seu dia a dia, mas ainda podem ocorrer dúvidas a seu respeito.

Continue a leitura para entender melhor o conceito de capital humano e conferir dicas sobre ele!

O que é capital humano e qual a sua importância?

A expressão “capital humano” se refere a um conjunto de atributos dos colaboradores, envolvendo habilidades, conhecimentos e informações. Isso é aplicado na realização das atividades de trabalho e, portanto, gera valor econômico para a empresa.

Esse capital vai intervir no dia a dia da organização e em seu desenvolvimento, sendo, por isso, tão importante. Val ressaltar que isso não tem a ver com o valor pessoal ou social de um indivíduo.

Quais fatores estão envolvidos no valor do capital humano na empresa?

O capital humano é composto por uma série de fatores, como as habilidades, a experiência, a formação, a criatividade e as características comportamentais. Eles vão variar e sua relevância depende da função e das atribuições, bem como do perfil do cargo e da empresa.

À medida que um funcionário trabalha para a companhia, ele já adquire capital para ela e para si mesmo, pois ganha conhecimentos e contato com a prática. Além disso, outros elementos, incluindo informações sobre produtos, também podem entrar nesse conjunto. Sendo tão variado, profissionais de todas as áreas, setores e níveis têm o seu capital humano.

Quais as melhores formas de aumentar o capital humano da empresa?

Para aumentar seu capital humano, a empresa precisa, obviamente, investir nas pessoas. Existem muitas maneiras de fazer isso, sendo fundamental considerar aspectos técnicos, profissionais e, claro, humanos.

As capacitações e treinamentos são recursos valiosos. É preciso ter atenção para investir naqueles que realmente valem a pena, sendo eficientes e contribuindo para suas equipes. Nesse sentido, acompanhar o ROI (Retorno sobre Investimento) é uma medida importante para manter o controle.

Investir na formação dos colaboradores é outro ponto a se atentar. Além disso, oferecer bons planos de carreira faz toda a diferença, lembrando que é necessário que eles sejam personalizados, concretos e eficientes.

Não menos importante, lembramos que investir na qualidade de vida sempre é essencial. Trabalhar com satisfação, motivação e bem-estar contribui diretamente para um desempenho e um crescimento melhor. Sendo assim, invista na saúde, em boas condições físicas e emocionais, em um bom ambiente de trabalho e no equilíbrio. Cuidado para não sobrecarregar seus colaboradores, pois isso gera prejuízos a eles e à organização.

A motivação e o sentimento de valorização não se restringem a retornos financeiros ou aos benefícios oferecidos, então não se esqueça de considerar esse “fator humano”. Nesse sentido, uma comunicação aberta e acolhedora dos gestores e da liderança também são fundamentais.

Quais as vantagens do capital humano para o negócio?

Os benefícios são bem variados. Em um primeiro momento, a aquisição de novos conhecimentos e o desenvolvimento de competências já constituem uma vantagem.

Além disso, quando se investe nos seus colaboradores de modo a valorizá-los, se ampliam o engajamento e a retenção de talentos. Os cuidados com o bem-estar, com o ambiente de trabalho e com as relações interpessoais ainda melhoram o clima organizacional e reforçam a imagem corporativa.

O capital humano pode ser considerado tanto nos seus processos internos quanto externos, levando-o em conta desde as seleções. Uma plataforma de recrutamento adequada — como o Recruta Simples — pode te ajudar a encontrar os profissionais adequados para as suas vagas!

O que achou dessas informações sobre o capital humano? Para saber mais, é só entrar em contato conosco!

ebook gratis - manual contratação eficiente