Escolha uma Página

Profissionais cada vez mais interessados em estar capacitados para desempenhar suas funções com excelência, em busca dos melhores cargos e salários, refletiram em mudanças na forma com que as empresas selecionam seus candidatos. Nesse contexto, surgiu o recrutamento de resultado.

Enquanto o modelo tradicional se preocupa apenas em recrutar candidatos e escolher o mais adequado após algumas entrevistas, o novo padrão preocupa-se em atrair indivíduos que estão alinhados a cultura da empresa.

Para entender melhor sobre esse conceito, as principais diferenças e os benefícios, continue a leitura deste artigo!

O conceito de recrutamento de resultado

O recrutamento de resultado não se preocupa apenas em atrair talentos por meio do processo seletivo. Ele mensura os resultados da seletiva e sugere melhorias contínuas na rotina de seleção de novos funcionários de uma empresa. Assim, ao mesmo tempo em que encontra os melhores profissionais disponíveis no mercado, eleva o desempenho do RH.

Isso é possível graças à tecnologia e a automação das tarefas, que centraliza a comunicação com os candidatos e avalia os resultados obtidos por meio dessa contratação. Funciona assim:

  • primeiro, a organização faz um planejamento da quantidade de colaboradores que serão contratados, duração do processo e investimento necessário para a seletiva;
  • em seguida, define qual será a ferramenta tecnológica que vai auxiliar nesse processo, como as plataformas de recrutamento e seleção;
  • por fim, deve-se determinar também as métricas de avaliação do procedimento: quanto tempo a empresa levou para contratar? quanto custou a seleção? qual o índice de turnover das contratações recentes?

Baseado nos resultados acima, deve-se criar as estratégias de melhoria contínua analisando o que não saiu conforme o esperado e como pode ser melhorado.

As principais diferenças dos modelos tradicionais

Os modelos tradicionais preocupam-se em veicular o anúncio da vaga e contratar um profissional com as competências técnicas que mais se encaixem ao cargo oferecido.

O recrutamento de resultado vai além disso! Ele assume a influência digital do mundo moderno, utilizando instrumentos de inteligência artificial, não para contratar, mas para atrair talentos. Isto é, indivíduos com as características teóricas e comportamentais adequadas à função que será exercida, e também à empresa.

Paralelo a isso, a companhia investe em meios para tornar a marca o desejo dos profissionais — aquela que se transforma no objetivo de vida dos mais qualificados.

Os benefícios gerados

A atuação estratégica do RH, facilitada pela tecnologia e automatização dos processos, é muito vantajosa para as empresas. Para que você continue entendendo como o recrutamento de resultado interfere de maneira positiva nos resultados, conheça alguns benefícios, a seguir:

Agilidade no processo

Processos de recrutamento e seleção lentos pode fazer com que as empresas percam grandes talentos disponíveis no mercado. Os bons profissionais, que colecionam habilidades técnicas, comportamentais e experiência, são muito disputados.

Nesse sentido, a tecnologia pode ajudar promovendo agilidade nas contratações. Isso porque com as ferramentas certas é possível fazer uma triagem rápida de currículos e os primeiros testes seletivos acontecem virtualmente, eliminando quem não se enquadra ao perfil.

Acertos nas contratações

Quando os softwares de contratação e RH começam a ser utilizados, cria-se um histórico de perfis e banco de currículos, que permite um controle maior sobre a gestão de benefícios, fazendo com que a empresa descubra onde está falhando, e possa corrigir.

Também possibilita que indivíduos que moram em outras cidades e regiões se candidatem às vagas, aumentando a possibilidade de encontrar o profissional ideal.

Alcance de metas

A automatização do RH auxilia no alcance de metas, tanto as do departamento do RH como na produtividade. Quando as informações estão centralizadas em um sistema, os gestores podem se dedicar a atividades que aumentam a satisfação dos funcionários e o engajamento das equipes.

Os colaboradores devem ser vistos como um recurso para a empresa atingir os seus objetivos, e as práticas do recrutamento de resultado permitem que todas as esferas de uma organização sejam impactadas positivamente.

Achou o nosso artigo interessante? Então você vai gostar também de ler o post sobre como organizar um banco de currículos. Até lá!

ebook manual contratação eficiente