Escolha uma Página

Realizar entrevistas de emprego é uma das tarefas mais comuns na área de RH. Isso porque quase nunca é possível contratar alguém apenas pela análise do currículo. Dessa forma é sempre recomendado estruturar perguntas de entrevista para descobrir mais informações sobre o perfil do candidato.

Essas perguntas de entrevista podem ser feitas de muitas formas, mas as mais comuns são por telefone, presencial e por um formulário online.

Nesse artigo, vamos focar nas perguntas de entrevista que podem ser feitas por telefone e por um formulário online, mostrando as melhores perguntas para classificar ou eliminar candidatos de maneira rápida.

 

Como montar perguntas eliminatórias?

Esse tipo de pergunta de entrevista é muito importante para agilizar o processo de seleção, mas para monta-las você precisa saber muito bem os requisitos da vaga. Veja alguns exemplos comuns:

  • O candidato precisa ter inglês fluente
  • O candidato precisa morar próximo do local de trabalho
  • O candidato precisa estar cursando faculdade
  • O candidato precisa ser portador de deficiências físicas (PcD)

 

A ideia dessas perguntas é verificar se o candidato atende os requisitos básicos da vaga. Então, se o candidato der uma resposta negativa para alguma dessas perguntas, ele já poderia ser eliminado do processo, sem passar pelas perguntas classificatórias.

Perguntas eliminatórias são especialmente úteis para vagas com perfil mais operacional, que costumam receber muitos candidatos. Com elas, você só precisa avaliar os currículos que atendem a todos os requisitos básicos.

O mais comum e eficiente é fazer esses tipos de pergunta por um formulário online (primeiro lugar) ou por telefone (segundo lugar). Isso porque não vale a pena chamar candidatos sem as qualificações mínimas para entrevistas presenciais.

Alguns exemplos de perguntas para os cenários acima seriam:

  • Você fala inglês? Em qual nível você se encontra?
  • Onde você mora atualmente? Quanto tempo você demoraria para chegar até a empresa?
  • Você está cursando algum curso de graduação? Em qual ano e período você se encontra?
  • Você é portador de deficiências físicas?

 

No Recruta Simples, você pode criar perguntas de entrevista customizadas para cada uma de suas vagas. Para criar perguntas eliminatórias e filtrar candidatos automaticamente, você pode usar as Perguntas de Sim/Não.

Assim que você criar suas perguntas, todos os candidatos poderão respondê-las (te ajudando no processo de triagem de currículos):

perguntas de entrevista

Se você selecionar a opção de “Pergunta obrigatória”, os candidatos que responderem de forma negativa serão escondidos automaticamente.

perguntas de entrevista

A seguir, você verá que é possível combinar perguntas eliminatórias e classificatórias para montar uma entrevista mais completa.

 

Como montar perguntas classificatórias?

Esse tipo de pergunta de entrevista serve para investigar mais sobre o perfil do candidato e ser um critério de ordenação e desempate. Normalmente, você não vai eliminar um candidato baseado nas respostas dessas perguntas.

Veja alguns exemplos de perguntas classificatórias:

  • Onde você se vê em cinco anos?
  • Qual é a sua maior conquista?
  • Porque está interessado em trabalhar na nossa empresa?
  • Porque você deve ser contratado?

 

A ideia dessas perguntas é fazer o candidato se expressar e responder perguntas mais complexas de forma aberta. Por conta disso, se você usar formulários online, o ideal seria usar Perguntas de Texto Livre.

Ao contrário das perguntas eliminatórias, nas classificatórias você terá que analisar cada uma das respostas. Somente dessa forma você terá como definir se o candidato X deu uma resposta melhor do que o candidato Y.

Veja como criar perguntas de Texto Livre no Recruta Simples:

perguntas de entrevista

Novamente, você pode esconder automaticamente todos os candidatos que não responderem essa pergunta.

perguntas de entrevista

 

Concluindo…

Realizar entrevistas de emprego presenciais continua sendo uma tarefa muito importante na área de RH. Porém, com a ajuda da tecnologia e formulários online, bastante tempo pode ser economizado (tanto para o recrutador quanto para o candidato).

Com esses formulários online, você pode criar perguntas de entrevista eliminatórias e classificatórias e filtrar os melhores candidatos.

 

anuncie sua vaga no recruta simples