Escolha uma Página

Mentoring é um termo em ascensão, que vem sendo muito utilizado no meio empresarial. Sua prática é capaz de transformar o modo como as empresas preparam seus talentos para novos desafios. Por isso, essa solução atrai vários olhares por onde surge.

Se você não sabe sobre o que estamos falando, continue a leitura. No texto de hoje, você descobrirá o que é mentoring, quais são seus benefícios e por que você deve praticá-lo. Confira!

O que é mentoring?

Mentoring é um termo em inglês que significa mentoria. Trata-se de uma ferramenta utilizada para o desenvolvimento profissional. Por meio dela, as pessoas que estão começando suas carreiras ou assumindo um novo cargo são acompanhadas por outras mais experientes.

O responsável pela mentoria é um profissional com expertise de mercado. O mentor serve como um mestre para quem visa obter os mesmos resultados que ele durante sua trajetória. Apesar de ser muito útil também no âmbito pessoal, geralmente o mentoring tem ênfase nos aspectos profissionais do mentorado.

Normalmente, os projetos de mentoring são contratados e monitorados pelas empresas, especificamente pelo RH. Servem para acelerar o processo de adaptação e de preparação de profissionais que estão ingressando na empresa ou, como citado, que estão assumindo um cargo superior.

Em geral, esse é um recurso que apresenta resultados tão bons ou melhores que os treinamentos convencionais. Isso porque ele permite utilizar as forças internas, como talentos com anos de casa, para impulsionar os resultados de quem está apenas iniciando.

Quais os benefícios gerados pelo mentoring?

Confira alguns dos principais benefícios do mentoring a seguir.

como se vestir para entrevistas

Valorização dos funcionários

Com o mentoring, a empresa consegue estabelecer uma relação de valorização com os seus funcionários, promovendo o crescimento planejado da sua carreira, orientação, apoio e desenvolvimento.

Maior nível de satisfação

Com os demais benefícios alcançados, é inevitável que os colaboradores se sintam mais satisfeitos e motivados, tanto com o seu próprio desenvolvimento quanto com a percepção que passam a ter sobre a empresa.

Fortalecimento da cultura empresarial

O mentoring tem um papel bastante importante junto à cultura empresarial. Com ele, os mentores podem transmitir diversos conhecimentos e informações que, muitas vezes, vão além dos aspectos técnicos, como missão, visão e valores empresariais já internalizados, isso facilitará a transmissão para o mentorado.

Melhora nos relacionamentos

O respeito aos mais velhos e mais experientes, o fortalecimento da ética e dos valores e o desenvolvimento da comunicação assertiva são apenas alguns dos aspectos trabalhados pela mentoria que contribuem para a melhora nos relacionamentos interpessoais.

Aumento da produtividade

A agilidade que uma mentoria traz para o processo de adaptação de um profissional contribui significativamente para a redução de tempo necessário para corrigir falhas ou mesmo executar as atividades, impactando diretamente na produtividade.

Facilidade de adaptação

Com o mentoring, é provável que os profissionais aprendam rapidamente suas novas funções, adaptem-se ao seu novo ambiente de trabalho e interajam melhor com suas equipes.

​Por que investir nessa prática?

Essa é uma ferramenta que vem conquistando ótimos resultados e gerando muitos benefícios para as empresas. Por isso, considere levá-la para dentro do seu negócio! Além disso, o mentoring passa a fazer parte de um RH estratégico, pois é capaz de:

  • auxiliar na adaptação de novos colaboradores;
  • preparar novas lideranças e sucessões;
  • fortalecer e estimular uma cultura empresarial;
  • promover a retenção e a valorização de talentos;
  • desenvolver habilidades e competências profissionais;
  • estabelecer uma aprendizagem baseada na realidade da empresa;
  • construir um diferencial competitivo.

Portanto, mentoring é uma ferramenta utilizada para o desenvolvimento profissional, executada por quem tem expertise em alguma área, a fim de orientar uma pessoa que está começando. Entre os benefícios gerados pela prática estão a valorização dos funcionários, o fortalecimento da cultura empresarial e o aumento da produtividade.

Agora que você já sabe o que é mentoring, os benefícios que ele gera e os motivos pelos quais você deve investir nessa prática, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas novidades!

 

 

ebook manual contratação eficiente